Ben Affleck como Batman, em Batman vs Superman - A Origem da Justiça
2017 ainda precisa ser o ano da DC Comics nos cinemas
Ben Affleck
Ben Affleck como Batman, em Batman vs Superman – A Origem da Justiça

No final da noite de ontem o The Hollywood Reporter divulgou um comunicado oficial de Ben Affleck à imprensa, onde o ator relata que está deixando o cargo de diretor do filme solo do Batman. O ator também explicou a decisão, e não há como negar que Affleck tomou uma atitude racional quanto o assunto.

Confira o que disse o ator:

“Há certos personagens que ocupam um lugar especial no coração de milhões de pessoas. Realizar este papel exige foco, paixão e o melhor desempenho que posso dar. Tornou-se claro que eu não posso fazer ambos os trabalhos (dirigir e atuar) para o nível que eles (fãs e estúdio) exigem. Juntamente com o estúdio, eu decidi encontrar um sócio para ser o diretor que vai colaborar comigo neste filme. Eu ainda estou nele, e estamos fazendo isso, mas estamos atualmente à procura de um diretor. Continuo extremamente comprometido com este projeto, e espero poder trazer isso à vida para os fãs de todo o mundo.”disse Ben Affleck.

The Batman já estava sofrendo com atrasos em relação a sua produção, principalmente porque o longa é previsto para estrear em 2018, mas com a notícia (que surpreendeu à todos) com certeza o filme será postergado.

No ano passado, Batman vs Superman – A Origem da Justiça e Esquadrão Suicida não foram sucesso de crítica, e o primeiro (dirigido por Zack Snyder) atingiu uma bilheteria abaixo do que o estúdio esperava – a intenção era de alcançar facilmente o primeiro bilhão, mas isso foi feito por Capitão América: Guerra Civil. Esquadrão Suicida, por outro lado, precisava de no mínimo US$ 600 milhões de bilheteria mundial para confirmar uma sequência, e isso ele conseguiu fazer. O problema, é que ambos os filmes tiveram problemas de roteiro, direção e montagem, e isso gerou um massacre da crítica especializada – principalmente a internacional, que não teve dó, nem piedade.

2017 traz, assim como 2016, dois grandes títulos para o calendário da DC Comcis nos cinemas: Mulher-Maravilha e Liga da Justiça. Os dois estão entre os 10 filmes mais aguardados do ano, e eles ainda tem a tarefa de ser determinantes para o futuro do Universo Cinematográfico da DC no cinema. Os filmes precisam reformular o tom dos seus antecessores e trazer a esperança de volta para os fãs do estúdio, além apresentar algo que conquiste o público geral.

Não está nada fácil para a DC Comics, mas a decisão de Ben Affleck (depois de dar um prejuízo de US$ 75 milhões para a Warner Bros.) foi correta. Em um trabalho de peso como este, ele precisa saber até onde é capaz de chegar, e sim, seria muita responsabilidade dirigir e atuar em filme solo do Batman. Apesar disso, Affleck ainda será o produtor do filme, e terá controle sob o projeto.

Os próximos filmes da DC/Warner a chegar aos cinemas são Mulher-Maravilha (1º de junho) e Liga da Justiça (16 de novembro).