Imagem: TMDB

 

Imagem: TMDB
Imagem: TMDB

Lançado pela primeira vez em 1963, Onde Vivem os Monstros é a obra mais notável de Maurice Sendak. O livro que conta as aventuras de Max, um garoto travesso, que após uma briga com a mãe começa a fantasiar um mundo fantástico. Sendo uma das obras mais importantes da literatura infantil americana já vendeu mais de 19 milhões de cópias pelo mundo.

O sucesso e admiração renderam a Onde Vivem os Monstros uma adaptação animada pelas mãos de Gene Deietch (O Marinheiro Popeye) e um live-action em 2009 pelo inventivo diretor Spike Jonze (Ela, Quero Ser John Malkovich).

A direção de Spike Jonze é primorosa e a fotografia de Lance Acord é belíssima. O filme tem uma delicadeza que sabe mexer com espectador. Alguns podem enxergar nele um filme sobre uma criança rebelde, outros uma metáfora sobre crescimento. A compreensão da história pode ser difícil, mas tente entender Maurice Sendak, o autor da obra original.

Lançado em 2009 na HBO, Converse com Elas: Um Retrato de Maurice Sendak é um documentário de apenas 40 minutos, que tenta entrar na mente de Sendak. Jonze retira dele memórias de infância e as passagens difíceis de sua vida, como sua relação não saudável com a família. É profundo e em quarenta minutos deixa o coração triste e desolado.

Leia também: Dica da Semana – ‘Verdades e Mentiras’ de Orson Welles

Não é comum a indicação de dois filmes aqui na Dica da Semana, mas hoje é preciso porque Onde Vivem os Monstros não é só um livro infantil. Ele é mais do que isso, pois traz um peso enorme para a cultura e nomes que precisam ser lembrados eternamente como James Gandolfini e o próprio Maurice Sendak. Seja nas páginas do livro ou na tela do cinema.