Imagem: Divulgação/ Warner Bros.

Christopher Nolan está agora dedicando todo o seu talento à Dunkirk, seu novo filme que se passará durante a Segunda Guerra Mundial. Tudo indica que veremos uma nova face do trabalho do diretor, que vai desde Harry Styles no elenco do filme até a utilização de câmeras IMAX para capturar todos os horrores da guerra.

Em uma nova entrevista à revista francesa Premiere, Nolan revelou que os diálogos – que alguns criticaram como sendo muito expositivos em seus filmes anteriores – foram reduzidos, com o diretor comparando Dunkirk a um conto de sobrevivência. Além disso, o filme contará com três perspectivas diferentes, que se deslocam da praia (com Harry Styles), para o mar (com Mark Rylance e Cillian Murphy), até o céu (com Tom Hardy).

O filme é contado a partir de três pontos de vista. O ar (aviões), a terra (na praia) e do mar (a evacuação pela marinha). Para os soldados envolvidos no conflito, os eventos ocorreram em diferentes tempos. Em terra, alguns ficaram uma semana presos na praia. Na água, os eventos duraram um dia no máximo; e se você estivesse voando para Dunkirk, os spitfires britânicos (aviões de guerra) gastariam uma hora de combustível para chegar até o local. Para juntar essas diferentes versões da história, era preciso misturar as diferentes linhas temporais. Daí a estrutura complicada; mesmo que a história, mais uma vez, seja muito simples.

Tudo isto está nas mãos de Nolan, que terá que contar um momento crucial da Segunda Guerra Mundial.

Se essa evacuação não tivesse sido um sucesso, a Grã-Bretanha teria sido obrigada a se render. E o mundo inteiro estaria perdido, ou teria conhecido um destino diferente: os alemães, sem dúvida, teriam conquistado a Europa, os EUA não teriam retornado à guerra. É um verdadeiro ponto de ruptura na guerra e na história do mundo. Um momento decisivo.”

Dunkirk começa com centenas de milhares de tropas britânicas e aliadas cercadas por forças inimigas. Encurralados na praia e com o mar em suas costas, eles enfrentam uma situação impossível à medida que os inimigos se aproximam.

O elenco inclui Tom Hardy (O Regresso), Mark Rylance (Ponte dos Espiões), Kenneth Branagh (Hamlet) e Cillian Murphy (trilogia O Cavaleiro das Trevas), o estreante Fionn Whitehead e Harry Styles.

Nolan e Emma Thomas (Interestelar, trilogia O Cavaleiro das Trevas) produzem.

Dunkirk chega aos cinemas brasileiros no dia 20 de Julho deste ano. Confira a baixo o trailer mais recente do longa: