Imagem: Divulgação/ DarkSide Books
Imagem: Divulgação/ DarkSide Books
Imagem: Divulgação/ DarkSide Books

Uma história excepcional de horror gótico, macabra,
bizarra e impossível de largar. […] leitura formidável.

Assim como é todos os meses na DarkSide Books, novos lançamentos maravilhosos chegam a editora, e um dos destaques do mês de Agosto é uma das obras mais importantes da literatura mundial: Fábrica de Vespas, de Ian Banks.

A obra é considerada um clássico do século XX, listado entre os 100 romances mais importantes do século passado. Essa é a primeira vez que o livro foi editado no Brasil, e visualmente, o álbum é muito bonito (veja na imagem a cima).

Frank – um garoto de 16 anos bastante incomum – vive com seu pai em um vilarejo afastado, em uma ilha escocesa. A vida deles, para dizer o mínimo, não é nada convencional. A mãe de Frank os abandonou anos atrás; Eric, seu irmão mais velho, está confinado em um hospital psiquiátrico; e seu pai é um excêntrico sem tamanho. Para aliviar suas angústias e frustrações, Frank começa a praticar estranhos atos de violência, criando bizarros rituais diários onde encontra algum alívio e consolo. Suas únicas tentativas de contato com o mundo exterior são Jamie, seu amigo anão, com quem bebe no pub local, e os animais que persegue ao redor da ilha.DarkSide Books.

A história é contada em primeira pessoa, pelo ponto de vista do protagonista (me lembra de Jogos Vorazes, onde a história é toda contada pelo ponto de vista de Katniss, o que é uma leitura fantástica). Quando publicado pela primeira vez, em 1984, a obra de Ian Banks foi muito mais aclamada do que crítica, e impressionou pela forma como as descrições violentas do livro são feitas.

Fábrica de Vespas vai trazer diferentes tipos de olhares, a história pode ser, muitas vezes, bizarra, perturbadora e cheia de humor negro. A obra de Ian Banks é um dos principais lançamentos do mês de Agosto na DarkSide Books, sendo aquela edição limitada que todos queremos ter. O lançamento será no dia 26, ainda deste mês.