Imagem: Variety
Imagem: Variety

“Não é por que não está acontecendo aqui que não está acontecendo”

Esse mês de Julho começou encantando o Matinê Cine&TV. O motivo? Simples: a Editora Intrínseca, lançou a Pax, da autora Sara Pennypacker e com ilustrações de Jon Klassen.

Fomos presenteados com a linda história de Peter e sua inseparável raposa Pax, um lindo animal órfão, que foi resgatado pelo menino, ainda filhote. Tudo parecia bem, mas a guerra chegou até eles, o pai do garoto é convocado para servir em batalha e o obriga a devolver Pax a natureza. Depois da separação difícil e dolorosa, Peter percebe que não pode viver sem sua raposa, e embarca em uma jornada solitária e cheia de surpresas para recuperar a amiga. Enquanto isso, mesmo não desistindo de esperar seu amigo, Pax começa a viver suas próprias aventuras e descobertas.

As primeiras páginas do livro, já transmitem a intensidade da relação entre os dois. É impossível não ficar com o coração apertado quando Pax relata não estar entendo a atitude do amigo no dia em que ele à abandonou. É lindo ver o amor dos dois, fica tão claro a importância de um para o outro, logo no início a raposa já se refere a Peter como o “seu menino” (lindo, não acham?).

Nós só tivemos uma pequena amostra dessa história maravilhosa, e já ficamos apaixonados. Prometendo emocionar e fazer você refletir sobre a amizade e o amor, Pax, aborda relações familiares, a relação homem, ambiente e os perigos que carregamos dentro de nós mesmos.

Com uma leitura agradável, você não vai se arrepender em acompanhar essa jornada, onde Peter para reencontrar sua raposa, terá que domar sua natureza feroz, e a raposa descobrirá a liberdade e o perigo do mundo selvagem, enquanto espera seu amigo encontra-la.

Estou encantada pela história, e não vejo a hora de fazer a resenha completa do livro. Quem tiver a oportunidade de prestigiar essa obra maravilhosa, experimente e depois comente com a gente. Podem esperar que logo, logo, Pex volta a aparecer aqui no Matinê Cine&TV.