Imagem do drama "Hospital Playlist"

O ano de 2020 trouxe muitas surpresas para a vida de pessoas de todo o mundo, com uma crise de saúde global que prendeu todos em suas casas. Com essa necessidade os serviços de streaming vieram suprir a falta de descontração da população, e os doramas coreanos estão conquistando o coração de novas espectadores todos os dias.

Leia também: O que são doramas e por que assistí-los?

Apesar de um ano caótico, 2020 já está acabando e com isso, a Matinê montou uma lista com os 10 melhores doramas deste ano para você conferir no conforto e segurança de sua casa. A primeira parte desta listagem traz programas lançados no primeiro semestre 2020. Confira a seguir.

1 – Hospital Playlist

Hospital Playlist é um drama produzido pela emissora sul-coreana tvN em parceria com a Netflix. Nele é mostrada a história de cinco médicos que são amigos desde que entraram na faculdade de medicina em 1999 e agora trabalham no mesmo hospital.

O motivo para consider este como o melhor dorama do primeiro semestre de 2020 é a obra como um todo. Hospital Playlist tem um enredo simplesmente cativante, onde você se vê preso ao dia a dia destes cinco médicos e melhores amigos, desde as preocupações com pacientes até as dificuldades de suas vidas pessoais.

O elenco é o principal trunfo da produção, entregando performances de alto nível. Todos os cinco atores principais possuem um desenvolvimento primoroso durante os episódios, entregando camadas profundas aos seus personagens. É preciso enfatizar também a perfeita trilha sonora deste dorama, que inclusive fez muito sucesso nos charts musicais da Coréia do Sul, com introduce me to a good new person conquistando a população sul-coreana.

Hospital Playlist está disponível no catálogo da Netflix.

2 – Kingdom 2

Kingdom é um suspense e fantasia que aborda um apocalipse zumbi ocorrido na era Joseon coreana. Na segunda temporada temos a luta do príncipe herdeiro para manter seu povo seguro, enquanto ele sente que não pode confiar em ninguém. Sendo uma série coreana original Netflix, a trama tem uma qualidade indiscutível, que melhorou ainda mais no seu segundo ano. Outro diferencial, é que a produção tem temporadas com média de 6 episódios.

Misturando terror e fatos históricos, o drama tem como base do enredo a ambição de um homem que faz qualquer coisa para chegar ao poder. Kingdom é uma série que não tem pressa de construir bases sólidas para sua história, durante a segunda temporada descobrimos mais sobre a origem dos zumbis e somos apresentados a novos mistérios surpreendentes.

Com um gancho promissor para uma terceira temporada, Kingdom é mais uma série que quebra a regra das continuações serem de uma qualidade menor e apresenta um segundo ano melhor do que o de estreia.

As duas temporadas de Kingdom estão disponíveis na Netflix.

3 – Itaewon Class

Baseado no webtoon (quadrinhos) de mesmo nome, Itaewon Class é sobre jovens reunidos por sua teimosia, paixão e bravura. Nas ruas estreitas de Itaewon-dong (na região de Seul, capital da Coréia do Sul), eles iniciam sua própria revolta contra uma sociedade irracional, enquanto perseguem seus sonhos e a liberdade de viver de acordo com suas próprias perspectivas. Mas essa sinopse não faz jus a grandiosidade desse drama.

Itaewon Class traz vários elementos que são considerados atípicos nas produções coreanas, como: a inclusão de um ator negro de origem coreana, uma personagem transgênero; aborda diversos tipos de preconceito; as dificuldades que ex-presidiários sofrem para se reerguer socialmente, entre outros temas que não costumam ser discutidos abertamente em doramas.

Como nada na vida é perfeito, Itaewon Class desliza em alguns pontos do seu enredo, principalmente quando se trata de aprofundar a história individual de certos personagens. Mesmo assim merece o título de um dos melhores dramas do primeiro semestre de 2020, principalmente por sua trilha sonora incrível e cenas que transmitem mensagens fortes de superação, amizade, determinação e amor familiar.

