Gregório Duvivier vive João em "Hipocondríaco", primeiro episódio de 5X Comédia do Amazon Prime Video | Crédito: Captura de Tela / YouTube

O Amazon Prime Video lançará na próxima sexta-feira, 26, a sua primeira série de ficção nacional: 5X Comédia. A antologia episódica é uma adaptação da peça de teatro homônima que fez sucesso na década de 1990 e ganhou uma nova roupagem em 2016 por Monique Gardenberg. Na manhã desta quarta-feira, à convite do Amazon Prime Video, a Matinê acompanhou a coletiva de imprensa que antecede o lançamento do programa.

A conversa contou com a presença de Monique Gardenberg, criadora da série, Malu Miranda (head de conteúdo Original Amazon no Brasil), Gregório Duvivier e Gabriel Godoy, estrelas dos primeiros episódios. 5X Comédia terá cinco capítulos, cada um com cerca de 25 minutos de duração. Gravado de forma remota, o programa contará histórias do isolamento social, fazendo um retrato da realidade vivida pelos brasileiros desde que o novo coronavírus chegou ao país. “A gente achava que era muito importante retratar o momento que a humanidade está passando, e esse registro fica para sempre”, afirmou Malu Miranda.

Além de ser parte do tema central, a pandemia também foi o grande desafio da produção. Monique Gardenberg contou que a produção mobilizou todos os setores da equipe. Do time de maquiagem, passando pela parte de som e fotografia, tudo foi realizado por meio de vídeo chamada em aplicativos como Zoom e Skype. “É um desafio criar algo para ser filmado remotamente”, admitiu Gardenberg ao falar da experiência. As filmagens, vale ressaltar, foram feitas por quem convive com o elenco em suas casas.

Ao longo da conversa, foi debatida a decisão de abordar a pandemia como tema da série. Para Monique Gardenberg e os colegas de produção presentes, o assunto e os retratos do atual momento serão recorrentes no audiovisual por um tempo. “A maneira como você lida com eles (os temas) que é o importante, e para mim esse foi o maior desafio”, afirmou a criadora de 5X Comédia.

Coletiva de imprensa da série 5X Comédia do Amazon Prime Video | Crédito: Captura de Tela

Embora seja essencialmente uma série de humor, 5X Comédia assume um papel social ao abordar com leveza situações que as pessoas já viveram durante a quarentena. “Falar de pandemia é uma maneira de falar de solidão, solidariedade, família, amor e morte”, disse Gregório Duvivier. Sobre a sua experiência com a quarentena, o ator e comediante ainda afirmou que “a pandemia nos proporciona diariamente uma montanha-russa de emoções”.

Ainda sobre esse papel que 5X Comédia se atribui, de, além de divertir, mostrar a verdade e conscientizar, Gabriel Godoy, um dos protagonistas do segundo episódio, comentou: “conseguir de uma forma cômica e leve dar uma porrada de reflexão, eu acho sensacional. Vai ser muito rico e muito importante as pessoas verem (a série) e pensarem”. Duvivier ainda ressaltou um ponto importante sobre o retrato feito pela série: “as histórias falam de seres humanos, são histórias de pandemia, tem muitas pandemias dentro da pandemia e muitas quarentenas dentro da nossa quarentena”.

Três casas diferentes para uma história

O primeiro episódio de 5X Comédia é gravado de três locais diferentes. Um deles é a casa da mãe de Gregório Duvivier, que serve de palco para o isolamento de João, um personagem completamente paranoico que faz a família viver em diferentes cômodos da mesma casa. A esposa é interpretada por Katiuscia Canoro, que capta suas cenas em casa com filho. Em uma publicação no Instagram, a atriz comemorou a primeira cena gravada com o garoto – veja aqui. O mesmo acontece com Guida Vianna, que realiza as suas cenas diretamente do lar ao fazer a mãe de João.

A Matinê já assistiu aos dois primeiros episódios de 5X Comédia. O primeiro, intitulado de “Hipocondríaco” é um retrato tragicômico de três situações recorrentes da pandemia: uma pessoa com muito medo do vírus, que eleva os cuidados a proporções gigantescas; outra que não aguenta mais ficar em casa; e uma mãe que precisa cuidar do lar e do filho enquanto sente falta da normalidade da vida com a qual era acostumada.

Com este cenário, a produção precisou ter cuidado com os elementos de cenas. “No episódio do hipocondríaco, nós mandamos os mesmos elementos para as três casas”, contou Monique Gardenberg. Neste capítulo, por fazerem um isolamento bastante radical, os personagens levam comida um para o outro e deixam uma bandeja na frente da porta dos quartos. Por isso os objetos de cena – como prato, copo e talheres – precisavam ser iguais para a construção de continuidade que fazia de três casas uma só.

