Gabriel Leone vive Pedro Dantas na série 'Dom" | Crédito: Divulgação / Amazon Prime Video

Baseada em fatos reais, Dom é mais uma série brasileira que estreia no Amazon Prime Video. Com lançamento marcado para a próxima sexta-feira, 4 de junho, o seriado teve uma coletiva de imprensa realizada no dia 25 de maio. Estavam presentes o diretor e showrunner Breno Silveira (Entre Irmãs, Gonzaga – de Pai pra Filho), a head de conteúdo original da plataforma Malu Miranda, os protagonistas Gabriel Leone e Flavio Tolezani, e as atrizes Raquel Villar e Isabella Santoni.

Com a pós-produção realizada de forma remota, Dom encerrou suas gravações em março de 2020, um dia antes do Rio de Janeiro fechar tudo por conta da pandemia. A série segue a história de Pedro Dom, um notório assaltante de condomínios de luxo da capital carioca.

Durante a conversa, Breno Silveira contou que há 12 anos o pai do criminoso o procurou para falar da sua história e a do filho. Enquanto ouvia o relato, o cineasta sentiu que “essa história é muito ímpar” e sobre ela comentou: “São dois lados da mesma moeda, os dois eram viciados em adrenalina, tinham coisas muito fortes nos seus caminhos, um era policial e o outro era bandido”.

Abordando temas como vício em drogas e a guerra contra o narcotráfico no Rio de Janeiro, Dom consegue ir além, como disse Breno Silveira: “Não é uma história de narcotráfico, quem acompanhar vai conseguir entender o tamanho dela”.

Com toda a carga emocional que envolve a adaptação de uma história real, Breno Silveira e sua sala de roteiristas tinham um grande desafio nas mãos: organizar todas as informações coletadas em diversas entrevistas e o material levantado para a confecção do seriado. O diretor explicou que “a vida não faz sentido, mas o roteiro precisa fazer”.

Pensando nisso, era necessário que Dom fosse não apenas uma adaptação das histórias da vida de Luiz Victor Lomba e Pedro, mas também uma ficção imersiva para o público. “Roteirizar é entender que o espectador precisa de curvas, de ganchos, o desafio é entender como isso se torna um bom roteiro”, afirmou Breno Silveira.

Cenários reais

Flavio Tolezani como Victor Dantas em cena da série ‘Dom’ | Crédito: Divulgação / Amazon Prime Video

O trabalho de Breno Silveira na direção foi dividido com Vicente Kubrusly. Juntos, comandaram as câmeras em cenários reais. Na coletiva, o showrunner explicou que eles não filmaram em estúdio. “Eu odeio estúdio, nunca filmei em estúdio”, disse Silveira. Ele ainda ressaltou que as locações contribuíram para o trabalho dos atores e para criar uma “realidade ímpar” no seriado.

Segundo Breno Silveira, foram 170 locações e 164 atores e atrizes envolvidos nas filmagens. “É tudo muito grande, tem cena filmada na Bahia, em Recife e João Pessoa para formar uma cena só”, revelou o criador de Dom.

Intenções e expectativas

O Amazon Prime Video faz boas apostas para o lançamento de Dom. A série foi traduzida em 30 línguas e será distribuída em mais de 200 países. “A expectativa dentro do Amazon Studios é de que seja um grande sucesso”, afirmou a head de conteúdo original Malu Miranda.

Por outro lado, Breno Silveira aposta em uma experiência emocional para os espectadores. “Todas as minhas histórias falam de laços, eu gosto de emocionar as pessoas, se uma pessoa não se envolve com meu trabalho eu fico maluco”, afirmou bem-humorado.

Os assinantes do Amazon Prime Video poderão conferir os oito episódios de Dom a partir desta sexta-feira, 4 de junho. Cada capítulo tem duração de 1h, aproximadamente.

Assista ao trailer de Dom

COMPARTILHAR
Sou jornalista, fundador e editor da Matinê Cine&TV. Escrevo sobre cinema e séries desde 2014. No jornalismo tenho apreço pelo cultural e literário, além de estudar e trabalhar com podcasts. Além dos filmes e séries, também gosto de sociedade e direitos humanos.