Imagem: Divulgação/ Warner Bros.
Imagem: Divulgação/ Warner Bros.
Imagem: Divulgação/ Warner Bros.

Fazem três anos que os corações dos Potterheads estão transbordando de ansiedade, desde o anuncio de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Essa ansiedade toda acaba no próximo dia dezessete de novembro, onde muitos fãs e até mesmo o público geral (aqueles que não acompanharam a saga Harry Potter) não sabem o que realmente esperar do filme.

J.K Rowling ficou encarregada por assinar o roteiro de Animais Fantásticos e Ondem Habitam – ela é a responsável por criar todo este universo mágico onde Harry Potter e Animais Fantásticos estão ambientados. A escritora e criadora das obras originais sempre fez questão de dar seus palpites nos roteiros dos filmes de Harry Potter, mas o que reinava era a decisão do roteirista Steve Kloves, e isso nem sempre agradava ao público. (É importante ressaltar que Kloves roteirizou os primeiros três filmes: Pedra Filosofal, Câmara Secreta e O Prisioneiro de Askaban, com J.K. participando apenas como autora dos livros adaptados. A escritora assumiu o roteiro com Steve Kloves a partir do quarto longa da saga até o último.) Mas dessa vez será diferente, pois J.K Rowling entende do mundo bruxo como ninguém. Então, logo, pode-se esperar uma grande história vindo por aí. Só que a expectativa não é de termos apenas uma grande história, o que Rowling precisa mostrar é o quanto o Universo Mágico é imenso. As ligações com os filmes de Harry Potter devem ser só o começo porque é preciso mostrar o quanto este universo pode ser expandido.

Temos ainda a presença de David Yates, responsável pela direção dos últimos quatro filmes da primeira franquia. Yates é experiente e dirige muito bem os últimos longas da saga Harry Potter, mostrando que sabe o que fazer com as histórias deste universo.

Na última semana foi confirmado em um evento para fãs da saga que Animais Fantásticos e Onde Habitam não será uma trilogia, e terá cinco filmes, ou seja, haverá muita magia e bruxaria por pelo menos 10 anos (já que a princípio os filmes serão lançados de dois em dois anos, além de mostrar o quanto o universo mágico pode ser expandido, como comentado um pouco a cima).

Imagem: Divulgação/ Warner Bros. Pictures
Imagem: Divulgação/ Warner Bros. Pictures

O filme se passa 70 anos antes de Harry Potter e companhia chegarem a Hogwarts. Conheceremos uma nova era com personagens e um mundo totalmente diferentes daquele apresentado nos filmes protagonizados por Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson. Além disso, ele se passa nos Estados Unidos, o que nunca passou pela cabeça dos fãs, pois estes estão mais acostumados a ver o universo bruxo girar em torno da Europa, principalmente na Grã-Bretanha – mas todo fã, pelo menos uma vez, deve ter se perguntado como seria este universo em outro país.

Teremos também a Escola de Magia e Bruxaria de Ilvermony, que é a Hogwarts americana. E ainda o Congresso Mágico da América (MACUSA – sigla em inglês) que é equivalente ao Ministério da Magia em Londres (leia mais sobre o MACUSA aqui).

A história do longa gira em torno de Newt Scamander (Eddie Redmayne), que permeia o mundo capturando e catalogando animais místicos, o que mais tarde se torna um livro didático em Hogwarts. Ao chegar à América, Newt deixa seus animais escaparem – eles viviam dentro de uma maleta enfeitiçada como a bolsa de Hermione em Relíquias da Morte –  e eles fogem, se espalham pela cidade de Nova York. Para capturar os animais de volta, ele vai ter a ajuda de duas brilhantes bruxas e um novo amigo no-maj (termo usado para os trouxas na América). E essa é mais uma novidade, já que nunca antes tivemos um trouxa tão por dentro dos acontecimentos do mundo bruxo (exceto a vizinha espiã do Harry em a Ordem da Fênix).

Desde o segundo trailer divulgado de Animais Fantásticos e Onde Habitam, Albus Dumbledore vêm sendo citado em alguns momentos. Há alguns meses foi levantado um rumor em que nesse filme veríamos o tão famoso duelo de Dumbledore e Grindelwald. Essa tese ficou mais forte depois que no último trailer o nome do bruxo das trevas foi citado também. E em uma recente entrevista, J.K Rowling disse que essa é a história que ela sempre quis contar, e que a trama inteira não girará só em torno de Newt atrás dos Animais Fantásticos, e podemos sim, esperar por surpresas (leia aqui sobre os rumores de Dumbledore e Grindewald).

Sinceramente, não é provável que vejamos esse duelo nos primeiros filmes desta nova franquia, principalmente depois que Dumbledore foi confirmado no segundo filme de Animais Fantásticos, que deve chegar aos cinemas em 2018. Porém, teremos muitas referências a ele e Grindelwald no primeiro longa.

O que realmente esperar de Animais Fantásticos e Onde Habitam

Espera-se uma história grandiosa a partir do primeiro destes cinco filmes, capazes de criar uma nova narrativa que mostra o quanto o universo mágico criado por J.K. Rowling pode ser expandido. Além de termos a clássica história aventureira dos filmes Harry Potter, ainda veremos uma grande trama por trás de tudo isso.

A saga Harry Potter tinha seus acontecimentos particulares em cada filme, por exemplo, O Cálice de Fogo teve o Torneio Tri-Bruxo, mas por trás disso a história carregou Potter até a vitória para que ele chegasse a chave de um portal e testemunhasse o ressurgimento de Lord Voldemort. Isso é o que se espera ver em Animais Fantásticos e Onde Habitam, uma história fantástica, mostrando mais do mundo mágico, mas que apresente uma grande ameaça em seu plot principal. Tal ameaça, segundo rumores, pode (e deve) ser o grande mágico das trevas Gellert Grindelwald e a relação (que vai desde a rivalidade ao possível romance) com Albus DumbledorePor fim, a esperança dos fãs é ver a batalha entre os dois fechando de forma épica a nova franquia baseada nas obras de J.K. Rowling.

Animais Fantásticos e Onde Habitam estreia no dia 17 de novembro, e no elenco temos Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Alison Sudol, Colin Farrel, Ezra Miller e Don Fogler. A distribuição é da Warner Bros.