Imagem: Outlander Livros e Série Brasil
Imagem: Outlander Livros e Série Brasil
Imagem: Outlander Livros e Série Brasil

Eu mantive minha palavra. Coloco sua vingança a seus pés.”

Outlander está só a dois episódios do fim da temporada e a Batalha de Culloden está próxima com toda a  sua destruição, e neste episódio pudemos rever alguns personagens conhecidos e também fechar algumas pontas soltas.

O Príncipe Charles está com forças militares a cinco dias de Londres e ele deseja marchar e tomar a cidade. Jamie concorda com Charles por acreditar que assim possa evitar a Batalha de Cullonden, mas os seus conselheiros são contra esse avanço, acreditam que não tenham o número suficiente de homens para tomar Londres e acreditam que o melhor seja retornar a Escócia. Eles não gostam da influência que Jamie exerce sobre Príncipe Charles e decidem acabar com essa influência. Mais tarde descobrimos que o influenciável Príncipe é convencido a enviar Jamie, Claire, Dougal e seus homens para Inverness.

À noite, enquanto Claire está dormindo e acredito que após uma noite de amorzinho, Jamie a observa e fala ou faz uma oração para ela em gaélico, “Deus, proteja minha amada, minha pomba branca. E os filhos que um dia ela irá gerar. Protege-a da violência e do mal, neste lugar e em todos os outros lugares, nesta noite e em todas.” Claire acorda e pergunta o que ele está fazendo, Jamie diz que só queria vê-la dormindo em paz um pouco. Ela pergunta o que ele estava falando e ele diz que aproveita para dizer coisas que soariam como tolas quando ela estivesse acordada, mas quando ela dorme essas coisas tolas tornam-se verdades e são entendidas pelos sonhos. É uma cena linda e romântica, nitidamente Jamie já percebeu que perdeu a sua batalha, que a guerra vai acontecer, que os escoceses serão derrotados e o futuro que Claire previu acontecerá. Jamie está triste e se preparando, mesmo que inconscientemente, para deixar Claire partir. Uma cena romântica, mas muito triste também.

Quando eles estão retornando a Inverness são atacados por uma tropa do exército inglês, acontece um tiroteio com Rupert sendo atingido, coitado do Rupert que no episódio passado teve a barriga cortada por uma baioneta e agora levou um tiro no olho. Eles fogem, são perseguidos por soldados ingleses e acabam se escondendo em uma igreja. A cena de perseguição foi muito bem feita e cheia de ação.

Claire trata do ferimento de Rupert somente com uma faca e uísque, ai meu Pai e viva o século XXI com a anestesia! Então, os ingleses cercam a igreja e exigem que eles se rendam ou irão queimar o telhado de palha da igreja. Jamie percebe que não há saída e fala que como tem a cabeça a prêmio vai se entregar em troca da liberdade deles. Dougal diz que dessa vez ele vai acabar na forca, mas Jamie diz que todos ali estão sob a proteção dele e que assim vai poder salvá-los. Claire começa a gritar por socorro dizendo ser uma refém inglesa. Ela diz para Jamie que podem usá-la para negociar com os ingleses porque eles não farão mal a ela. Jamie não aceita essa opção e não quer se separar dela, mas Claire diz que é a Senhora Broch Tuarach e que aqueles homens são a sua responsabilidade também. O acordo é feito, Jamie não quer se separar de Claire, mas ela diz para que ele confie que eles vão se encontrar novamente. Mais uma vez volto a falar da ótima atuação de Sam Heughan e Caitriona Balfe, que conseguem transmitir toda angústia, medo e raiva de seus personagens. É também impressionante a química que os atores transmitem, que faz com que a conexão e cumplicidade de Jamie e Claire sejam uma das melhores coisas de Outlander.

Claire é levada pelos oficiais ingleses até a casa do odiável Duque de Sandringham e é obvio que ela não fica nada satisfeita em revê-lo. O duque se dispõe a ajudá-la, pois aparentemente os ingleses parecem não confiar nele e ele quer ser salvo quando Jamie vier resgatá-la. Sem ter muito o que fazer, Claire acaba enviando uma mensagem para Jamie. Quem também está hospedada na casa do Duque de Sandringham é Mary Hawkins, a querida amiga de Claire em Paris, que pede ajuda para fugir de um outro casamento arranjado. Antes de chegar à casa do duque Claire reencontra um antigo conhecido de Jamie, Hugh Munro, e consegue enviar um recado para Jamie que está indo para Bellmont ao invés de Halzemere.

Mais tarde Claire descobre que o criado do duque é um dos homens que a atacou e estuprou Mary em Paris, então o Duque de Sandringham revela toda a sua vilania como a cabeça por trás do ataque sofrido por elas, ele também nunca quis ajudá-la e a mensagem para Jamie foi só uma forma de atraí-lo para uma armadilha. ClaireHugh Munro no jardim e convence Mary a enviar uma mensagem para avisar Jamie e assim evitar a armadilha.

Imagem: Outlander Livros e Série Brasil
Imagem: Outlander Livros e Série Brasil

Jamie e Murtagh chegam e encontram Claire sendo feita de refém pelo criado do duque, ela consegue escapar e conta toda a verdade sobre o ataque e o estupro. Mary ao saber da verdade mata o homem que a estuprou, Murtagh com um machado corta a cabeça do Duque de Sandringham e entrega aos pés de Claire e Mary dizendo que manteve a sua palavra e entregou a vingança aos seus pés.

Depois da tensão obtida durante a batalha no último episódio, este episódio foi mais leve tendo é claro um bom ritmo e marcado pelo suspense. Claire mais uma vez se mostrou ser uma mulher forte e corajosa e Jamie o homem que respeita, admira e que sempre está pronto para salvar a sua amada. Pontas foram amarradas e perguntas respondidas, até nunca mais Duque de Sandringham, com certeza não sentirei saudades. Foi bom rever o leal Hugh Munro como também a Mary Hawkins que surgiu com mais atitude e coragem. Murtagh roubou a cena mais uma vez encarnando o vingador e recuperando a sua honra. E parece que tanto Jamie como Claire já notaram que eles não conseguirão mudar a história, não sei se eles ainda estão prontos, mas com certeza eu ainda não consigo estar pronta para o que virá.

OUT¹: Quando penso que o Charles virou homem, ele exila Jamie e ainda leva o seu cavalo? Realmente não dá para defender Vossa Alteza!

OUT²: O que foi Murtagh indignado com os erros de ortografia e gramática na mensagem escrita por Claire em gaélico, hilário demais!

OUT³: Não me sinto muito feliz em visitar o dentista, mas depois de ver os serviços oferecidos por Claire  como “arrancadora de dentes“, eu percebo como sou sortuda por viver nesse século.

Nota do autor para o episódio:

[yasr_overall_rating size=”medium”]

COMPARTILHAR
Educadora, apaixonada por livros, séries e filmes. Gostaria muito de encontrar um portal e assim poder viajar no tempo por diversos lugares e épocas. Como ainda não achei viajo através das histórias dos vários personagens que encontro nesse universo maravilhoso e mágico de versos, rimas e letras.