“Criar dramaturgias que transcendessem a casa do ator”

O segundo episódio de 5X Comédia, intitulado “Colapso”, traz Rafael Portugal como o porteiro de um condomínio de luxo, enquanto Gabriel Godoy vive um morador do prédio que não se preocupa com a pandemia, só com o fechamento do comércio. Samantha Schmütz, que também participa deste capítulo, faz a esposa de Portugal, uma costureira que vende máscaras de tecido para aliviar as despesas de casa.

O arco deste episódio mostra uma visão da crescente desigualdade social no Brasil, onde os mais ricos seguem isolados em suas casas, enquanto os moradores das periferias continuam trabalhando e tentando sobreviver aos desafios econômicos impostos pela pandemia. E ao contrário do primeiro capítulo, onde o enredo tenta mostrar pessoas em uma mesma casa, “Colapso” acompanha o seu protagonista em mais de um local. Mesmo assim, tudo foi filmado na casa de Rafael Portugal.

Segundo Monique Gardenberg, para realizar a série de forma totalmente remota, era necessário mexer com artifícios do cinema e “criar situações críveis”. “Você imaginar que o Rafael Portugal nunca saiu da casa dele, enquanto ele (personagem) estava em um hospital, foi um pouco da nossa viagem. Criar dramaturgias que transcendessem a casa do ator, esse foi o desafio”, contou a diretora. Na coletiva, a criadora de 5X Comédia ainda compartilhou mais um fato curioso dos bastidores do programa: “passei cinco semanas sem sair do meu quarto e dirigi uma série”.

Mais séries brasileiras no Amazon Prime Video

Na frente da produção de conteúdo Original Amazon, Malu Miranda respondeu diretamente uma das perguntas enviadas pela Matinê. O site questionou a head da Amazon no Brasil sobre o futuro das séries nacionais na plataforma. A seguir, leia a pergunta e a resposta completas.

Com a estreia de 5X Comédia, o Amazon Prime Video começa a expandir o conteúdo brasileiro no seu catálogo, é possível dizer que junto desta série e com os outros anúncios já realizados (como o de Manhãs de Setembro, Dom e Sentença) o serviço de streaming inicia uma nova era no Brasil?

Malu Miranda: “Eu estou muito animada, até numa pandemia, no momento em que todo mundo tem que ficar em casa, a gente consegue produzir e criar, isso é um grande alívio. A gente tem muitos planos no Brasil, já anunciamos 10 temporadas de séries diferentes, estamos em plena atividade há algum tempo. 5x Comédia é o primeiro, mas a gente já estava filmando várias coisas e eu acho que o grande mérito dessa série era a urgência desse tema. A gente tem muita coisa para fazer, o Brasil é um país muito grande, com uma pluralidade extensa, e nossos planos são de falar para todo o Brasil e de todo o Brasil, a gente conseguiu realizar projetos em várias regiões do país, e isso é importante”.

Rafael Portugal interpreta o porteiro de um condomínio de luxo no segundo episódio de 5X Comédia do Amazon Prime Video | Crédito: Captura de Tela / YouTube

Além do lançamento de 5X Comédia, o Amazon Prime Video pretende lançar mais duas séries brasileiras em 2021: Sentença, programa de seis episódios protagonizado por Camila Morgado, e Desjuntados, uma comédia de sete episódios (Malu Miranda e Gabriel Godoy, inclusive, estavam no Uruguai finalizando as filmagens deste título). Outro movimento destacado pela fala da head de conteúdo da Amazon, é que a anunciada Lov3 começará suas gravações nas próximas semanas.

Junto com Lov3, as séries Manhãs de Setembro e Dom também foram anunciadas pelo Amazon Prime Video e em breve devem ganhar novidades. Enquanto isso, o reality Soltos em Floripa e o documentário Tudo ou Nada: Seleção Brasileira são os únicos integrantes brasileiros Originais Amazon no catálogo da plataforma.

Na próxima sexta-feira, 26, 5X Comédia será o terceiro título brasileiro da plataforma. Além dos já citados Rafael Portugal, Gabriel Godoy, Gregório Duviver, Samantha Schmütz, Katiuscia Canoro e Guida Vianna, o elenco ainda conta com Martha Nowill, Roberta Rodrigues, Thati Lopes e Yuri Marçal. A produção é assinada pela Dueto Produções e ViacomCBS. E além de Monique Gardenberg, a direção dos episódios também traz Charly Braun, Pedro Coutinho e Rafael Primot.

Assista ao trailer de 5X Comédia

COMPARTILHAR
Criador da Matinê, está no 6º semestre do curso de jornalismo no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter. Aqui escrevo sobre filmes e séries a partir da minha perspectiva de mundo, sem medo de mostrar a todos o meu entendimento pessoal daquilo que assisto. O debate de pontos de vistas diferentes é livre, e sempre bem-vindo.