Título: Silvio Santos – Vida, Luta e Glória

Editora: AVEC Editora

Ano de Lançamento: 2017

Roteirista/Autor(a): R. F. Luchetti

Artista: Sergio M. Lima

Fruto de uma revitalização, através do projeto Memórias dos Quadrinhos Brasileiros, Silvio Santos – Vida, Luta e Glória passeia rapidamente por onde um dos nomes mais importantes da história da TV brasileira começou e como foi o seu trajeto rumo ao estrelato.

A HQ de R. F. Luchetti e Sério M. Lima contou com um trabalho de apuração muito bem realizado, pois a fonte foi o próprio Silvio Santos. Antes de começar a história propriamente dita, a HQ narra como foi o processo de criação dessa história como se fosse uma matéria de jornal, o que torna a leitura ainda mais interessante.

Com uma arte despojada, Silvio Santos – Luta, Vida e Glória traz um texto bastante ágil em uma história que não se alonga. Sem perder o teor biográfico, a história de origem deste personagem da vida real torna-se ainda mais atrativa pelo ritmo rápido em que é conduzida, os quadrinhos passam e fazem questão de contarem a história do apresentador por cima, mas dando atenção a detalhes importantes da história do próprio Silvio Santos.

A HQ traz em sua narrativa o desenvolvimento das declarações de Silvio Santos para R. F. Luchetti, e certamente o apresentador contou sua história de forma episódica e isso fica bastante evidente no que é contado nesta revitalização das “Histórias Que o Povo Conta“, uma revista em quadrinhos da década de 1960. A arte, que acompanha a história, remete ao jeito antigo de traçar expressões nas páginas de jornais e livros ilustrados – além das próprias “revistas em quadrinhos” da época -, o que adiciona um charme diferente ao quadrinho.

Silvio Santos – Vida, Luta e Glória é uma história rápida, mas muito prazerosa de ser consumida. A leitura, feita em menos de uma hora – independente do ritmo – cria uma imagem inspiradora do famoso apresentador que um dia já fora camelô, e mostra um homem que usou suas qualidades para o seu próprio bem – servindo como um bom exemplo, mesmo que hoje essa realidade seja um pouco diferente dadas as declarações e atitudes infelizes do apresentador em rede nacional. Contudo, Silvio Santos – Vida, Luta e Glória é uma ótima distração para passar o tempo com sua história ágil e cativante. O trabalho de revitalização funciona perfeitamente da diagramação ao estilo das páginas dos quadrinhos que simulam a delicadeza de uma folha de jornal, ou revista antiga, mas um pouco mais encorpada.

[wp-review id=”17127″]