Não é novidade para ninguém que Jon Snow morreu, mais morto do que ele é impossível. Deixando a afirmação de lado, resolvi fazer essa matéria para responder a verdadeira pergunta que não vi ninguém fazer: Jon Snow vai continuar morto? Ou não?

[ALERTA DE SPOILER]

A matéria a seguir pode conter possíveis spoilers da temporada, então se você quer ler o texto será por sua conta e risco. Mas sinta-se a vontade para ler e discutir as suas teorias com a gente!

Com ajuda do meu amigo, Tassio Luan, mestre em assuntos que envolvem Westeros e as Cidades Livres, reunimos as principais informações sobre o assunto (a morte de Jon Snnow) para enfim acalmar os fãs que se desesperaram com a morte de um dos personagens mais queridos de GoT.  Sempre existiram muitas teorias em cima do personagem, sobre ele ser o famoso Azor Ahai e de quem seriam os verdadeiros pais dele. Não vamos falar exclusivamente desses asuntos, mas posso garantir que tudo conspira para o seu retorno. Mas como? É isso que irei explicar.

Já vimos uma pessoa voltar a vida na terceira temporada, tal fato faz com que as chances Jon Snow retornar sejam ainda maiores, mas onde está a ligação entre os dois fatos? Isso nos mandaria de volta a Thoros de Myr, que teve sua aparição na terceira temporada, mostrando o poder da ressurreição. É ele o responsável por passar esse mesmo segredo para Melisandre. Então o fato de termos a sacerdotisa vermelha com esse “poder” já pode significar que ela tentará trazer Jon de volta a vida. Porém, pode parecer um pouco aleatório, mas caso isso realmente aconteça Melisandre só pode ter um único motivo para fazer o ato: com Stanis morto, Jon Snow seria seu próximo candidato a ser o verdadeiro Azor Ahai. Não sei dizer o que pode levar ela a ter esse pensamento, mas posso garantir que provavelmente ela não chegou a esse “veredito” sozinha. Digo por que há rumores (confirmados) de que uma nova sacerdotisa possa aparecer, fora que a volta de Thoros de Myr já está confirmada para a temporada e o personagem de Ian McShane também será importante, assim como Thoros.

O título do primeiro episódio é “The Red Woman” (A Mulher Vermelha), muito insinuante para tudo isso que acabei de falar. Pode estar apontando diretamente para Melisandre ou insinuando a chegada da nova sacerdotisa, mas aposto na primeira opção. O motivo para a minha aposta é porque o papel dela pode ser curto, mas muito importante, já que para trazer Jon Snow de volta deve ser preciso pagar com uma outra vida, e se tiver que ser a dela? É uma grande aposta.

Outro fato que pode confirmar tudo isso são as atitudes de Sir Davos, que nos trailers teve destaques ótimos, principalmente protegendo o corpo de Jon dos seus antigos irmãos da Patrulha da Noite. Você já se perguntou quais os motivos que levaram Davos a fazer isso? Será que é só porque ele tinha apreço por Jon, ou porque ele quer dar um enterro digno ao bastardo? Pode ser, mas também podemos pensar que ele tenha recebido algum recado de Melisandre, onde deixaram para ele a tarefa de defender o futuro salvador de Westeros. É uma hipótese muito grande, talvez não seja bem isso, mas não podemos descartar nenhuma opção.

Um detalhe muito importante no meio disso é que o sacerdote que será vivido por Ian McShane terá um grade papel ao trazer de volta um personagem importante para a história, mas infelizmente o escolhido dele não srá Jon. Em entrevista a uma rádio britânica Ian foi questionado se quem ele traria de volta seria Sandor Clegane ou Jon Snow, e aos risos o ator admitiu que seria a primeira opção. O principal fator que faz com que tudo seja levado a volta de Jon Snow é o clímax da temporada, o famoso nono episódio. Ao que tudo indica teremos a maior batalha que a série já já fez, sendo apelidada como a Batalha dos Bastardos, ou apelidada de Jon x Ramsay, como o enredo do nono episódio. Com a tentativa de os Starks dominarem novamente o norte, destruindo assim o rápido controle dos Bolton.

Mesmo assim a grande questão de que Snow seja realmente o herói guerreiro que salvará Westeros ainda não pode ser respondida com exatidão. Aparentemente a ressurreição de Jon é um último esforço dos sacerdotes vermelhos na procura por Azor Ahai, que será a peça chave na luta contra os Caminhantes Brancos.

Game of Thrones - Jon

Resumindo, por Melisandre acreditar que Jon seja realmente o tal herói, a sacerdotisa deve tentar trazer ele de volta dos mortos. Ao tentar fazer isso, a sacerdotisa pode ter que pagar com sua própria vida, tendo que precisar de outro sacerdote/sacerdotisa para terminar o “ritual”, a partir disso Jon estaria de volta, livre dos direitos da Patrulha e reuniria os exércitos do norte para uma batalha contra os Boltons, bastardo contra bastardo. E como plano de fundo a possível chegada dos Caminhantes Brancos a Muralha e a tentativa de invasão do reino.

Tudo isso é uma grande teoria, pode estar correta, pode estar errada, ou pode estar certa e errada ao mesmo tempo. Fato é que no próximo domingo teremos a estreia mundial da 6ª temporada de Game of Thrones, com sinal aberto da HBO nas principais operadoras de TV a Cabo do Brasil.

E você, concorda com a matéria? Acha que pode ser diferente? Deixe sua opinião ou teoria nos comentários.

OBS: Existem muitas teorias sobre quem será realmente o personagem de Ian McShane na sexta temporada, já que sua participação será em um único episódio. A questão é que citamos ele na matéria, apenas para encaixar seu possível plot na história e completar a teoria, mas talvez, ou provavelmente, essa não seja a função dele na temporada.

COMPARTILHAR
Sou jornalista, fundador e editor da Matinê Cine&TV. Escrevo sobre cinema e séries desde 2014. No jornalismo tenho apreço pelo cultural e literário, além de estudar e trabalhar com podcasts. Além dos filmes e séries, também gosto de sociedade e direitos humanos.