Começou na última sexta-feira, 25, o Festival Internacional de Cinema Respira, realizado em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Com 384 filmes inscritos, o evento selecionou 98 títulos, dos quais 20 se tornaram finalistas para disputa dos prêmios que darão cinco mil reais para os vencedores.
Focado em curtas-metragens, o Festival de Cinema Respira destaca produções realizadas por pessoas pretas, LGBTQIAPN+, mulheres, quilombolas, indígenas e PCDs. Para os filmes, o evento procurou por temáticas relacionadas a identidade, gênero, sexualidade, raça e etnia.
O festival acontece até amanhã, domingo (27), onde, após exibição dos finalistas, serão revelados os vencedores do primeiro Respira. São quatro categorias em disputa: ficção, documentário, animação e Experimental/Videoarte.
Ao todo, 10 filmes serão premiados, metade por escolha de voto popular e a outra metade por indicação do júri especializado. Além da mostra com os finalistas, o festival realiza também mesas de debate temáticas, com transmissão ao vivo das conversas.
A premiação, que revelará os vencedores do primeiro Festival Internacional de Cinema Respira, acontece no próximo domingo, 27, presencialmente na Fundação Casa das Artes em Bento Gonçalves e com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Confira mais informações sobre o festival através do site.
– Siga a Matinê nas redes sociais: Instagram, Threads, Facebook, TikTok, YouTube.


