Resenha | Silvio Santos – Vida, Luta e Glória

Compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Título: Silvio Santos – Vida, Luta e Glória

Editora: AVEC Editora

Ano de Lançamento: 2017

Roteirista/Autor(a): R. F. Luchetti

Artista: Sergio M. Lima

Fruto de uma revitalização, através do projeto Memórias dos Quadrinhos Brasileiros, Silvio Santos – Vida, Luta e Glória passeia rapidamente por onde um dos nomes mais importantes da história da TV brasileira começou e como foi o seu trajeto rumo ao estrelato.

A HQ de R. F. Luchetti e Sério M. Lima contou com um trabalho de apuração muito bem realizado, pois a fonte foi o próprio Silvio Santos. Antes de começar a história propriamente dita, a HQ narra como foi o processo de criação dessa história como se fosse uma matéria de jornal, o que torna a leitura ainda mais interessante.

Com uma arte despojada, Silvio Santos – Luta, Vida e Glória traz um texto bastante ágil em uma história que não se alonga. Sem perder o teor biográfico, a história de origem deste personagem da vida real torna-se ainda mais atrativa pelo ritmo rápido em que é conduzida, os quadrinhos passam e fazem questão de contarem a história do apresentador por cima, mas dando atenção a detalhes importantes da história do próprio Silvio Santos.

A HQ traz em sua narrativa o desenvolvimento das declarações de Silvio Santos para R. F. Luchetti, e certamente o apresentador contou sua história de forma episódica e isso fica bastante evidente no que é contado nesta revitalização das “Histórias Que o Povo Conta“, uma revista em quadrinhos da década de 1960. A arte, que acompanha a história, remete ao jeito antigo de traçar expressões nas páginas de jornais e livros ilustrados – além das próprias “revistas em quadrinhos” da época -, o que adiciona um charme diferente ao quadrinho.

Silvio Santos – Vida, Luta e Glória é uma história rápida, mas muito prazerosa de ser consumida. A leitura, feita em menos de uma hora – independente do ritmo – cria uma imagem inspiradora do famoso apresentador que um dia já fora camelô, e mostra um homem que usou suas qualidades para o seu próprio bem – servindo como um bom exemplo, mesmo que hoje essa realidade seja um pouco diferente dadas as declarações e atitudes infelizes do apresentador em rede nacional. Contudo, Silvio Santos – Vida, Luta e Glória é uma ótima distração para passar o tempo com sua história ágil e cativante. O trabalho de revitalização funciona perfeitamente da diagramação ao estilo das páginas dos quadrinhos que simulam a delicadeza de uma folha de jornal, ou revista antiga, mas um pouco mais encorpada.

Compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone
, , , ,

Comentários

Editor-chefe e criador da Matinê Cine&TV. Fã de Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Planeta dos Macacos, Star Trek, Star Wars, Marvel, DC Comics. Na TV The Walking Dead, Shameless, Jessica Jones, The Handmaid’s Tale, entre outras, são algumas das suas favoritas.

Você Também Pode Curtir