Quem somos

Uma das partes mais importantes de projetos de comunicação são as pessoas que o fazem. Atualmente, a Matinê Cine&TV conta com apenas uma pessoa na equipe.

A seguir, conheça quem faz, hoje, o projeto e alguns nomes que já passaram por aqui.

Matheus Machado

foto do jornalista Matheus Machado
Crédito: Aline More

Jornalista natural de Porto Alegre (RS), Matheus Machado tem 29 anos, é fundador e editor-chefe da Matinê Cine&TV. Começou na comunicação em 2014, quando ingressou na Rádio Gaúcha como jovem aprendiz. Neste período, passava parte das horas livres escrevendo sobre filmes e séries no site Mix de Séries. Como crítico de cinema e redator na área de entretenimento, já teve textos publicados em sites como Omelete, Estante Diagonal e CinePOP. Ao longo de sua carreira, Matheus acumula experiência em produções em texto, áudio e vídeo. Além da atuação em rádio e TV (Programa Algo Mais), esteve à frente do desenvolvimento do podcast narrativo O Incendiário para o Nonada Jornalismo.

Paralelo às suas atividades profissionais, criou em 2015 a Matinê Cine&TV como um piloto durante a graduação. No ano seguinte, com o domínio “.com.br”, a Matinê deu os primeiros passos como veículo especializado em filmes e séries. Desde então, Matheus Machado divide suas atividades profissionais com a continuidade do projeto, que o levou a participar de programas de formação e desenvolvimento como o Ânima Nest (2022) e o Acelerando Negócios Digitais (2023) – sendo este realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ) em parceria com a Meta.

Como jornalista, além da editoria de cultura, Matheus também se interessa por assuntos relacionados à sociedade, direitos humanos e comportamento. Desde a graduação, desenvolve projetos ligados a podcasts, em especial os narrativos, como “Autópsia: O Caso Miguel” e a monografia “A Estética Narrativa do Praia dos Ossos: uma contribuição para análise de podcasts”. Atualmente, também atua como técnico de laboratório no Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter, sendo responsável pelas atividades práticas nos estúdio de Áudio, Fotografia e Vídeo.

O trabalho como jornalista e crítico de cinema realizado por Matheus Machado na Matinê Cine&TV o levou a ser aceito como um dos votantes internacionais do 83º Globo de Ouro, que será realizado em 2026.

Outros colaboradores

Além do criador do projeto, a Matinê Cine&TV contou com o apoio de diversas pessoas ao longo dos anos. Já passaram pelo projeto: Leonardo Santos, Sâmila Carneiro, Ítalo Alves, Rubens Oliveira, Gregory Vinícius, Cris Vargas, entre outros.

Por razões técnicas, nem todos os antigos colaboradores tiveram os seus perfis mantidos no site. No entanto, todos os textos publicados seguem devidamente creditados aos autores.