Imagem: Banco de Séries
Imagem: Banco de Séries
Imagem: Banco de Séries

Para alegria de uma nação de fãs das séries derivadas de quadrinhos, Gotham retornou essa semana, porém, o episódio foi bem morno para uma season premiere e infelizmente a espera não valeu muito a pena. Confira agora a crítica do Matinê sobre os principais acontecimentos do episódio “Better to Reign in Hell…“.

Seis meses se passaram desde os acontecimentos de Indian Hill e Jim Gordon (Ben McKenzie) leva uma vida de vigilante de Gotham, lutando contra os experimentos científicos de Dr. Hugo Strange (B.D. Wong) que estão infernizando a cidade. Além de estar procurando justiça por tudo que aconteceu, é perceptível que ele está sofrendo pela perda da Dra. Lee Tompkins (Morena Baccarin), que agora mora em outra cidade e já está em um novo relacionamento.

O episódio basicamente foca na nova líder dos crimes de Gotham: Fish Mooney (Jada Pinkett Smith). Ela agora lidera os mutantes criados por Strange, que estão passando por problemas na adaptação dos novos genes e por isso começam a atacar todas as farmácias da cidade em busca da cura. Fish é uma personagem forte e tem muita imposição em cena, mas é totalmente desnecessária a presença dela nesse ponto da série, estão perdendo muito tempo com uma personagem que além de não existir nos quadrinhos já deu o que tinha que dar, e isso já vem virando um erro constante nas séries da DC Comics.

Imagem: Banco de Séries
Imagem: Banco de Séries

Com sede de vingança e medo da sua rival, Oswald Cobblepot (Robin Lord Taylor) e Butch (Drew Powell) começaram uma caçada para capturar Fish e ofereceram 1 milhão de dólares para quem à capturasse, inclusive é no arco de Oswald que acontece uma das poucas cenas interessantes do episódio. No ocorrido ele vai ao encontro de Nygma (Cory Michael Smith) e os dois tem uma conversa de grandes amigos onde Nygma lembra o amigo que “Penguins Eat Fish – Pinguins comem peixes“. De olho no dinheiro e curtindo a nova vida de vigilante, Jim aceita participar da caçada e recebe ajuda da jornalista Valeria Vale (Jamie Chung), uma nova personagem na série, que surgiu do nada e provavelmente será o novo interesse amoroso de Jim, já que agora ele está solitário. Durante uma luta Valeria acaba fotografando um mutante que tinha asas de morcego, o que irá gerar uma grande confusão nos próximos episódios, já que os cidadãos de Gotham não fazem ideia que essas aberrações existem e estão soltas nas ruas da cidade.

Enquanto isso, o jovem Bruce Wayne (David Mazouz) toma uma iniciativa digna de Batman ao enfrentar os funcionários das Empresas Wayne para mostrar sua insatisfação com a empresa e na tentativa de descobrir quem ajudou Dr. Strange, mas por ter ameaçado a divulgar para o mundo o que tinha acontecido em Indiana Hill, Bruce se torna alvo da Corte das Corujas. No final do episódio acontece a única cena que realmente me empolgou, um membro da corte invade a mansão Wayne, luta com Alfred (que acaba sendo mais uma vez fortemente espancado) e consegue sequestrar Bruce. Agora que o jovem Wayne está nas mãos da corte teremos o desenvolvimento da história por trás dessa organização clandestina que foi introduzida nos quadrinhos do Batman nas edições dos Novos 52.

Apesar do episódio de estréia não ter me animado muito, acredito no potencial da temporada e espero que o ritmo volte à ser como o apresentado durante o segunda ano. Muito ainda vai acontecer durante a temporada, espero que mais personagens importantes do universo Batman apareçam na série e que os já existentes continuem à crescer durante os próximos episódios. Gotham é transmitido pelo canal FOX todas às segundas nos EUA. No Brasil o canal pago Warner Channel irá exibir os novos episódios a partir do dia o3 de outubro, segunda-feira, às 22:30. E você o que achou do retorno de Gotham? Deixe abaixo seu comentário.

Gotham¹: A atriz Clare Foley não irá retornar para a série no papel de Poison Ivy já que seu contrato foi encerrado, na cena da sua fuga das mãos da Fish o mutante com o poder de envelhecimento consegue usar seus poderes nela, então, a partir dos próximos episódios ela será adulta, sendo interpretada pela atriz Maggie Geha.

Avaliação

[yasr_overall_rating size=”medium”]