A Marvel liberou o segundo trailer de Guerra Civil e nele vimos muito mais do que novo Homem-Aranha!

Guerra Civil

Há poucas horas a Marvel divulgou o segundo trailer de Capitão América 3: Guerra Civil fazendo os fãs enlouquecerem na internet. Com novas imagens da luta entre o Time Capitão América e o Time Homem de Ferro, pudemos conferir cenas inéditas que não vimos no trailer anterior.

Com novas amostras do Pantera Negra, Homem-Formiga, Viúva Negra, Gavião Arqueiro e a tão aguardada participação do Homem-Aranha, o trailer apresentou um clima muito mais tenso que o anterior. A atmosfera característica dos longas do Capitão América com um tom sombrio, sem excessos de alívios cômicos e sempre com a pegada política e de espionagem estão presentes no novo trailer. Mas para quem esperava conhecer um pouco mais sobre o Pantera Negra e Wakanda, pode tirar o cavalinho da chuva porque segundo o próprio ator Chadwick Boseman, em entrevista, conheceremos o herói africano de uma maneira geral, sem muitos detalhes. Mas vamos a nossa análise:

Bucky no Ártico, a missão de Steve Rogers?

Frame 01Já no início do vídeo temos imagens em um lugar misterioso, uma prisão ou um laboratório. Tudo indica que podem ser ambos, mas o principal é que esse é o local onde provavelmente irão prender o Bucky e onde Steve irá salvar o amigo, não quer dizer que isso seja o início do filme, com certeza não vai ser porque o cenário é muito parecido com um frame que veremos logo a frente onde uma luta mano a mano entre Capitão América e Homem de Ferro acontecerá. Como essa pode ser a “missão” de Steve Rogers – salvar o melhor amigo – essa também pode ser a gota d’água para tentarem fazer o tratado de Sokóvia. É nesse frame inicial que em uma narração em off ouvimos Steve falar:  “Nosso trabalho é salvar o máximo de pessoas que pudermos. As vezes isso não significa todo mundo.” diz ele. A frase pode significar duas coisas: primeiro, apenas um off de efeito para o trailer; segundo, uma de suas falas em uma conversa com Tony Stark no momento em que o Capitão tenta salvar Bucky, e Tony chega para convence-lo a não fazer isso – ou até mesmo durante a reunião dele com Ross posteriormente. A partir disso que as coisas começam a esquentar entre os dois e a questão de quem “era” amigo de quem entra em jogo.

A proposta do Tratado de Sokóvia…

Frame 02

Com flashbacks de Nova Iork (Os Vingadores), Triskelion (Capitão América 2: O Soldado Invernal) e Sokóvia (Os Vingadores: Era de Ultron) Steve e seus parceiros, provavelmente a nova formação dos Vingadores, não aguentam ver a verdade mostrada por Thaddeus Ross, que usa a seguinte frase: “Capitão, as pessoas estão com medo.“, o que é extremamente normal. Mesmo que o mundo possa contar sempre com os heróis para salva-los dos vilões, as pessoas continuam com medo porque para serem salvas muitos acabam morrendo e cidades são destruídas. Por isso o governo propõe o Tratado de Sokóvia, que lhes dá autonomia de controlar os super-heróis. Fato que Steve Rogers é contra, pois o Capitão defende  liberdade dos heróis.

O ataque a sede da ONU…

Frame 03

Ao que tudo indica, Bucky vai estar fazendo algumas missões por conta própria, tentando buscar pistas da Hydra. Por conta disso ele pode acabar sendo o responsável pelo ataque a convenção da ONU, na sede de Wakanda, onde T’Challa (Pantera Negra) vai estar. Esse acontecimento pode ser mais um motivador para os tratados de Sokóvia, e com isso Tony Stark vai aceitar a missão do governo, já que ele precisa buscar redenção depois do que fez em Era de Ultron. Aceitando a missão, Stark acaba sugerindo que os Vingadores sejam controlados, para que assim as tragédias e destruições possam ser diminuídas. Mas no meio disso ainda temos o Pantera Negra. O que fará com que T’Challa se junte ao Time do Homem de Ferro? Será que ele perdeu alguém na explosão, ou é simplesmente pelo ataque terrorista ter acontecido em Wakanda? Esse frame mostra uma parte do filme que será crucial para a eclosão interna dos heróis e posteriormente causará a divisão de opiniões, apresentando os dois lados da moeda de Guerra Civil.

Projeto 42, a prisão para heróis e vilões…

Frame 04

Nessa cena podemos ver uma adaptação do Projeto 42, ou para alguns o Projeto P.E.G.A.S.U.S., onde heróis e vilões são presos por não respeitarem as novas leis dos super-heróis. O lugar também funciona como um centro de pesquisa avançada. A versão original do Projeto 42, na verdade, é localiza na Zona Negativa, mas aparentemente a Marvel optou por escondê-la no meio do oceano, já que os direitos de uso pertencem ao Quarteto Fantástico (pela última tentativa do filme do Quarteto é um completo desperdício). Além disso a Zona Negativa só pode ser acessada através de portais, um deles se localiza em Nova Iork, mas para terem isso acontecer em Guerra Civil não bastaria ter os direitos do local. Seria necessário a participação de outras peças importantes como Thor e talvez poderiam envolver o Hulkling, o que seria impossível já que o Planeta Hulk ainda não foi inserido no Universo Marvel. E os Krees ainda não tiveram a chance de criar o híbrido de Hulk e de Kree-Skrull.

