Um gênio para ser lembrado, aos 63 anos o ator Robin Williams deixa muitas saudades.

Robin Williams

Sem sombra de dúvida Robin Williams era e continuará sendo um dos maiores nomes da história do cinema mundial, eu mesmo sou suspeito para falar porque sou muito fã do trabalho dele. Nascido em Chicago o comediante e ator americano ficou conhecido por interpretar Mork o alienígena da série Mork & Mindye pelo seu trabalho em stand-up comedy.  Desde 1980 o ator vem emplacando grandes sucessos no cinema que o consagraram em grandes prêmios  como o Oscar de melhor ator coadjuvante, dois prêmios Emmy do Primetime, seis Globos de Ouro, dois prêmios Screen Actors Guild e cinco Grammys.

Apesar de ser comediante Robin era uma criança muito tímida e sua primeira imitação foi feito para sua mãe em que ele imitava a avó, na adolescência ele começou a perder a timidez ao se envolver com o departamento de dramaturgia de sua escola no ensino médio.

A sua carreira de stand-upfoi algo que ajudou muito em sua carreira artística em um todo, o stand-up rendeu-lhe três especiais para HBO, Off The Wall – 1978, An Evening with Robin Williams – 1982 e Robin Williams: Live at the Met – 1986tal ano em que apresentou a 58º edição do Oscar. Em 1991 Williams foi encorajado pela amiga e também comediante Whoopi Goldberg a participar da série Star Trak: The Next Generation, no episódio “A   Matter of Time” onde aceitou a participação mas por um conflito no seu calendário não pode participar e foi substituído por Matt Frewer.

Mas os talentos de Williams não se renderam apenas a televisão, a meu ver o melhor de sua carreira foram os seus grandes sucessos no cinema. Em 1987 ele teve um grande desempenho no filme “Good Morning, Vietnam (Bom Dia, Viatnã) onde interpretou Adrian Cronauer e foi indicado ao Oscar de melhor ator”.

Robin Williams também implacou outros grandes sucessos como “Popeye – 1980”, “Dead Poets Society (Sociedade dos Poetas Mortos) – 1989”, “The Fisher King (O Pescador de Ilusões) – 1991″, Aladdin (dublou o personagem Gênio na animação) – 1992”, “Mrs. Coubtfirev(Uma Babá Quase Perfeita) – 1993”, “Jumanji – 1995”, “Good Will Hunting (Gênio Indomável) – 1997”, “Flubber – 1997”, “Patch Adams – 1998”, “What Dreams May Come (Amor Além da Vida) – 1998” entre muitos outros ótimos filmes estrelados pelo ator.

Robin Williams 2

Com certeza o cinema mundial estará de luto pela perda insubstituível de Robin Williams, como fã com certeza terei saudades assim como outros, mas a minha opinião é que quando se tem uma grande perda como essa devemos sempre nos lembrar da pessoa pelas coisas boas que fez, pelo seu ótimo trabalho que nos fez rir e algumas vezes nos fez chorar, assim como os seus filmes tinham uma dose de comédia eles também tinham um pouco do phatos de Descartes. E o que se pode dizer agora é apenas: “Obrigado, por tudo!”.

COMPARTILHAR
Sou jornalista, fundador e editor da Matinê Cine&TV. Escrevo sobre cinema e séries desde 2014. No jornalismo tenho apreço pelo cultural e literário, além de estudar e trabalhar com podcasts. Além dos filmes e séries, também gosto de sociedade e direitos humanos.