Daniel Radcliffe em Harry Potter

A permanência da escalação de Johnny Depp em um dos papéis mais importantes de todo o universo mágico de Harry Potter continuará sendo sempre controversa, pois enquanto atores e produtores “pagam” por serem assediadores e agressores, Depp permanece “impune” para parte dos fãs da franquia. O que deixou os potterheads ainda mais chateados com a situação foi a autora da obra original e roteirista dos novos filmes, J.K. Rowling, sair em defesa da escalação do ator.

Vale lembrar que Depp foi acusado de violência doméstica pela ex-companheira Amber Hard, e tudo parece ter sido “resolvido” judicialmente – na época, a atriz foi acusada de mover o processo apenas para alavancar a sua carreira. Além de Rowling, o diretor David Yates também defendeu a escolha de Johnny Depp para interpretar Grindelwald na franquia Animais Fantásticos.

Agora chegou a vez do próprio Harry Potter se posicionar sobre o assunto. Daniel Radcliffe conversou com a Entertainment Weekly e explicou o que sente em relação ao polêmico assunto.

“É muito difícil para mim… eles (produtores/estúdio) me deram um excelente começo e um trabalho incrível… Posso ver por que as pessoas estão frustradas com a resposta que receberam… Não digo nada que ninguém já tenha dito – e essa é uma analogia estranha de se fazer -, mas na NFL (por exemplo) há muitos jogadores presos por fumar maconha, e há comportamentos de outras pessoas que vão muito além disso, e isso é tolerado porque são jogadores muito famosos. Suponho que o que me deixou impressionado foi que tínhamos um ator (nos filmes originais de Harry Potter) que foi repreendido por causa da maconha, então, obviamente, a acusação sobre Johnny é muito mais grave do que isso.” – disse o interprete de Harry Potter, Daniel Radcliffe.

Na resposta, o protagonista da franquia original se refere a Jamie Waylett, interprete de Crabbe nos primeiros seis filmes da franquia. Em 2009, Waylett foi encontrado com uma pequena plantação de maconha e foi preso, depois disso o estúdio e os produtores resolveram tirar o ator da franquia, encontrando outro interprete para o personagem nos últimos dois filmes – Relíquias da Morte Parte I e II. Na época, Waylett admitiu plantar maconha na casa da mãe, e dois anos depois (2011), foi preso novamente por fabricar uma bomba caseira durante os atentados a Londres.

Confira abaixo a nota divulgada pela Warner Bros. sobre as acusações contra Johnny Depp:

“Estamos, naturalmente, cientes dos relatórios que surgiram no final do casamento de Johnny Depp e levamos a sério a complexidade das questões envolvidas. Este assunto foi abordado conjuntamente por ambas as partes, em uma declaração que eles disseram que “nunca houve intenção de danos físicos ou emocionais”. Com base nas circunstâncias e na informação disponível para nós, nós, juntamente com os cineastas, continuamos a apoiar a decisão de continuar com Johnny Depp no ??papel de Grindelwald neste e futuros filmes.”.

Enquanto isso, a continuação do filme de 2016, Animais Fantásticos: O Crimes de Grindelwald tem estreia marcada para o dia 15 de novembro de 2018, e deve ganhar o seu primeiro trailer nas próximas semanas.