Dominação não tem crença, nem nele mesmo
Dominação (Incarnate)
Divulgação/PlayArte Pictures

Com um elenco de rostos conhecidos, Dominação traz uma das piores premissas em filme de terror: o exorcismo, em que o exorcista não crê em religião, e trata os demônios como um praga. Ciência e religião é um debate caloroso que não chega a lugar nenhum, e Dominação acredita apenas na ciência.

As possessões, tratadas como doenças, tentam estabelecer um novo conceito no subgênero do terror, mas é na verdade uma premissa confusa que não sabe o quer. A história é contraditória, pois o Dr. Seth Ember (Aaron Eckhart) é contratado pela própria igreja católica, para dar um fim no demônio que destruiu a sua vida.

Antes de qualquer coisa o filme faz uma reunião de personagens conhecidos do cinema e da tv, Aaron interpretou o Duas Caras na trilogia O Cavaleiros das Trevas, Carice Van Houten é Melisandre em Game of Thrones, David Mazouz é o Bruce Wayne na série Gotham e Matt Nable foi Ra’s al Ghul em Arrow. Reunindo rostos tão conhecidos o filme deveria ter bons desempenhos, mas nenhum ator consegue absorver o peso do que está acontecendo. Sempre que o cinema traz o exorcismo como tema central de uma história, uma das maiores preocupações do roteiro é mostrar como o acontecimento a afeta as pessoas envolvidas. E isso não acontece em Dominação.

A premissa ruim e a falta de clima na história são os grandes problemas do filme, que sofre com um roteiro ruim e personagens esquecíveis do início ao fim. O protagonista é fraco e carrega um drama que em nenhum momento afeta a “empatia”, que também não existe com os personagens. A mãe do garoto possuído fica o filme inteiro perdida sem saber o que acontece, e Carice Van Houten não consegue passar o mínimo de desespero de uma mãe em uma situação como essa.

A direção de Brad Peyton é totalmente precária, usa todos os clichês básicos de filmagem em qualquer filme de terror e ainda apresenta um plot twist decadente no terceiro ato, na tentativa de aumentar a dramaticidade e dar um pouco de emoção ao filme.

2016 foi um ano ruim para o terror, que teve A Bruxa, Invocação do Mal 2, O Homem nas Trevas e Invasão Zumbi como um agouro para o gênero. E 2017 começa e mal a pior com Dominação.

[yasr_overall_rating size=”medium”] (Precário)