Imagem do drama "Hospital Playlist"

O ano de 2020 trouxe muitas surpresas para a vida de pessoas de todo o mundo, com uma crise de saúde global que prendeu todos em suas casas. Com essa necessidade os serviços de streaming vieram suprir a falta de descontração da população, e os doramas coreanos estão conquistando o coração de novas espectadores todos os dias.

Leia também: O que são doramas e por que assistí-los?

Apesar de um ano caótico, 2020 já está acabando e com isso, a Matinê montou uma lista com os 10 melhores doramas deste ano para você conferir no conforto e segurança de sua casa. A primeira parte desta listagem traz programas lançados no primeiro semestre 2020. Confira a seguir.

1 – Hospital Playlist

Hospital Playlist é um drama produzido pela emissora sul-coreana tvN em parceria com a Netflix. Nele é mostrada a história de cinco médicos que são amigos desde que entraram na faculdade de medicina em 1999 e agora trabalham no mesmo hospital.

O motivo para consider este como o melhor dorama do primeiro semestre de 2020 é a obra como um todo. Hospital Playlist tem um enredo simplesmente cativante, onde você se vê preso ao dia a dia destes cinco médicos e melhores amigos, desde as preocupações com pacientes até as dificuldades de suas vidas pessoais.

O elenco é o principal trunfo da produção, entregando performances de alto nível. Todos os cinco atores principais possuem um desenvolvimento primoroso durante os episódios, entregando camadas profundas aos seus personagens. É preciso enfatizar também a perfeita trilha sonora deste dorama, que inclusive fez muito sucesso nos charts musicais da Coréia do Sul, com introduce me to a good new person conquistando a população sul-coreana.

Hospital Playlist está disponível no catálogo da Netflix.

2 – Kingdom 2

Kingdom é um suspense e fantasia que aborda um apocalipse zumbi ocorrido na era Joseon coreana. Na segunda temporada temos a luta do príncipe herdeiro para manter seu povo seguro, enquanto ele sente que não pode confiar em ninguém. Sendo uma série coreana original Netflix, a trama tem uma qualidade indiscutível, que melhorou ainda mais no seu segundo ano. Outro diferencial, é que a produção tem temporadas com média de 6 episódios.

Misturando terror e fatos históricos, o drama tem como base do enredo a ambição de um homem que faz qualquer coisa para chegar ao poder. Kingdom é uma série que não tem pressa de construir bases sólidas para sua história, durante a segunda temporada descobrimos mais sobre a origem dos zumbis e somos apresentados a novos mistérios surpreendentes.

Com um gancho promissor para uma terceira temporada, Kingdom é mais uma série que quebra a regra das continuações serem de uma qualidade menor e apresenta um segundo ano melhor do que o de estreia.

As duas temporadas de Kingdom estão disponíveis na Netflix.

3 – Itaewon Class

Baseado no webtoon (quadrinhos) de mesmo nome, Itaewon Class é sobre jovens reunidos por sua teimosia, paixão e bravura. Nas ruas estreitas de Itaewon-dong (na região de Seul, capital da Coréia do Sul), eles iniciam sua própria revolta contra uma sociedade irracional, enquanto perseguem seus sonhos e a liberdade de viver de acordo com suas próprias perspectivas. Mas essa sinopse não faz jus a grandiosidade desse drama.

Itaewon Class traz vários elementos que são considerados atípicos nas produções coreanas, como: a inclusão de um ator negro de origem coreana, uma personagem transgênero; aborda diversos tipos de preconceito; as dificuldades que ex-presidiários sofrem para se reerguer socialmente, entre outros temas que não costumam ser discutidos abertamente em doramas.

Como nada na vida é perfeito, Itaewon Class desliza em alguns pontos do seu enredo, principalmente quando se trata de aprofundar a história individual de certos personagens. Mesmo assim merece o título de um dos melhores dramas do primeiro semestre de 2020, principalmente por sua trilha sonora incrível e cenas que transmitem mensagens fortes de superação, amizade, determinação e amor familiar.

Itaewon Class está disponível por completo na Netflix.

4 – Crash Landing on You (Pousando no Amor)

Crash Landing on You é outro drama da tvN em parceria com a Netflix e conta a história de dois amantes cruzados, Yoon Se-ri (Son Ye-jin) e Ri Jeong-hyuk (Hyun Bin), um membro da elite norte-coreana e capitão da força policial especial da Coreia do Norte. Após um acidente envolvendo um tornado, Se-ri acorda em território norte-coreano e encontra Jeong-hyuk, que a ajuda a se esconder e tenta levá-la de volta para Coréia do Sul. Crash Landing on You foi um sucesso e tornou-se o drama da tvN de maior audiência e o terceiro K-drama com a melhor média de público da história da televisão a cabo sul-coreana.

Crash Landing on You definitivamente merece um lugar no top 5 de melhores doramas do primeiro semestre de 2020 e deve tudo principalmente aos seus atores protagonistas, Son Ye-jin e Hyun Bin, que entregam um doutorado em química, de tão intensa que é a relação entre seus personagens. Kim Jung-hyun e Seo Ji-hye também são responsáveis por entregar uma história paralela de qualidade, quebrando o coração do público no decorrer dos episódios. A trilha sonora deste drama também é excepcional, chamando a atenção e dando mais emoção a trama.

Crash Landing on You está disponível no catálogo da Netflix.

5 – When My Love Blooms

Um romance sobre amadurecimento, escolhas e sacrifícios. Na trama, os protagonistas, Han Jae Hyun e Yoon Ji Soo, se reencontram com 40 anos e relembram as alegrias e dores do primeiro amor que viveram aos 20 anos. Os dois mudaram drasticamente e ao lembrar dos momentos felizes que viveram juntos, começam a perceber que talvez tenham perdido a verdadeira essência da vida.

