Com direção de David Frankel, Beleza Oculta traz um elenco de peso aos cinemas, integrado por Will SmithKate Winslet, Helen MirrenEdward Norton, Keira Knightley, Michael Peña, Naomie Harris e Jacob Latimore. O longa poderia ser o novo “À Procura da Felicidade” para Will Smith, mas para a crítica americana o grande elenco não consegue salvar um filme ruim.

No longa Will Smith interpreta um publicitário bem sucedido em Nova York, mas após perder a filha ele começa a escrever cartas para o tempo, o amor e a morte. Assim ele tenta se conectar ao universo e buscar respostas pela morte da filha. Segundo o EW (Entertainment Weekly), Beleza Oculta se resume em “horrivelmente assustador” e as impressões dos principais críticos especializados dos EUA foram as mais negativas possíveis. Jude Dry do IndieWire afirma que Beleza Oculta é um desperdício de talento e resume o filme em “Will Smith chorando em uma bicicleta por duas horas“. Veja:

Jude Dry (IndieWire)

Ver Smith interpretar um pai fracassado chama a atenção pela semelhança com À Procura da Felicidade, o filme de 2006 que rendeu a Smith uma nomeação ao Oscar naquele ano. Esse filme, pelo menos, abordou com um objetivo nobre a verdadeira história de um homem lutando para sair da pobreza e da falta de moradia. Com uma maneira bizarra, Whit (Edward Norton) e sua equipe falam sobre números e dinheiro, fazendo de a Beleza Oculta apenas mais uma história sobre pessoas ricas mimadas“.

Owen Gleiberman (Variety

O problema com a Beleza Oculta, entretanto, não é os atores. É o filme em si, que mantém empilhando os dispositivos até que eles se tornem pesados. Uma década atrás, em À Procura da Felicidade, Will Smith provou que ele tinha o material necessário para fazer um personagem autêntico, mas em Collateral Beauty (título original), quando ele fica todo vermelho e vai as lágrimas, o ator mostra que toda a experiência do filme de sofrimento é apenas projetada. Em vez de usar seu enredo de decepção metafísica como um condutor para uma emoção genuína, ele apenas se empurra ainda mais, sugerindo que há uma razão secreta para que Helen Mirren, Kiera Knightley e Jacob Latimore são tão bons em liderar Smith, o herói ferido, a um lugar melhor.

David Rooney (The Hollywood Reporter)

Mesmo se não tivesse chegado logo depois de Manchester By the Sea, o drama sinfônico de Kenneth Lonergan sobre um pai emocionalmente aleijado pela perda da filha, Beleza Oculta pareceria um pornô tolo de Hollywood de alto conceito. Isso não quer dizer que as estrelas de David Frankel (diretor) não trabalham em seus próprios termos de manipulação, espalhando seu rastro de sentimento e de inspiração com finessè técnica e alguma atuação decente contra o cenário pitoresco de Nova York nos feriados. O público despreocupado com seus níveis de açúcar pode comê-lo.

Peter Bradshaw (The Guardian)

Esse cenário dramático é horrivelmente assustador, criou-se uma atmosfera de Chernobyl de sentimentalismo manipulador, completada com um final que M. Night Shyamalan poderia rejeitar por ser muito ridículo. Este não é um filme de Frank Capra. É uma alfabetização emocional pornô, como um bestseller que aspira auto-ajuda escrito por Keyser Söze. No final, eu gritei como os ursos polares quando eles ficam com suas línguas congeladas por causa do gelo.

Dan Callahan (The Wrap)

Um elenco de estrelas submete-se ao flagrante abuso de atores em Collateral Beauty, que é tão coxo quanto seu título. Parafraseando Groucho Marx, este é um filme onde assistimos Will Smith, Edward Norton, Kate Winslet, Helen Mirren, Naomie Harris, Keira Knightley e vários outros atores finos furam a si mesmos para que possamos ver a seiva acabar.

Alan Scherstuhl (Village Voice)

Smith é realmente convincente como alguém que não quer estar lá. É o tipo de desempenho sério que às vezes você vê de Adam Sandler ou Robin Williams quando eles confundem “seriedade” por não nos dar nada.

Stephen Whitty (New York Daily News)

O resto dos atores só são passáveis, e Keira Knightley se transformou em uma paródia de si mesma – olhos perpetuamente largos e laterais, a boca ligeiramente aberta. Realmente, ela tem só uma expressão durante todo o filme: incrédula e embaraçada. Talvez essa tenha sido sua reação à leitura do roteiro pela primeira vez.

Beleza Oculta estreia em 26 de janeiro de 2017 no Brasil.