Trevante rhodes e Andre Holland em Moonlight

O Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado sempre em 28 de junho, marca um episódio histórico ocorrido na cidade de Nova Iorque em 1969. A rebelião de Stonewall foi uma série de manifestações da comunidade gay, lésbica, trans e afins contra a violência policial e pela busca na igualdade de direitos. Para comemorar esse marco da diversidade, a Matinê selecionou 10 filmes e séries LGBTQIA+ e onde assisti-los.

Filmes

Do começo ao fim

Rafael Cardoso e Francisco Cotrim em Do começo ao fim
Reprodução: Adoro Cinema

O longa-metragem brasileiro conta a história de Francisco (Lucas Cotrim) e Thomás (Rafael Cardoso), dois meios irmãos que desenvolvem uma relação peculiar enquanto crescem em uma família feliz. Quando se tornam adultos, o relacionamento fica mais íntimo, romântico e sexual.

Disponível no Amazon Prime Vídeo.

Moonlight: Sob a Luz do Luar

Reprodução: Adoro Cinema/Diomonds Filmes

Dirigido por Barry Jenkis, o filme vencedor do Oscar de melhor filme em 2017, Moonlight: Sob a Luz do Luar (leia a crítica) mostra três fases da vida de Chiron (vivido pelos atores Alex Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes), explorando o processo da descoberta de sua identidade e sexualidade, abusos físicos e psicológico e suas transformações causadas por esses traumas. O longa também ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e o de Melhor Ator Coadjuvante para o personagem de Mahershala Ali.

Disponível na Netflix.

Alex Strangelove

Reprodução: Adoro Cinema/Netflix

A adolescência pode ser uma fase de incertezas e descobertas. Em Alex Strangelove, o adolescente Alex (Daniel Doheny) tem a vida perfeita: boas notas, uma linda namorada e amigos divertidos. Tudo muda quando ele conhece Eliott (Antonio Marziale), um garoto gay que desperta atração de Alex.

Produção original Netflix, está disponível no catálogo do serviço de estreaming.

Carol

Reprodução: Adoro Cinema

Na Nova Iorque de 1950, a bela e elegante Carol (Cate Blankett) está passando por um difícil divórcio com o empresário Harge Aird (Kyle Chandler), após ele descobrir que ela tinha um caso com a melhor amiga Abby (Sara Paulson). Quando a protagonista se envolve emocionalmente com a garçonete Therese (Rooney Mara), Harge entra na justiça para tirar a guarda da filha que teve com a ex-esposa. Carol recebeu seis indicações ao Oscar.

Disponível na Netflix.

Laerte-se

Reprodução: Adoro Cinema/Netflix

No documentário Laerte-se, a cartunista que dá nome ao filme convida o espectador a conhecer mais sobre o seu mundo e sua trajetória de autoaceitação. Laerte passou 40 anos se expressando e sendo identificada como homem, até que decidiu revelar sua identidade como mulher trans.

Disponível na Netflix.

Séries

Special

Série Special
Special / Imagem: Divulgação/Netflix

Special é uma comédia dramática baseada no livro Especial, de Ryan O’Connel, que também estrela, escreve e assina como produtor executivo na série. Special (leia a crítica da primeira temporada) conta a história de Ryan, que é gay e tem paralisia cerebral moderada. Cansado da superproteção da mãe (Jessica Hetch), o protagonista mergulha em um novo mundo em busca de sua independência e superação.

Disponível na Netflix.

One Day at a Time

One Day at Time
Imagem: Reprodução/IMDb

A série de comédia é conhecida por tratar de assuntos sérios da atualidade, como depressão, estresse pós-traumático, imigração e homofobia. One Day at a Time narra o cotidiano da família de Penelópe Alvarez (Justina Machado) que cria os filhos ao lado de sua mãe, Lydia (Rita Moreno). Exibido originalmente pela Netflix, o seriado foi cancelado pelo serviço de streaming, mas foi resgatada pelo canal americano Pop.

As três primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix – a quarta não tem previsão de estreia no Brasil.

Pose

Mj Rodriguez em Pose
Reprodução: Netflix

Pose é certamente a série mais importante da atualidade no quesito representatividade LGBTQIA+. É a série que mais conta com personagens trans, tendo mais de 140 profissionais LBGTQIA+ envolvidos na sua produção. A história se passa no final dos anos de 1980 e traz a personagem trans Bianca (Mj Rodriguez) que decide abrir sua própria casa para abrigar jovens homossexuais e transexuais que não têm onde morar.

Dirigida por Ryan Murphy (Feud e American Horror Story), Pose ainda retrata a ascensão do HIV e da AIDS na época e o cotidiano dos soropositivos, bem como o ativismo na luta contra a doença.

As duas temporadas estão disponíveis na Netflix.

Will and Grace

Eric McCormack e ‎Debra Messing em Will e Grace
Reprodução: Adoro Cinema/NBC

Criada por David Kohan e Max Mutchnick, a história retrata a vida do advogado Will (Eric McCormack) e da decoradora de interiores Grace (‎Debra Messing). Ambos estão procura do amor e parecem ser feitos um para outro, mas com um problema; Will é gay e Grace heterossexual. Originalmente, a série teve oito temporadas que foram ao ar entre anos de 1998 e 2006, pela NBC. Em 2017, Will and Grace ganhou mais uma temporada e ficou no ar por mais três anos, totalizando 11 temporadas.

Disponível no Amazon Prime Video e no Globoplay.

Grace and Frankie

Lily tomlin e jane fonda em Grace Frankie
Reprodução: Adoro Cinema/ Netflix

Grace (Lily Tomlin) e Frankie (Jane Fonda) esperavam uma aposentadoria tranquila, mas tudo muda quando seus maridos revelam que estão apaixonados um pelo outro, assumindo assim sua homossexualidade. As duas são forçadas a viverem juntas, formando uma excêntrica amizade. A série quebra tabus e retrata os conflitos da terceira idade.

As quatro temporadas estão disponíveis na Netflix.