O drama é uma das grandes surpresas do primeiro semestre. A história é contada com sensibilidade e delicadeza, os flashbacks são os momentos mais bonitos e sensíveis, causando um impacto emocional a cada episódio, que fazem você se apaixonar pelos personagens e pela história.

When My Love Blooms está disponível no Viki.

6 – My Unfamiliar Family

My Unfamiliar Family é um drama da tvN e conta a história de uma família que está se despedaçando aos poucos e que possui uma relação próxima à de estranhos que vivem em uma mesma casa, escondendo segredos e não conhecendo de verdade um ao outro.

Este é um dos melhores doramas do ano e é, infelizmente, um dos mais subestimados também. O enredo é poderoso, e é responsável por destacar o programa das outras produções de 2020, que combinado com a qualidade das atuações do elenco, entrega um dos melhores dramas familiares da indústria do seguimento.

Um dos destaques da trama é a abordagem da homossexualidade, que não é muito comum em obras sul-coreanas devido ao moralismo e forte cultura tradicionalista, mas nesta produção foi feita de forma coerente e sem generalizações caricatas observadas em outros doramas que também trazem o tema. As tramas de todos os personagens carregam histórias com bom desenvolvimento e no final se convergem, proporcionando episódios chocantes e de alta qualidade, com um final incrível.

My Unfamiliar Family está disponível no serviço de streaming Viki.

7 – The King: Eternal Monarch (O Rei Eterno)

The King: Eternal Monarch é um dorama da tvN que também foi transmitido pela Netflix. Neste drama, Lee Gon (Lee Min Ho), é o terceiro imperador coreano de sua geração e governa o Reino da Coréia, um mundo alternativo. Durante um passeio, ele se vê transportado para a República da Coréia, onde encontra Jung Tae Eul (Kim Go Eun), com quem se une para derrotar os criminosos, mas também fechar a porta entre seus dois mundos e impedir que colapsem.

The King foi um drama controverso e que causou muito debate no círculo de pessoas que acompanham doramas, pois para muitos foi uma grande decepção. Toda essa expectativa vem do fato da roteirista e criadora do dorama, Kim Eun-sook, ter feito doramas muito aclamados e de sucesso de público em anos anteriores, como é o caso de Goblin, considerado por muitos um dos melhores doramas de todos os tempos. Assim, o público em geral ficou esperando uma nova obra-prima.

Analisando The King como um todo, o drama merece estar na lista de melhores doramas do primeiro semestre de 2020, pois apesar de toda a expectativa, entregou uma história de qualidade, com personagens interessantes e um desfecho satisfatório. O que destaca este drama dos outros lançamentos de 2020 é a sua produção, digna de um filme de hollywood. As caracterizações dos dois mundos, os figurinos e a cinematografia mostram The King como uma obra muito bem planejada, que no final foi vítima das altas expectativas de um público que não superou outras produções do passado. O elenco de peso também entregou atuações incríveis, com Kim Go Eun se destacando e roubando a cena em momentos de tensão.

The King: Eternal Monarch está disponível na Netflix.

8 – Hi Bye, Mama!

Hi Bye, Mama! conta a história de Cha Yu-ri, que é uma fantasma desde que morreu em um trágico acidente. Através de um projeto de reencarnação, ela tem a possibilidade de se tornar humana novamente, se conseguir voltar ao seu lugar dentro de 49 dias. No entanto, seu marido agora está casado novamente.

Hi Bye, Mama! é definitivamente uma das produções mais emocionantes do ano. Se você procura uma série para dar risada e chorar, este é o dorama que você precisa assistir urgentemente e por isso ele merece uma posição na lista. Kim Tae-hee rouba a cena durante toda a história, mostrando o melhor de sua atuação e emocionando à todos.

Hi Bye, Mama! está disponível na Netflix.

9 – Where Your Eyes Linger

Aqui acompanhamos a história de Tae Joo, um herdeiro rico que sempre arranja confusão por onde passa e seu guarda-costas e melhor amigo de Gang Kook, que além de ser um ótimo lutador está sempre por perto para o livrar de enrascadas. Por conta da convivência, um deles acaba desenvolvendo sentimentos que vão além da amizade e precisa aprender a lidar com isso.

Where Your Eyes Linger usa de sutileza e simplicidade para contar essa história de descobertas, principalmente por se tratar de uma temática totalmente nova em meio ao conservadorismo sul-coreano. A produção apesar de curta (composta por oito episódios de 10 a 15 minutos) teve grande visibilidade por ser o primeiro drama BL sul-coreano, a partir disso, novas produções começaram a surgir com a temática LGBTQIA+.

Where Your Eyes Linger está disponível no serviço de streaming Viki.

10 – Dinner Mate

Dinner Mate foi um drama controverso, seu enredo iniciou de forma animadora, chamou bastante atenção por causa da atriz Seo Ji‑hye e do sucesso de Crash Landing On You (ou Pousando no Amor), mas houveram umas situações bem decepcionantes no roteiro a partir da metade do drama. Mesmo assim, merece um lugar nessa lista e recomendamos para que tirem as próprias conclusões.

Baseado no webtoon “Do you want to have dinner together?”, o enredo conta a história de um homem e uma mulher que tem seu primeiro encontro por coincidência em um restaurante. Após um jantar – onde não falam nomes e nem trocam contatos -, eles voltam a se encontrar e percebem que o destino gosta de uni-los, por isso, decidem jantar juntos todas as vezes que se encontrarem. Isso acaba acontecendo com mais frequência do que eles imaginavam e assim passam se conhecer melhor através de seus jantares.  

Dinner Mate pode ser encontrado em fansubs.