Imagem: Adoro Cinema
Imagem: Adoro Cinema
Imagem: Adoro Cinema

O diretor Oliver Stone, vencedor de 3 Oscars, fez sua estreia na San Diego Comic-Con, trazendo o painel de seu novo filme: Snowden. O longa irá retratar os acontecimentos polêmicos promovidos por revelações de arquivos de espionagens da NSA.

O painel que deveria trazer materiais e novidades do longa, acabou tomando rumos mais sérios e abriu uma grande discussão política no evento. Além de Stone, estavam presentes o ator e protagonista Joseph Gordon-LevittShailene Woodley e Zachary Quinto, que interpretará o jornalista Glenn Greenwald. A história vai mostrar como tudo que foi noticiado pela imprensa mundial realmente aconteceu, como tudo se desenvolveu até o escândalo vir a tona.

O assunto foi tratado com tanta seriedade que sobrou um puxão de orelha até para a febre do momento, o recente jogo Pokemon Go. Segundo o diretor, o jogo do momento elevou o nível da espionagem, “Trata-se de um novo patamar de invasão. Eles (as empresas de tecnologia) estão capturando dados de cada pessoa nesta sala. É disso que se trata ‘Pokémon Go’,”.

Lógico que os atos de Snowden foram citados durante o painel, e em relação a isso toda a equipe que estava presente se mostrou favorável as ações do ex-agente. Ainda relembraram que o delator vive exilado na Rússia, e se pisar em algum outro país corre o risco de ser preso e deportado para os EUA.

Continuando sobre as ações de Snowden, Oliver Stone ainda declarou: “Snowden  é uma história maior do que a vida dele e do que está acontecendo agora, sob nossos narizes e isso afeta a maioria de vocês.“, disse em tom sério. 

O tema do filme traz de volta toda a polêmica que foi o assunto a alguns anos e por isso, Stone, revelou que o projeto foi recusado por inúmeras produtoras, mas conseguiu apoio financeiro na França e na Alemanha. Quem se interessou pelo projeto foi a distribuidora (doméstica) Open Road, a mesma foi responsável pelo vencedor do Oscar deste ano, Spotlight – Segredos Revelados.

Stone foi o centro das atenções do painel, já que a iniciativa do projeto foi toda dele. Em janeiro de 2014 o diretor encontrou pela primeira vez o ativista em Moscou, onde reside até o momento. Sobre Snowden (pessoa) o cineasta declarou: “Eu o conheci em condições de sigilo. Ele estava passando por um período doloroso, e eu o achava muito firme e forte. Ele nunca murcha na frente da oposição. Ele só fica mais forte.”  e depois acrescentou, “Ele ainda é um mistério. Fomos tão longe quanto podíamos, e ele colaborou com a gente (mas) há coisas que não sabemos, coisas que ele possa revelar um dia...”.

Joseph Gordon-Levitt também viajou até Moscou para conhecer o ex-agente, já que o ator estará interpretando o próprio Snowden no filme, e a primeira impressão que teve foi que Snowden é muito educado. Depois o ator revelou que se surpreendeu com as declarações otimistas dele, “Ele é extremamente otimista sobre a tecnologia e o futuro, e como a tecnologia pode melhorar o estado da democracia e o estado da raça humana.“.

Antes de finalizar o painel um membro da platéia perguntou ao diretor do longa qual o pensamento dele sobre Pokemon GO, e a resposta de Stone foi bem severa, chamando o jogo de “um novo nível de invasão” e afirmou que a tecnologia usada no game é uma forma de “totalitarismo“.

Para mais informações sobre a San Diego Comic-Con continue acompanhando o Matinê Cine&TV, estaremos atualizando o site constantemente com novas informações do evento.

Snowden ainda não tem previsão de estreia no Brasil, e o trailer exibido no painel do filme na San-Diego Comic-Con você assiste logo baixo.

Fontes: UOL Cinema, The Hollywood Reporter.

https://youtu.be/5wCDvx2VCxA