22 de outubro de 2018, esta é a data da última publicação da Matinê. Desde então o site esteve parado, sem qualquer movimento, inclusive (nos últimos meses) esteve fora do ar por diversos problemas. 22 de abril de 2019, seis meses depois a última publicação, a Matinê retorna de sua pausa, com esta carta aberta aos leitores do site.

Uma pausa serve para muitas coisas, entre elas o realinhamento de ideias, um ajuste de visão, um refinamento dos próprios conceitos do site e da intenção central da sua existência. E essa (nossa) pausa serviu para todos os itens citados anteriormente.

A Matinê é um site de entretenimento, focado na cultura pop, onde concentra a maior parte do seu conteúdo nas editorias de cinema e séries, abrindo algum espaço para a mídia impressa da cultura pop, ou seja, HQs, Mangás e Livros. Dentro disso, noticiamos, comentamos e criticamos o que está em evidência, ou seja, tudo aquilo que já vemos em outros grandes sites (Omelete, AdoroCinema, Jovem Nerd, Cinema com Rapadura, entre outros), mas o que queremos, de verdade, é ir além do blockbuster e falar daqueles filmes que não costumam aparecer em destaque no noticiário da cultura pop.

Uma das grandes inspirações, e referências que temos na criação e produção do nosso conteúdo são os sites IndieWire (que traz em seu cerne o lema e a missão de dar voz a independência criativa – “The Voice of Creative Independence“) e a Variety, veículo centenário especializado na indústria do entretenimento. São veículos sérios e conceituados que usamos como referência para guiar o nosso trabalho.

É com isso que nos apegamos a continuar criando e produzindo um conteúdo diferenciado, fugindo, principalmente em temas, do que é mais comum de ver nos grandes sites (também nos mais emergentes, que acabam seguindo a mesma linha editorial por essa ser tida como uma espécie de regra para o sucesso – ou seja, monetização $-).

Sendo assim, deixamos essa pequena mensagem sobre a nossa identidade e intenção com este site independente, assumindo um compromisso de forçar nossos esforços criativos no diferente, no que merece mais atenção, em compartilhar ideias realmente próprias. Novos projetos virão, mas a parceria de quem faz este site com as pessoas que o consomem será, a partir de agora, uma parte ainda mais importante do nosso trabalho.

Agora é oficial, a Matinê está de volta.

COMPARTILHAR
Criador da Matinê, está no 4º semestre do curso de jornalismo no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter. Aqui escrevo sobre filmes e séries a partir da minha perspectiva de mundo, sem medo de mostrar a todos o meu entendimento pessoal daquilo que assisto. O debate de pontos de vistas diferentes é livre, e sempre bem-vindo.