Os filmes das categorias principais normalmente ganham mais atenção das salas de cinemas nacionais e depois de uma noite inesquecível como a do último domingo (Leo ganhou!!!) provavelmente o número de pessoas a assistir os filmes premiados vai aumentar. Mas existem outros filmes indicados que merecem a sua atenção e mesmo que ele não vá para as salas de cinema da sua cidade, procure um modo de assisti-lo, pois vale super a pena!!

Vamos a lista!

9 – Filho de Saul – Drama Estrangeiro (Hungria)
Imagem: Imdb
Imagem: Imdb

O drama húngaro vencedor na categoria de Melhor Filme Estrangeiro conta a história de Saul, um judeu obrigado a trabalhar para os nazistas em troca de uma sobrevida. Saul faz a “limpeza” das câmeras de gás e direciona também para lá os judeus recém chegados ao campo de concentração. Um dia, o protagonista encontra um menino que milagrosamente sobrevive a tortura e vê nele um filho, porém percebendo a sobrevivência do menino, os alemães o matam com um tiro. É aí que começa o arco dramático da história com Saul roubando o corpo da criança no intuito de dar a ele um enterro digno. O filme também foi premiado em Cannes e  no Globo de Ouro.

8 – O Abraço da Serpente – Drama
Imagem: Imdb
Imagem: Imdb

Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o filme em preto e branco conta a história de Théo um explorador europeu que percorre o Rio Amazonas com a ajuda do xamã Karamakate em busca da cura para sua enfermidade. Quarenta anos depois, outro explorador também pede a ajuda de Karamakate. O filme é uma viagem antropológica às comunidades da Amazônia brasileira e do norte da América do Sul. Encanta com as suas imagens e conta um pouco da historia indígena nos campos da aculturação, catequização, botânica, biologia e ainda diversas situações que tocam o telespectador de várias maneiras.

7 – Amy – Documentário
Imagem: Imdb
Imagem: Imdb

O documentário sobre Amy Winehouse foi duramente criticado pela família da cantora. Isso por que a maioria das pessoas ligadas a ela são descritas como ausentes e oportunistas. O marido, Blake, por sua vez, é descrito como o responsável pelo início do fim da vida de Amy ao apresentar-lhe aos vícios da heroína, crack e ao sonho romântico de viver intensamente e morrer cedo. Dirigido por Asif Kapadia, que disse ter como objetivo mostrar ao mundo a verdadeira Amy, engraçada, sensível e inteligente, o documentário ganhou na noite do dia 28/02, o Oscar de Melhor Documentário.

6 – What’s happened, Miss Simone? – Documentário
Imagem: Imdb
Imagem: Imdb

Ainda sobre a vida de uma grande cantora, outro documentário que esteve concorrendo na noite do domingo (28) foi What’s happened, Miss Simone?. A excelente produção da Netflix foi dirigida por Liz Garbus e trouxe imagens raras, gravações inéditas, diários e cartas da cantora, pianista e ativista. O roteiro por vezes chocante e brutal segue o ritmo das impressões deixadas por Nina. Seu ativismo politico, a vida doméstica, sua relação com a música e os grandes palcos.

5 – The Look of Silence – Documentário
Imagem: Imdb
Imagem: Imdb

O documentário dinamarquês dirigido por Joshua Oppenheimer entrevista várias pessoas envolvidas no Massacre da Indonésia de 1965-66. Este foi um golpe de estado mal sucedido que consistiu em um expurgo comunista. As estimativas de morte chegam a 500 mil pessoas. O diretor aborda principalmente a convivência impune de quem agrediu e de quem foi agredido, pessoas que convivem como se nada tivesse acontecido.

4 – Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom  – Documentário
Imagem: Imdb
Imagem: Imdb

Mais uma produção da Netflix que não decepciona. O documentário trata da Revolução Ucraniana iniciada em 2013 por manifestações promovidas por jovens inicialmente como ações pacificas. Winter on Fire recebeu algumas críticas por mostrar apenas um lado da história, mas vale a pena assistir, pesquisar outras informações e tirar suas próprias conclusões sobre o movimento.

3 – The Hunting Ground – Documentário
Imagem: Imdb
Imagem: Imdb

Esse documentário teve sua musica “Til happens to you” indicada como Melhor Canção Original, interpretada por Lady Gaga.  A produção choca e emociona contando casos de estupro nos campus de famosas escolas americanas e como esses casos de violência são tratados por essas instituições de ensino. O governo americano já declarou ser esse é um assunto prioritário exigindo uma investigação profunda dos envolvidos. Na noite do Oscar, Lady Gaga mais uma vez emocionou interpretando a musica que, apesar de favorita, infelizmente perdeu para a canção de 007 interpretada por Sam Smith.

2 – Anomalisa – Animação
Imagem: Imdb
Imagem: Imdb

Depois de um hiatus criativo de 7 anos, Charlie Kaufman reapareceu em um novo  e ousado projeto, fazer uma animação dissociada dos estúdios de Hollywood. Foi com o apoio dos fãs e através de um financiamento coletivo que ele tirou a ideia do papel. O roteiro conta a história de Michael Stone que viaja a Cincinnati para dar uma palestra e lá acaba se apaixonando por Lisa, a mulher que seria capaz de devolver a paixão a sua vida. A produção foi feita em stop motion com uma perfeição de moldes incrível, tanto dos personagens como do cenário, as roupas, efeitos. Tudo muito bem feito.

1 – O menino e o mundo – Animação
Imagem: Imdb
Imagem: Imdb

Não é só por que é a representação brasileira no Oscar, mas essa animação vale super a pena assistir. Enquanto os filmes de animação buscam uma semelhança com o mundo realista, O Menino e o Mundo vai no caminho contrário e traz personagens com traços similares aos de desenho feito em papel. A história é sobre problemas contemporâneos e é contada com muita sensibilidade e eficiência.