Itaewon Class está disponível por completo na Netflix.

4 – Crash Landing on You (Pousando no Amor)

Crash Landing on You é outro drama da tvN em parceria com a Netflix e conta a história de dois amantes cruzados, Yoon Se-ri (Son Ye-jin) e Ri Jeong-hyuk (Hyun Bin), um membro da elite norte-coreana e capitão da força policial especial da Coreia do Norte. Após um acidente envolvendo um tornado, Se-ri acorda em território norte-coreano e encontra Jeong-hyuk, que a ajuda a se esconder e tenta levá-la de volta para Coréia do Sul. Crash Landing on You foi um sucesso e tornou-se o drama da tvN de maior audiência e o terceiro K-drama com a melhor média de público da história da televisão a cabo sul-coreana.

Crash Landing on You definitivamente merece um lugar no top 5 de melhores doramas do primeiro semestre de 2020 e deve tudo principalmente aos seus atores protagonistas, Son Ye-jin e Hyun Bin, que entregam um doutorado em química, de tão intensa que é a relação entre seus personagens. Kim Jung-hyun e Seo Ji-hye também são responsáveis por entregar uma história paralela de qualidade, quebrando o coração do público no decorrer dos episódios. A trilha sonora deste drama também é excepcional, chamando a atenção e dando mais emoção a trama.

Crash Landing on You está disponível no catálogo da Netflix.

5 – When My Love Blooms

Um romance sobre amadurecimento, escolhas e sacrifícios. Na trama, os protagonistas, Han Jae Hyun e Yoon Ji Soo, se reencontram com 40 anos e relembram as alegrias e dores do primeiro amor que viveram aos 20 anos. Os dois mudaram drasticamente e ao lembrar dos momentos felizes que viveram juntos, começam a perceber que talvez tenham perdido a verdadeira essência da vida.

O drama é uma das grandes surpresas do primeiro semestre. A história é contada com sensibilidade e delicadeza, os flashbacks são os momentos mais bonitos e sensíveis, causando um impacto emocional a cada episódio, que fazem você se apaixonar pelos personagens e pela história.

When My Love Blooms está disponível no Viki.

6 – My Unfamiliar Family

My Unfamiliar Family é um drama da tvN e conta a história de uma família que está se despedaçando aos poucos e que possui uma relação próxima à de estranhos que vivem em uma mesma casa, escondendo segredos e não conhecendo de verdade um ao outro.

Este é um dos melhores doramas do ano e é, infelizmente, um dos mais subestimados também. O enredo é poderoso, e é responsável por destacar o programa das outras produções de 2020, que combinado com a qualidade das atuações do elenco, entrega um dos melhores dramas familiares da indústria do seguimento.

Um dos destaques da trama é a abordagem da homossexualidade, que não é muito comum em obras sul-coreanas devido ao moralismo e forte cultura tradicionalista, mas nesta produção foi feita de forma coerente e sem generalizações caricatas observadas em outros doramas que também trazem o tema. As tramas de todos os personagens carregam histórias com bom desenvolvimento e no final se convergem, proporcionando episódios chocantes e de alta qualidade, com um final incrível.

My Unfamiliar Family está disponível no serviço de streaming Viki.

7 – The King: Eternal Monarch (O Rei Eterno)

The King: Eternal Monarch é um dorama da tvN que também foi transmitido pela Netflix. Neste drama, Lee Gon (Lee Min Ho), é o terceiro imperador coreano de sua geração e governa o Reino da Coréia, um mundo alternativo. Durante um passeio, ele se vê transportado para a República da Coréia, onde encontra Jung Tae Eul (Kim Go Eun), com quem se une para derrotar os criminosos, mas também fechar a porta entre seus dois mundos e impedir que colapsem.

