Desde que a Warner Bros. lançou os primeiros materiais de divulgação para a sequência de Animais Fantásticos e Onde Habitam, os fãs da franquia derivada de Harry Potter se manifestaram contra a continuação de Johnny Depp como o bruxo das trevas Gerardo Grindelwald. A situação ainda se agravou por causa do próprio título do segundo filme: “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald“.

Não faz muito tempo que o ator foi acusado, com provas em vídeo, de violência doméstica pela ex-parceira Amber Hard, no entanto, na época em que as acusações foram feitas houveram sugestões de que tais alegações serviam apenas para Amber Hard (também atriz) promover sua carreira. David Yates, diretor dos últimos filmes da saga Harry Potter e dos dois primeiros de Animais Fantásticos, em entrevista concedida a EW (via ScreenRant) defendeu a escalação de Johnny Depp dentro da franquia.

“Honestamente, há um problema no momento em que muitas pessoas estão sendo acusadas de coisas, por muitas vítimas, isso é assustador. Com Johnny, me parece que alguém tentou algo contra ele e ainda fez reinvidicações. Mas eu só posso dizer a vocês sobre o homem com quem eu convivo todos os dias: Ele é cheio de decência e bondade, é isso que eu enxergo. Qualquer acusação que tenha surgido por aí não faz jus ao tipo de ser humano com quem tenho trabalhado.” disse David Yates.

O diretor ainda citou os nomes de Winina Ryder e Vanessa Paradis, ex-namoradas de Depp, falando que ambas afirmam que a conduta do ator com Amber Hard não condiz com o tipo de pessoa que ele é.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald estreia 16 de novembro de 2018 nos cinemas.