imagem de Um Filme Minecraft
Da esquerda para a direita: Emma Myers como Natalie, Danielle Brooks como Dawn, Sebastian Hansen como Henry e Jason Momoa como Garrett em cena de 'Um Filme Minecraft', em cartaz nos cinemas a partir desta quinta-feira. | Imagem: Cortesia da Warner Bros./© 2025 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved.
Publicidade

Um dos jogos mais famosos dos últimos anos, que reúne milhões de usuários ativos no mundo, trilhou o caminho comum dos games e agora tem um filme para chamar de seu. Um Filme Minecraft estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, levando o público familiar para embarcar no seu universo de criatividade.

O jogo Minecraft baseia-se em um mundo aberto, onde os jogadores podem fazer o que quiserem. Não há uma história a ser seguida e muito menos uma missão que deve ser cumprida. Apesar disso, existem diferentes modos dentro desse universo, onde os players podem encontrar algum compromisso, como sobreviver ou superar desafios.

Com isso, a tarefa do diretor Jared Hess era dar vida à história criada pelo grupo de roteiristas (Chris Bowman, Hubbel Palmer, Neil Widener, Gavin James e Chris Galletta). O roteiro, escrito por muitas mãos, aposta no básico das histórias comuns. Desta forma, Um Filme Minecraft nada mais é do que um filme de estúdio.

A partir disso, o filme deixa muito claro o seu descompromisso com a lógica. Um Filme Minecrafrt não é o tipo de longa-metragem do qual se espera algo além de leveza e diversão. Do visual colorido à linguagem fácil e cheia de jargões bem-humorados do mundo digital, a adaptação cinematográfica do jogo direciona-se totalmente ao público jovem, em especial, crianças e adolescentes que jogam o game.

Em sua história, o filme acompanha um grupo de quatro pessoas levadas para o mundo superior, uma espécie de paraíso cubico onde o que vale é a imaginação. Composto por Garrett (Jason Momoa), Henry (Sebastian Hansen), Natalie (Emma Myers) e Dawn (Danielle Brooks), o grupo precisará lutar com zumbis e outras ameaças desse novo universo para voltar ao mundo real. Para isso, eles contam com a ajuda de Steve (Jack Black), um homem que habita as terras cubicas há bastante tempo.

imagem de Um Filme Minecraft
Da esquerda para a direita: Jack Black como Steve, Jason Momoa como Garrett e Sebastian Hansen como Henry em cena de ‘Um Filme Minecraft’. | Imagem: Cortesia da Warner Bros./© 2025 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved

Na tela do cinema, Um Filme Minecraft é bem resolvido visualmente. Sem parecer tosco, o longa-metragem insere o expectador dentro do universo do jogo de maneira crível. Com isso, o roteiro, que opta pelo didatismo e exposição, explica facilmente as mecânicas do mundo Minecraft e de como a história aplica elas em sua narrativa.

Ao bem da verdade, Um Filme Minecraft explora pouco as possibilidades criativas que o jogo proporciona. O longa-metragem desenvolve grandes construções e mostra que a combinação de diferentes elementos pode ser utilizada para a construção de diferentes tipos de objetivos para inúmeras finalidades. No entanto, tudo o que é criado serve apenas pela narrativa do filme.

Com isso, o roteiro, escrito por um grupo de autores com currículo em produções infantis, direciona os seus esforços para estabelecer o básico de uma história digna de Sessão da Tarde. Conflitos se estabelecem com simplicidade, dramas pessoais são expostos nos personagens da mesma forma em que suas personalidades cumprem papéis específicos na trama.

Se fosse levado a sério, talvez Um Filme Minecraft poderia ser considerado um dos piores títulos do ano. No entanto, como levar a sério um longa-metragem que assume seu compromisso com a diversão da audiência? É por isso que o longa-metragem é um filme de estúdio totalmente direcionado ao grande público.

Um Filme Minecradft é uma união de conceitos simples, sua história possui amarrações o suficientes para conduzir o encontro dos personagens, traçando objetivos e conflitos com uma jornada de superação. Não há grandes mensagens no filme. Embora existam, elas apresentam pouca profundidade. O que a adaptação de Jared Hess realmente quer é divertir as pessoas que assistirem ao longa-metragem. E, no fim, isso não faz mal a ninguém.

Assista ao trailer de Um Filme Minecraft

– Siga a Matinê nas redes sociais: InstagramThreadsFacebookTikTokYouTube.

COMPARTILHAR
Sou jornalista, fundador e editor da Matinê Cine&TV. Escrevo sobre cinema e séries desde 2014. No jornalismo tenho apreço pelo cultural e literário, além de estudar e trabalhar com podcasts. Além dos filmes e séries, também gosto de sociedade e direitos humanos.
[fbcomments]