The King foi um drama controverso e que causou muito debate no círculo de pessoas que acompanham doramas, pois para muitos foi uma grande decepção. Toda essa expectativa vem do fato da roteirista e criadora do dorama, Kim Eun-sook, ter feito doramas muito aclamados e de sucesso de público em anos anteriores, como é o caso de Goblin, considerado por muitos um dos melhores doramas de todos os tempos. Assim, o público em geral ficou esperando uma nova obra-prima.

Analisando The King como um todo, o drama merece estar na lista de melhores doramas do primeiro semestre de 2020, pois apesar de toda a expectativa, entregou uma história de qualidade, com personagens interessantes e um desfecho satisfatório. O que destaca este drama dos outros lançamentos de 2020 é a sua produção, digna de um filme de hollywood. As caracterizações dos dois mundos, os figurinos e a cinematografia mostram The King como uma obra muito bem planejada, que no final foi vítima das altas expectativas de um público que não superou outras produções do passado. O elenco de peso também entregou atuações incríveis, com Kim Go Eun se destacando e roubando a cena em momentos de tensão.

The King: Eternal Monarch está disponível na Netflix.

8 – Hi Bye, Mama!

Hi Bye, Mama! conta a história de Cha Yu-ri, que é uma fantasma desde que morreu em um trágico acidente. Através de um projeto de reencarnação, ela tem a possibilidade de se tornar humana novamente, se conseguir voltar ao seu lugar dentro de 49 dias. No entanto, seu marido agora está casado novamente.

Hi Bye, Mama! é definitivamente uma das produções mais emocionantes do ano. Se você procura uma série para dar risada e chorar, este é o dorama que você precisa assistir urgentemente e por isso ele merece uma posição na lista. Kim Tae-hee rouba a cena durante toda a história, mostrando o melhor de sua atuação e emocionando à todos.

Hi Bye, Mama! está disponível na Netflix.

9 – Where Your Eyes Linger

Aqui acompanhamos a história de Tae Joo, um herdeiro rico que sempre arranja confusão por onde passa e seu guarda-costas e melhor amigo de Gang Kook, que além de ser um ótimo lutador está sempre por perto para o livrar de enrascadas. Por conta da convivência, um deles acaba desenvolvendo sentimentos que vão além da amizade e precisa aprender a lidar com isso.

Where Your Eyes Linger usa de sutileza e simplicidade para contar essa história de descobertas, principalmente por se tratar de uma temática totalmente nova em meio ao conservadorismo sul-coreano. A produção apesar de curta (composta por oito episódios de 10 a 15 minutos) teve grande visibilidade por ser o primeiro drama BL sul-coreano, a partir disso, novas produções começaram a surgir com a temática LGBTQIA+.

Where Your Eyes Linger está disponível no serviço de streaming Viki.

10 – Dinner Mate

Dinner Mate foi um drama controverso, seu enredo iniciou de forma animadora, chamou bastante atenção por causa da atriz Seo Ji‑hye e do sucesso de Crash Landing On You (ou Pousando no Amor), mas houveram umas situações bem decepcionantes no roteiro a partir da metade do drama. Mesmo assim, merece um lugar nessa lista e recomendamos para que tirem as próprias conclusões.

Baseado no webtoon “Do you want to have dinner together?”, o enredo conta a história de um homem e uma mulher que tem seu primeiro encontro por coincidência em um restaurante. Após um jantar – onde não falam nomes e nem trocam contatos -, eles voltam a se encontrar e percebem que o destino gosta de uni-los, por isso, decidem jantar juntos todas as vezes que se encontrarem. Isso acaba acontecendo com mais frequência do que eles imaginavam e assim passam se conhecer melhor através de seus jantares.  

Dinner Mate pode ser encontrado em fansubs.

COMPARTILHAR
Sou com certeza um viciado em séries. Gosto de todos os tipos. Minhas preferidas são Sense8, Séries da Marvel,Game of Thrones, Westworld e Outlander. Se tiver super-herói pode ter certeza que vou assistir.