Imagem: Reprodução/ Adoro Cinema
Imagem: Reprodução/ Adoro Cinema
Imagem: Reprodução/ Adoro Cinema

Essa semana estava sem saber o que assistir e não lembrava de ter visto Amor Sem Escalas, nem sabia sobre o que era o filme e vi ele bonitinho no catálogo da Netflix só esperando pelo play. Moral da história: que filme sensacional (10/10 como andam dizendo), traz uma mensagem muito bacana, faz uma crítica a tecnologia e aos meios de comunicação como poucos.

Amor Sem Escalas é um filme que eu indicaria para qualquer amigo, por isso estou trazendo ele para o Matinê Sugere de hoje. Realmente me impressionei muito com o filme, pois ele foi lançado em 2009, mas sua temática é tão atual que me deixa de queixo caído. Trata-se da vida de Ryan Bingham, que trabalha em uma empresa que é contratada exclusivamente para demitir funcionários de outras empresas. Então o personagem passa o ano todo viajando de ponta a ponta dos EUA para demitir muitas pessoas. Nisso ele enfrenta todo o tipo de reação possível quando entrega a má notícia, é até algo meio duro de se fazer e impossível você assistir o filme sem se imaginar no lugar daquelas pessoas.

É bem interessante que em determinados momentos do filme nós temos a presença de depoimentos reais, que complementam de forma impressionante a história. Outro contra ponto muito bem feito é quando a jovem Natalie Keener é apresentada a história, trazendo a revolucionária ideia de que para ajudar a empresa a economizar com passagens aéreas, hotéis e outros gastos eles resolvem implantar um sistema de demissão via Skype (é outro programa, mas fica mais fácil de exemplificar). Nesse momento nós temos um contraste muito legal entre a experiência de Ryan, que mesmo sabendo que seu trabalho é quase desumano, ainda assim vê dignidade em ir até o local e falar cara a cara que uma pessoa está demitida. E por outro lado a inexperiência de Natalie acha mais cômodo demitir alguém por uma vídeo conferência, fazendo deste serviço algo brutalmente desumano.

Imagem: Reprodução/ Adoro Cinema
Imagem: Reprodução/ Adoro Cinema

Fora que o longa traz toda a filosofia de vida do Ryan, que tem um objetivo de vida bem bizarro, em boa parte do filme, mas quando ele tenta encontrar um verdadeiro destino para sua vida e seus objetivos, parece que o próprio destinho o coloca de volta ao avião, e assim temos um drama maravilhoso, com um romance legal, tendo a participação deslumbrante de Vera Farmiga, provando a atriz sensacional que é. Amor Sem Escalas não é um filme apenas de romance, acho até que o “amor” está em segundo plano no filme porque essa presença de mensagens de vida, filosofia de vida (também) e crítica aos meios de comunicação (levantando conceitos superinteressantes sobre dignidade) são muito mais fortes que esse romance.

Por esse motivo o Matinê Cine&TV traz para você nesta semana o filme Amor Sem Escalas, protagonizado por George Clooney, Vera Farmiga e Anna Kendrick.

E aproveite que ele está disponível na Netflix, o que já facilita bastante.

COMPARTILHAR
Editor-chefe e criador da Matinê Cine&TV. Fã de Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Planeta dos Macacos, Star Trek, Star Wars, Marvel, DC Comics. Na TV The Walking Dead, Shameless, Jessica Jones, The Handmaid's Tale, entre outras, são algumas das suas favoritas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here