Oscar

O fato de somente atores brancos estarem na lista de indicados ao Oscar 2016 levantou uma questão já discutida há bastante tempo pela academia: a participação das minorias em premiações. Em especial, (no caso das indicações desse ano) da ausência de negros na lista de indicados. Vários atores já se posicionaram a favor de um possível boicote à cerimônia do Oscar, como Will Smith (que não comparecerá a cerimônia) e Viola Davis. Ian McKellen entrou na discussão trazendo também a questão de que os gays seriam ignorados na premiação. O fato é que a diversidade é cada vez mais cobrada e com razão. Bons atores e atrizes é o que não falta em Hollywood, independente da raça, religião, orientação sexual, etc. É por isso que destacamos abaixo uma lista de 10 filmes com atores negros que já faturaram a estatueta do Oscar. Confere aí:

10 – Whoopi Goldberg em Ghost, do Outro Lado da Vida (1990)
Ghost - Do Outro Lado da Vida
Imagem: IMDB

O filme teve Patrick Swayze como ator principal, interpretando Sam WHITE. Trocadilhos a parte, a atuação incrível de Whoopi rendeu-lhe o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1991. A atriz, comediante, cantora e apresentadora americana conta com vários sucessos na sua carreira como o clássico A Cor Púrpura (1985), Uma história americana (1990) e Mudança de Hábito (1992).

Ghost, é um romance que conta a história de Sam e Molly. Sam morre prematuramente e seu espírito retorna para ajudar sua amada que corre perigo de vida. Pra isso, ele conta com a ajuda de Oda Mae Brown, uma médium trambiqueira, que é a única  capaz de ouvir Sam. Sério, a cena dela cantando a música do elefante é inesquecível! Esse é um filme bem sessão da tarde, mas uma delícia de se ver e rever. Nostalgia pura!

9 – Halle Berry em A Última Ceia (2001)
A Última Ceia
Imagem: IMDB

As pessoas tendem a se lembrar de Halle Berry pela sua personagem em A Mulher Gato, que rendeu o Framboesa de Ouro em 2005, mas a atriz foi bastante premiada pela sua atuação no drama A Última Ceia de 2001.

O drama mostra Leticia (Halle Barry) e Hank (Billy Bob Thornton).  O marido de Letícia é morto na cadeira elétrica da penitenciaria onde Hank trabalha. Depois de grandes tragédias nas vidas dos dois, seus destinos acabam se cruzando e aí nasce um romance. O titulo se refere a última noite de um detento antes de ser executado, a história se passa no sul dos Estados Unidos e o racismo tem um papel de destaque no filme.

8 – Denzel Washington em O Protetor (2014)
O Protetor
Imagem: IMDB

Denzel é dono de dois Oscar, um de melhor ator pelo filme Dia de Treinamento e o outro de melhor ator coadjuvante por Glory. É sempre bom ver o ator nas telonas. O filme dele que nos referimos na lista é O Protetor.

Robert (Denzel Washintong) é um homem misterioso e perfeccionista que gosta de usar suas “habilidades” para ajudas às pessoas que gosta, desde a caixa da loja onde ele trabalha, até uma prostituta que frequenta o mesmo restaurante que ele. Quando essa prostituta começa a sofrer nas mãos de uma gangue russa ele declara uma verdadeira guerra contra a máfia. O filme segue bem o estilo de ação e tem muitos estereótipos, mas para quem gosta desse gênero é uma ótima pedida.

7 – Forest Whitaker em O Último Rei da Escócia (2006)
O Último Rei da Escócia
Imagem: IMDB

Forest Whitaker está brilhante nesse papel, e por isso ganhou o Oscar de Melhor Ator em 2007. O Último Rei da Escócia foi seu filme de maior destaque, fazendo-o ganhar o maior número de premiações na carreira (Oscar, Globo de Ouro, Screen Actors Guild e BAFTA).

Este é um drama muito consistente sobre o período em que Uganda esteve sob o governo do ditador Idi Amin.  O Dr. Nicolas Garrigan (James McAvoy), é um jovem médico bem de vida que parte para Uganda em busca de aventura, e também para ajudar a quem precisa de cuidados médicos. Logo ele ganha a simpatia de Amin. que o convida a ser seu médico pessoal. Estando tão próximo do ditador, Nicolas descobre que as coisas não são tão boas como aparentam ser. O filme é baseado no livro de Giles Foden, porém a história contada através do olhar do médico pessoal de Amin, é fictícia.

6 – Jamie Foxx em Django Livre (2012)
Django Livre
Imagem: IMDB

Jamie Foxx é um daqueles artistas completos que te fazem ir ao cinema tranquilo. Já ganhou um Oscar como Ray Charles, no musical Ray. É ator, roteirista, comediante, produtor e músico. O tipo de ator que se veste do personagem literalmente, cada papel tem a sua singularidade. O filme escolhido para integrar a lista é Django Livre. O longa repleto de boas atuações é mais um clássico de Tarantino. As atuações, fotografia e  trilha sonora são incríveis!

