A organização do tradicional Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA) confirmou que a 12ª edição será realizada em formato presencial. A informação chega quase dois meses após a histórica enchente de maio de 2024 que atingiu todo o estado do Rio Grande do Sul, incluindo a capital, Porto Alegre, onde acontece o evento.
Mantendo a programação original, o FRAPA 2024 acontecerá entre os dias 04 e 08 de novembro na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na Cinemateca Paulo Amorim (CPA). Em maio, a Matinê registrou os estragados causados pela enchente na CPA (clique para ler), que precisou remover parte da sua estrutura física (poltronas, palco, carpetes, entre outros) por conta do alagamento que atingiu o local.
“Foram diversos os motivos que nos levaram à essa decisão: a começar pela CCMQ, que felizmente está livre de alagamentos há mais de um mês e, dia após dia, une esforços para retomar suas atividades e estará em pleno funcionamento em novembro”, disse a organização do festival em comunicado à imprensa.
O FRAPA é o principal festival de roteiro audiovisual da América Latina e terá como desafio a logística do público nacional e internacional que frequenta o evento. “Nosso principal objetivo agora é seguir em busca de apoios e parcerias que nos ajudem a viabilizar transfers gratuitos de ida e volta para todos os participantes desde os aeroportos de Caxias do Sul (RS) e de Florianópolis (SC)”, afirmou a organização no comunicado.
Os interessados em acompanhar a 12ª edição do FRAPA podem adquirir credenciais no site do festival: frapa.art.br