David Lynch é, sem dúvida, um dos maiores diretores da história do cinema. O cineasta, que dirigiu Cidade dos Sonhos (2001) – eleito por um grupo de crítico como o melhor filme do século 21 -, O Homem Elefante (1980), entre outros, confirmou que não irá fazer mais nenhum longa-metragem.

Há exatos 11 anos, Lynch dirigiu o seu último longa, Império dos Sonhos, e segundo o próprio diretor este foi realmente o seu último filme. De volta aos holofotes com o retorno da aclamada série Twin Peaks, Lynch foi entrevistado no Sydney Morning Herald onde falou sobre o momento do cinema atual.

“As coisas mudaram. Há filmes que não estão indo bem nas bilheterias, mesmo que sejam grandes filmes, e os que estão indo bem nas bilheterias não são o que eu gostaria de fazer.”, disse David Lynch na entrevista.

Depois, o diretor foi questionado de Império dos Sonhos seria, mesmo, o seu último filme e a resposta foi curta e direta: “Sim, é”. Recentemente, em entrevista ao The Independent, Lynch já havia falado que o estado do cinema atual “é uma imagem muito deprimente“, e ainda falou que “mesmo se eu tivesse uma grande idéia, o mundo é diferente agora.“.

“Infelizmente, minhas ideias não são o que você chamaria de ‘comercial’, e o dinheiro realmente comanda o barco nos dias de hoje. Então, eu não sei qual é meu futuro. Eu não tenho ideia do que vou fazer no mundo do cinema.”, disse Lynch ao The Independent.

Vendo por este ponto, o diretor não está errado em seus argumentos. E você, o que acha da decisão do diretor?