Django é um escravo libertado que se une a um caçador de recompensas alemão chamado Dr. Schultz (Christoph Waltz) em busca dos criminosos mais perigosos dos Estados Unidos. Os dois embarcam em uma perigosa aventura para libertar a esposa de Django, Broomhilda das mãos do fazendeiro Calvin Candie (Leonardo DiCaprio).

5 – Octavia Spencer em Histórias Cruzadas (2011)
Histórias Cruzadas
Imagem: IMDB

Octavia Spencer fez vários trabalhos para a televisão, mas foi fazendo o emocionante Histórias Cruzadas que ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Seu papel de Minny Jackson foi emocionante e ao mesmo tempo engraçado, com certeza marcou a carreira da atriz. Particularmente, acho que essa premiação e várias outras que ela ganhou pelo mesmo papel deveriam ser divididas com Viola Davis, que fez o papel da também empregada Aibileen Clark, que estava sensacional!

O filme se passa na década de 1960, na cidade de Jackson, Mississippi. Eugenia Phelan (Emma Stone) é uma moça branca que sonhava em ser uma grande jornalista e escrever coisas importantes em que ela acredite. Observando a história das empregadas domésticas negras, que cuidam das casas da elite branca criando os filhos dos patrões até que eles cresçam e se tornem seus novos chefes, Eugenia resolve contar ao mundo a história pelo ângulo dessas mulheres guerreiras. Um lindo filme!

4 – Lupita Nyong’o em 12 Anos de Escravidão (2013)
12 Anos de Escravidão
Imagem: IMDB

Lupita Nyong’o também faturou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante com 12 Anos de Escravidão. Mas, fala sério! Mereceu cada centímetro da estatueta. Lupita nasceu no México, mas viveu boa parte da sua vida no Quênia. Iniciou sua carreira trabalhando na equipe de produção de vários filmes, estrelou alguns, voltou para o Quênia onde ficou um tempo na TV e em seguida voltou aos EUA para investir na sua carreira em território americano.

12 Anos de Escravidão é estrelado por Chiwetel Ejiofor e tem um enredo denso e sofrido. Tudo começa quando Solomon Northup é sequestrado e levado para o sul onde é vendido como escravo a um fazendeiro, Sr. Ford, porém seu real sofrimento se inicia quando ele muda de dono e passa a servir a Edwin Epps. É nas mãos de Epps que conhecemos a jovem Patsy interpretada brilhantemente por Lupita Nyong’o que emociona em cada cena.

3 – Barkhad Abdi em Capitão Philips (2013)
Capitão Philips
Imagem: IMDB

O que falar desse ator, que logo em seu primeiro filme mostrou para o que veio? Barkhad foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante com louvor! Sua atuação como um sequestrador somaliano foi uma das melhores desse excelente filme estrelado por Tom Hanks.

Um filme tenso sobre o sequestro de um cargueiro americano. Oito somalianos tomam um navio e pedem todo o dinheiro a bordo, em seguida levam seu capitão como refém iniciando uma grande negociação para a libertação de Richard Philips.

2 – Cuba Gooding Jr. em Selma (2014)
Selma: Uma Luta pela Igualdade
Imagem: IMDB

Cuba Gooding Jr. tem uma extensa lista de filmes em seu currículo, mas seu prêmio da academia veio pela atuação em Jerry Maguire como melhor ator coadjuvante. Para integrar essa lista, escolhemos o filme Selma. Apesar de Cuba não ter tido uma atuação muito expressiva, é um filme incrível que conta um pouco da luta de Martin Luther King Jr. pela igualdade racial nos Estados Unidos.

O longa trás um elenco incrível e emociona de verdade! Selma é uma cidade no interior do Alabama e ponto inicial para uma série de passeatas rumo a Montgomerry em busca de direitos eleitorais iguais entre negros e brancos. Um filme extremamente forte e impactante, que te deixa sentado na cadeira até subirem as últimas letrinhas dos créditos.

1 – Morgan Freeman em Menina de Ouro (2004)
Menina de Ouro
Imagem: IMDB

Um dos melhores atores da atualidade, Morgan Freeman, não poderia deixar de marcar presença nessa lista. O premiado ator é um dos mais respeitados de Hollywood, com vários prêmios em seu currículo. Dentre eles, um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Menina de Ouro.

Nesta produção, Morgan é Scrap o único amigo do treinador de boxe Frankie Dunn (Clint Eastwood). Frankie se recusa a treinar Maggie Fitzgerald (Hillary Swank) uma determinada boxeadora que insiste em ter uma carreira brilhante nos ringues. Maggie, com o apoio de Scrap continua treinando no ginásio de Frankie até ele aceitar treina-la. Uma historia emocionante de amizade e superação.

Menção Honrosa –  Morgan Freeman em Invictus (2009)

Invictus
Imagem: IMDB

Outro excelente filme desse grande ator é Invictus. Um longa carismático sobre Mandela sendo presidente da África do Sul e tentando unir brancos e negros através de uma paixão nacional, o rugby. A atuação de Freeman é emocionante, e sua parceria é fundamental com Matt Damon que interpreta François Pienaar, capitão do time de rugby da África do Sul.

Um filme lindo e emocionante! Vale super a pena!