Filmes Clássicos

Texto de Naianne Mesquita

Tem alguns filmes que são praticamente obrigatórios para quem se considera um cinéfilo, mas também tem aqueles que não tem tanto tempo disponível né? Então, como o feriado de Páscoa vem aí, o Matinê resolveu preparar uma lista com filmes clássicos do cinema que são meio… longos!Muito longos!

Vamos a lista!

Cleópatra – 1963 (4h e 03min)

Cleopatra

Com pouco mais de 4h você carimba Cleópatra no seu currículo de filmes clássicos. O longa memorável, com Elizabeth Taylor no papel principal foi um dos mais caros para época, revolucionário por diversos motivos, dentre eles figurino, fotografia e roteiro. A produção conta a história de Cleópatra, rainha do Egito. Seus relacionamentos com Júlio César e Marco Antonio e toda a relação de poder existente na época.

Hamlet – 1996 (4h e 02min)

hamlet

Esse vai te prender na cadeira por 4h e 2 min. A primorosa adaptação da tragédia escrita por Shakespeare é daquelas que te dá orgulho de já ter assistido. A história é do príncipe dinamarquês Hamlet, que ao retornar para casa após terminar seus estudos encontra seu tio casado com sua mãe e assumindo o trono do falecido pai. Hamlet então encontra o espírito do ex-rei que clama ao filho por vingança contra a “serpente” que tirou dele sua vida, sua esposa e seu reino. A partir daí começa uma das historias de vingança mais famosas do mundo.

Era Uma Vez na América – 1984 (4h 11min)

Era Uma Vez na América

Para quem curte filmes sobre a máfia essa é uma excelente pedida. Do diretor Sergio Leone e estrelada por Robert De Niro. A obra conta a história de dois amigos judeus que se conhecem desde criança e faziam pequenos delitos pelas ruas de Nova York. Os meninos crescem e se tornam respeitáveis mafiosos, a amizade perde a força e os dois se tornam rivais. O filme conta com uma boa dose de drama e grandes reviravoltas. Vale a pena assistir.

E o vento levou – 1939 (3h 46min)

e-o-vento-levou

Esse não precisa nem de explicação né? O filme conta o romance de Scarlet O’Hara e Rhett Butler. Entre idas e vindas, amor e ódio, toda a história é ambientada ao fundo da Guerra Civil Americana. Super clássico com várias cenas e diálogos memoráveis.

A Lista de Schindler – 1993 (3h 15min)

A Lista de Schndler

A história emocionante de como um membro do Partido Nazista conseguiu salvar mais de mil judeus. Oskar Schindler (Liam Neeson) é um famoso empresário alemão muito bem relacionado que emprega mais de mil judeus na sua fábrica afim de livrá-los do Campo de Auschiwitz. O filme termina com uma bonita cena de gratidão.

Essa foi a nossa lista de cinema dessa semana, trazendo grandes clássicos da história do cinema.