Não importa sua idade, pelo menos uma vez na vida você assistiu alguma novela de alguma emissora. Elas são por muitos anos um consenso na Rede Globo quando o assunto é qualidade e popularidade. Nomes de grandes atores e atrizes que fizeram carreira na emissora estão na ponta da língua de milhões de brasileiros.

Apesar disso, não é só a Globo que produz novelas. Praticamente todas as grandes emissoras de TV aberta produziram e ainda produzem novelas no Brasil, sendo que três são responsáveis por entregarem produções originais aos telespectadores. Além da própria Globo, Record e SBT têm novelas. As duas últimas já fizeram produções memoráveis. Quem não lembra de Fascinação, Canavial das Paixões ou Esmeralda, exibidas no SBT? E ainda Caminhos do Coração, Chamas da Vida e Escrava Isaura, todas da Record? Atualmente as duas são conhecidas por produções bíblicas e infantis, respectivamente.

Entretanto, ninguém há de negar que a Globo ainda é a emissora que detém as melhores e mais populares novelas já feitas até hoje. Seis novelas do canal já ganharam Emmy’s internacionais na categoria Melhor Novela, tendo ao todo 12 indicações.

Por conta da pandemia do novo coronavírus a companhia suspendeu todas as produções de novelas que estavam sendo exibidas, e reprises foram colocadas no lugar. Apesar dos ótimos números de audiência, grande parte da internet concorda afirma que as produções escolhidas não são as melhores opções, especialmente Fina Estampa, exibida no horário das 21h.

A plataforma de streaming da Globo, o Globoplay, tem algumas das melhores novelas em seu catálogo, e para quem quer ter a opção de escolher qual novela assistir ou reassistir, a seguir deixamos cinco sugestões que podem ser encontradas na plataforma.

Por Amor

Divulgação: TV Globo

A novela de Manoel Carlos foi exibida em 1997, e conta a história da mãe que num ato de amor troca o seu filho recém nascido pelo da filha também recém nascida que acabava de morrer. Por Amor é um grande sucesso de de audiência até hoje quando é reprisada.

Lado a Lado

Divulgação: TV Globo

Trama de João Ximenes Braga e Claudia Lage, ganhou o Emmy de melhor telenovela em 2013. A novela adaptou fatos históricos, como o surgimento do Morro da Providência no Rio de Janeiro e a Revolta da Chibata.

Tieta

Divulgação: TV Globo

Tieta estreou no catálogo do serviço de streaming no mês de junho e tem sido bastante comentada nas redes. Adaptação de Aguinaldo Silva e exibida em 1989, a trama tem personagens marcantes como Perpétua, vilã da história.

A Favorita

Divulgação: TV Globo

Escrita por João Emanoel Carneiro, a novela foi um sucesso estrondoso de audiência em 2008. O folhetim mostra duas mulheres que de colegas de dupla sertaneja viraram grandes inimigas eternas. A trama inovou quando o autor segurou até o capítulo 54 para revelar quem de fato era a vilã.
A história é até hoje fator de engajamento nas redes sociais, mesmo 12 anos depois de sua exibição, muito por conta da trama marcante e do talento de Cláudia Raia e Patrícia Pillar que entregaram uma das maiores rivalidades entre mocinha e vilã de todos os tempos. Desde que estreou no catálogo do Globoplay, no dia 25 de maio, ela é sempre assunto nas redes sociais com as hashtags #AFavorita e #AFavoritaNoGloboplay

A Força do Querer

Reprodução: TV Globo

Apesar de ser a mais recente da lista (2017), A Força do Querer tem um apelo enorme entre todos os públicos que acompanham novela, isso porque Glória Perez entregou a considerada melhor novela da década. A autora é conhecida por trazer em seu roteiro temas de discussão social. Os eletrizantes 175 capítulos mostram a história de Fabiana (Juliana Paes), que apaixonada por seu marido, dá uma virada em sua vida se tornando Bibi Perigosa e por isso comprando uma rivalidade histórica com Jeiza (Paola Oliveira).

Todas as novelas estão disponíveis no Globoplay para assinantes, com todos os primeiros capítulos sendo liberados para não assinantes.