Imagem: Banco de Séries

05 de outubro de 2000 ia ao ar o primeiro episódio de Gilmore Girls, Lorelai e Rory se apresentavam ao público, que acompanhou-as até 2007 com o fim da série. Mas é neste ano, 2016, que o revival foi confirmado pela Netflix, trazendo Gilmore Girls: Seasons, com 4 episódios, sendo que terão 90 minutos e cada um se passará em uma diferente estação do ano.

Na época eu ainda estava descobrindo o que era ser “gente”, no ápice dos meus quatro anos, mas foi depois de algum tempo, e graças ao SBT, que todos os domingos acordava cedo para assistir Tal Mãe, Tal Filha, deitado no sofá com a cabeça no colo da minha irmã. Então além de ser puramente nostálgico rever o primeiro episódio de uma série tão querida, essa nostalgia torne-se ainda melhor pelo momento que os episódios representavam para mim.

Fora de ter a grande motivação de assistir novamente a série por causa do revival, ainda temos o empurrãozinho do site Banco de Séries, que de tempos em tempos promove maratonas para os seus membros, e a bola da vez é Gilmore Girls. Centenas de pessoas estão fazendo a tal maratona coletiva, onde foi feita toda uma programação para ver os episódios e grupos também foram criados, para que todos possam interagir depois de assistir a série, mandando suas fotos, dando notas e opiniões.

Muitas vezes assistir várias séries é bom, mas é melhor ainda ter aquela história leve, engraçadamente espontânea, com personagens que chegam esbanjando carisma, apresentando uma história de vida cheia de lições, mensagens e mostrando que o relacionamento de mãe e filha vai muito além do que imaginamos. É tão bom voltar a ver Rory com suas referências e listas de leituras, sem falar de Lorelai e aquele seu jeito espontâneo e engraçado. Fora que é realmente lindo ver elas lidando com suas diferenças e resolvendo os problemas com muito amor e amizade.

Imagem: Banco de Séries
Imagem: Banco de Séries

A série é sem dúvida uma das melhores já feitas, mostrando que você não precisa de uma história cheia de “tramites”, efeitos especiais, intrigas, mentiras, segredos e tudo mais, para ser reconhecida por muitos. A simplicidade de Gilmore Girls faz dela um sucesso, é o apego aos personagens que faz com que a série tenha tantos fãs – e lógico que toda a sua história em um contexto geral, principalmente pela leve abordagem, torna-a completamente envolvente-. Outro ponto em que a série se destaca é o carisma dos personagens, não é um, e nem dois, mas todos eles tem uma personalidade única, um jeito único, e isso chama muito a atenção. E faz com que o apego a eles seja ainda maior.

Todos esses breves fatos você pode sentir e vê-los apenas no piloto. Ao longo dos episódios você irá apenas se apegar ainda mais, se envolver, criar mais empatia, rir, chorar, se preocupar e interagir com a história e os personagens.

O pilot chega firme, apresenta tudo – personagens, história, objetivos e motivações – de forma concisa, fechadinho para falar a verdade. É impossível assistir esse primeiro episódio e não entender o propósito da série.

Envolvente e carismático, o piloto de Gilmore Girls conquista novos fãs e os que já eram antes, apenas confirmam os motivos que os fazem gostar tanto da tal mãe e da tal filha. E vale lembrar que todos os episódios da série (menos os do revival, pois ainda não foram liberados) já estão disponíveis na Netflix.

Gilmore¹: Mais de 300 pessoas acompanharam a maratona coletiva do Banco de Séries na noite de ontem (06/07), revendo o primeiro episódio de Gilmore Girls.

Gilmore²: Para quem quiser acompanhar a maratona, entre neste link. Detalhe: é preciso ter cadastro no site para participar tanto da maratona como do grupo no Telegram.