Neste sábado, 12, foram anunciados os vencedores do Festival de Veneza de 2020, e Nomadland da cineasta chinesa Chlóe Zhao ganhou o Leão de Ouro (melhor filme). A história tem a pandemia do novo coronavírus como tema.
A diretora e Francis McDormand, protagonista do filme, apareceram por vídeo para receber o prêmio. “Muito obrigado por nos deixar vir a seu festival neste estranho, estranho mundo!”, disse McDormand para o público presente. Nomadland é um dos favoritos da atual temporada de premiações e deve aparecer no Oscar 2021.
Em Nomadland, Francis McDormand vive uma mulher de 60 anos que faz da sua van um lar e cai na estrada realizando trabalhos pelo caminho.
Veja o trailer:
Premiados do Festival
O júri deste ano, liderado pela atriz Cate Blanchett, escolheu dois vice-campeões que lavaram o Leão de Prata. Um dos filmes é Esposa de Um Espião, do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa; o outro foi para o longa-metragem mexicano Nuevo Orden, do cineasta Michel Franco.
A atriz Vanessa Kirby, conhecida pela série The Crown, ganhou o prêmio de Melhor Atriz pela atuação em Pieces of a Woman, primeiro filme em língua inglesa do diretor húngaro Kornél Mundruczó. Pieces of a Woman teve os direitos de distribuição comprados pela Netflix.
O prêmio de Melhor Ator ficou para o italiano Pierfrancesco Fabino, que estrelou Padrenostro, filme situado na década de 1970 que fala sobre a maioridade italiana durante um atentado terrorista. Outros destaques foram os filmes Dear Comrades!, da Rússia, que ganhou o prêmio especial do júri – mostrando a história de um massacre na União Soviética nos anos 1960 -, e The Disciple, vencedor do prêmio de melhor roteiro ao contar a história de um indiano que luta para ser um cantor erudito.