Pantera Negra perseguindo Bucky…

Frame 05

Há pouco tempo a L.A. Times divulgou a descrição dessa cena que vimos no trailer: “Uma cena de perseguição entre uma motocicleta e um Audi preto. A perseguição envolve o Capitão América (Chris Evans), Pantera Negra (Chadwick Boseman), Bucky Barnes (Sebastian Stan) e Falcão (Anthony Mackie). Eles estão perseguido uns aos outros através de um túnel, que acaba sendo envolvido nas explosões geradas pelo conflito.”. Depois de saírem do túnel o seguinte acontece: “Levante-se agora,” diz o Máquina de Combate com raiva do Capitão. “Parabéns, Cap, você é um criminoso”. Em seguida, o Pantera Negra intervém, mostrando suas garras de metal e arrancando sua máscara para revelar sua verdadeira identidade”. Essa cena de perseguição é bem emblemática no trailer pela ferocidade em que o Pantera Negra persegue o Bucky, tal atitude pode confirmar que ele realmente é o culpado pelo atentado a ONU em Wakanda. A cena supõe que muito da história já tenha sido desenvolvida porque o Capitão já é considerado um fugitivo.

Barão Zemo não apareceu, mas sabemos que esteve presente…

Frame 06Ainda não sabemos qual será, exatamente, o papel do Barão Zemo (Daniel Brühl) em Guerra Civil, e se ele será procurado por Tony Stark, como nos quadrinhos. Uma hipótese é que ele possa estar controlando o Soldado Invernal, o que poderia justificar as atitudes de Bucky ao ato terrorista na ONU e a tentativa de matar Tony Stark. Esse segundo só não aconteceu por causa do relógio tecnológico que Stark estava usando no momento. Além do Barão Zemo outro personagem apareceu, Ossos Cruzados, que será interpretado por Frank Grillo. O vilão deu as cara rapidamente logo depois dessa cena. Quando homens de preto armados estão envolta de um caminhão, onde dentro há um outro homem de preto (que com certeza deve ser o Ossos Cruzados)e depois dando um belo soco no Capitão, mas não sei dizer qual a intenção dele no filme e em que contexto ele irá aparecer.

Máquina de Combate abatido e sobre quem Stark estava falando?

Fram 06

O jogo de imagens do trailer é ótimo, tanto que faz com que nós tenhamos a impressão de que o Soldado Invernal é  alguém horrível  e acaba atirando no Máquina de Combate. Só que convenhamos, na situação que vimos no trailer a arma que o Bucky estava segurando não tinha poder de fogo suficiente para fazer tal estrago, o ambiente em que ele estava era diferente e a arma mirava em linha reta. Outro detalhe é que ele foi acertado quando o aeroporto já estava no plano de fundo da cena, podendo ser antes do combate entre os dois times ou no decorrer da luta. O engraçado é que o que acertou o Rhodes foi parecido com um tipo de laser, que poderia muito bem ser um disparo errado do Homem de Ferro no próprio amigo, justificando o sangue nos olhos de Tony Stark no final da cena. Antes disso temos mais uma fala em off de Stark: “Estava enganado sobre você. O mundo estava enganado sobre você.“. Para quem será que ele falou isso, Capitão América? Soldado Invernal?… Na HQ de Guerra Civil temos que lembrar que por causa de um plano mal feito entre Tony Stark e Reed Richards, Golias morre e talvez essa cena seja uma adaptação disso, mas acredito que sem a morte.

A relação entre a Feiticeira Escarlate e o Visão…

Frame 8 A relação desse dois é bem forte nos quadrinhos, além de terem um envolvimento romântico, os poderes de Wanda foram originados a partir a mesma gema que criou o Visão. Segundo uma entrevista de um dos roteiristas do filme que falou sobre o Visão: “Seu arco é basicamente sobre ele descobrindo suas limitações”. Será isso uma pista do que irá acontecer entre os dois em Guerra Civil? Na imagem que ilustra esse parágrafo vemos que a Feiticeira ataca o Visão, mas será que ela está revidando um ataque que ele deu em outro personagem? Porque podemos perceber que alguém está desmaiado(a) aos pés de Wanda, mas quem será? Pode ser o Gavião Arqueiro… Ou não.

Homem-Aranha, a grande surpresa do trailer…

Frame 09Nos últimos segundos os fãs foram a loucura com a aparição do novo Homem-Aranha, para fechar com chave de ouro esse trailer fantástico. Com um novo uniforme, que faz referência aos clássicos do herói, o Spider aparece no seu segundo momento do filme. Presumisse que essa cena seja a metade ou alguns minutos depois da metade do filme, já que o herói irá aparecer apenas do meio para fim de Guerra Civil. Com certeza esse novo traje foi projetado por Tony Stark, por dois motivos principais, que são: os olhos, que tem uma certa tecnologia, assim como foi feito com Deadpool, dando movimento ao olhar para ter uma expressão ilustrativa no rosto. O Homem-Aranha de Tom Holland também vem com uma cinta com cápsulas de teia, mais um sinal de que Stark projetou o uniforme novo do Aranha.

Citei apenas as principais cenas do trailer e que devem ter um destaque grande durante o desenvolvimento dos arcos de Capitão América 3: Guerra Civil. Além disso podemos fazer uma espécie de menção honrosa para o frame do Gavião Arqueiro atirando a flecha que se dividiu em várias partes, sendo que uma delas carregava o Homem-Formiga minimizado. Agora imaginem ele entrando na armadura do Homem de Ferro… Que belo estrago ele poderia fazer, não acham? Mas enfim, a Marvel lançou um trailer fantástico sobre Guerra Civil, mas ainda não entregou tudo que veremos no filme.

Capitão América 3: Guerra Civil estreia dia 28 de abril. E o trailer você pode ver de novo logo abaixo.