Porto Alegre, 1º de agosto de 2025 – Há pouco mais de uma semana, recebi um e-mail informando que a minha aplicação para ser um dos votantes do próximo Globo de Ouro foi provisoriamente aceita. O formulário, que preenchi meses atrás com a finalidade primeira de entender como funciona um processo como este, foi respondido com uma carta virtual cuja última frase dizia: “Thank you and welcome aboard!” (“obrigado e bem-vindo a bordo” em tradução livre).
Em 2015, iniciava em pequenos passos a trajetória que me fez, na semana passada, ser provisoriamente aceito como votante internacional do Globo de Ouro. Lembro que no dia 05 de fevereiro de 2016, no Cineflix do Shopping Total em Porto Alegre, assisti ao filme Brooklyn, protagonizado por Saoirise Ronan, em uma cabine de imprensa – a minha primeira.
A crítica foi publicada no site da Matinê, na época ainda com domínio wordpress ponto com. Antes disso, já escrevia sobre filmes e séries no Mix de Séries, mas na minha passagem por lá surgiu a vontade de ter um espaço próprio – criado como projeto piloto durante a minha graduação em jornalismo.
Deste período até hoje, publiquei textos em outros sites. Listas e artigos como colaborador voluntário no Omelete, onde fui orientado pela jornalista Natália Bridi (na época e até hoje uma fonte de inspiração para o meu trabalho) – alguns dos textos foram destaque na home do UOL, inclusive. Tive críticas publicadas no portal CinePOP. Fui redator de notícias ghostwriter em outro site de cultura geek. E publiquei uma crítica, do filme Roma, de Alfonso Cuarón, no Estante Diagonal.
Tudo isso foi realizado enquanto seguia com a Matinê. Matérias, notícias, críticas de filmes e temporadas de séries, reviews de episódios de seriados, resenhas de livros e cobertura de eventos são uma síntese de tudo que fiz com o apoio de outros colaboradores voluntários por aqui. Foi esse trabalho, realizado na Matinê e nos outros portais, que me levou a ser aceito como novo votante do Globo de Ouro.
É duro pensar que a Matinê é um projeto pessoal ainda alimentado pela paixão de viver um sonho. Apesar das idas e vindas, altos e baixos, hiatos e continuidades, ter este site me possibilitou desenvolver habilidades e adquirir experiências que, a partir de oportunidades e do esforço de “ir atrás”, moldaram e moldarão o jornalista que sou e ainda serei.
Essa trajetória, realizada nos últimos quase 10 anos, chega em um momento especial com a confirmação, no site oficial do Globo de Ouro, de que o jornalista gaúcho Matheus Machado, de 29 anos, é um dos votantes internacionais do 83º Globo de Ouro.
Foi com surpresa que recebi a notícia e com orgulho da trajetória que construí até aqui que aceitei o desafio. Tudo ainda é muito novo, no entanto, assim como foi no começo, sigo em processo de evolução e aprendizado. É importante destacar que sou um dos 38 jornalistas brasileiros que foram aceitos como votantes internacionais da premiação.
Além de reunir nomes relevantes e importantes da crítica no cenário nacional, vale destacar a presença dos colegas Rodrigo de Oliveira (da revista Almanaque21) e Stephanie Espindola (co-fundadora da Emerald Corp), também do Rio Grande do Sul, que se tornaram votantes da próxima edição do Globo de Ouro.
Enquanto isso, meu trabalho aqui na Matinê continua – e onde mais for possível também. Espero que você, que está lendo essa carta aberta, também siga por aqui.
– Siga a Matinê nas redes sociais: Instagram, Threads, Facebook, TikTok, YouTube.


