Os doramas tem ganhado o público brasileiro e nós da Matinê Cine&TV não poderíamos deixar de abordar esse novo gênero que tem conquistado o nosso território. Por isso resolvemos explicar o que é um dorama e apresentar algumas características para aguçar sua curiosidade.

De uma forma simplificada, doramas são novelas orientais com características de série, podendo ser considerado uma mistura dos dois. Eles podem ser baseados em animes, mangás (estilo live-action) ou não. Os doramas são classificados em grupos de acordo com o país de origem, por exemplo: K-Dramas são dramas de origem coreana,  C-Drama de origem chinesa, J-Dramas de origem japonesa, TW-Dramas de origem tawainesas, entre outros.

Além das classificações acima, os doramas podem ser: Escolar – envolvendo comédia, amizade e romance; Romance/Drama; Comédia – conhecidos por serem bem exagerados, no famoso estilo oriental; Épico/Ação – retratados em épocas passadas, geralmente nas dos príncipes e reis, havendo sempre muitas guerras; Terror/Fantasia – Deuses, fantasmas, videntes, vampiros, entre outros; Yaoi – dramas que tem como protagonistas casais homossexuais que vivem um romance, amadurecimento e escolhas.

Essas “novelas” coreanas são conhecidas por gostarem de fazer os personagens e o público sofrerem. Não no estilo “drama mexicano“, mas algo bem mais complexo. Por exemplo, é bastante comum o desenvolvimento e o desfecho dos doramas terem uma lição de vida ou fazerem você refletir sobre escolhas, amor, amizade e sacrifício. Por isso, existem muitas histórias que abordam traumas de infância, abusos, doenças sem cura, amores impossíveis e mortes inesperadas. Afinal, não só de drama viverá o dorama, mas este é o ingrediente principal, pois eles utilizam da sensibilidade e emoção para tratar assuntos pesados e contar histórias surpreendentes para conquistar o púbico.

Existem muitos doramas que despertam um misto de emoções, podendo causar lágrimas de tristeza, raiva e alegria, durante o desenvolvimento da sua história. Então, o romance pode surgir após a garota salvar um ônibus de cair da ponte, ou um Deus salvar a vida de uma criança que nem nasceu e futuramente será sua noiva, ou um vampiro que luta contra sua sede de sangue e precisa proteger sua humana, e até uma amizade de infância que virou amor após o destino ter separado o caminho dos dois. E alguns casos, não é preciso um romance para fazer uma produção de sucesso e qualidade.

Alguns dramas podem ser baseados nos fatos históricos ou nas lendas orientais, podendo ter como protagonista algum rei da uma dinastia, um deus, fantasma ou goblin, e utilizando do amor impossível entre algum humano e o ser mistico para contar uma história cheia de tragédias, desencontros e superação. E isso é interessante, pois normalmente eles baseiam o enredo em fatos históricos verídicos ou nas lendas originais do país, então acabam proporcionando um conhecimento base sobre a herança histórica da cultura oriental.

Outro fator interessante sobre os doramas, é a construção do romance entre os personagens, esse amor pode surgir lentamente, após 5 episódios de puro ódio entre as partes envolvidas ou da forma mais engraçada e inusitada possível. Mas o que diferencia totalmente os doramas é a inocência e a peculiaridade dos seus romances. Se um dorama tem 16 episódios, são horas de descobertas, pois quando ocorrem abraços, pegadas de mão ou o mocinho aparece sem camisa, há sempre uma situação de choque na mocinha que acredita que o contato físico deve ser feito só com o amor da sua vida. Então o primeiro beijo demora uma eternidade para acontecer e em alguns casos só acontece no episódio final. E isso acontece porque nos doramas o contato físico não é a parte mais importante do amor, os romances não são trabalhados em cima disso, mas abordam a confiança, sacrifico e amadurecimento das pessoas.

No entanto, nem todos os doramas funcionam assim. Recentemente algumas produções tem demonstrando cenas com beijos mais demorados e calientes, que acontecem com mais frequência e levam o relacionamento a um “outro nível” (com mais aspectos sexual, mas não tão explícito), porém, sem perder a essência da inocência e delicadeza que o romance necessita e merece, no caso dos doramas.

Outra curiosidade dos doramas, é que não há regra para a quantidade de episódios e a sua duração. Existem doramas de 3 a 5 episódios e outros que chegam de 10 até 52, 60 ou até mais episódios, sendo que eles podem ter de 23 minutos a uma hora de duração, tudo sem comercial. Por mais incrível que pareça, eles não cansam, pois geralmente o enrendo é envolvente e você nem percebe o episódio acabar, além de ficar na expectativa para as surpresas dos próximos capítulos e ansioso para saber como vai acabar. Inclusive, não há aquela preocupação de fazer sentido ou não, pois de acordo com a situação, as coisas mais absurdas se tornam normais.

Como assistir aos doramas no Brasil?

Quando se fala em “especializados no genêro” o DramaFever é a plataforma que você deve conhecer, seu catálogo é totalmente oriental, disponibilizando títulos de todos os países asiáticos, tanto de produções em andamento (lançando os episódios semanalmente) ou até os já finalizados. Realmente são muitos títulos, desde os mais antigos aos atuais. Outra plataforma que é disponibiliza, exclusivamente, dramas orientais é o Viki, que contém alguns dramas que estão também no DramaFerver. Essa coincidência acontece porque há  casos onde essas plataformas fazem produções originais ou compram os direitos de distribuição para outros países.

Recentemente, a Netflix tornou-se uma das grandes responsáveis por introduzir os doramas na lista de produções à serem assistidas pelo público, que ainda desconhecia esse tipo de gênero. Atualmente a plataforma disponibiliza em torno de 15 ou mais títulos orientais em seu catálogo – com uma produção original lançada, recentemente eles anunciaram um dorama original que deve ser lançado em 2018.

Então, se você ainda não assistiu nenhum dorama, nunca é tarde para começar. Nós da Matinê Cine&TV estamos abrindo uma sessão especial no site para falar, exclusivamente, de conteúdo oriental. Fiquem ligados para mais novidades.