imagem da série The Paper
Cena de The Paper, spin-off de The Office que estreia nesta quinta-feira, 18, no Brasil pela HBO Max. | Imagem: Divulgação/Peacock.

No dia 25 de setembro, a HBO Max vai disponibilizar os primeiros quatro episódios da série The Paper no Brasil. Criada por Greg Daniels e Michael Koman, a série é um derivado de The Office, que marcou a comédia da televisão estadunidense entre 2005 e 2013.

Ao longo de 10 episódios, o público poderá acompanhar a rotina da redação de um jornal filmada por uma equipe de documentário, a mesma que registrou os desafios da Dunder Mifflin na série principal. Agora, a missão dos documentaristas será a de registrar o dia a dia da equipe do The Toledo Truth Teller e as dificuldades dos aspirantes a jornalistas com a profissão.

O termo aspirantes não é à toa. Segundo Greg Daniels, criador do derivado e responsável pela adaptação estadunidense de The Office, “muitos dos personagens não são jornalistas profissionais, são pessoas inspiradas pela missão“. A resposta do showrunner veio a partir de uma das perguntas da Matinê durante a coletiva híbrida que antecedeu o lançamento do seriado nos Estados Unidos – onde foi ao ar pela plataforma Peacock no dia 04 de setembro.

Para os showrunners, The Paper não busca lidar com questões contemporâneas do jornalismo, como a difícil e constante tarefa dos grandes veículos que trabalham na produção de informação, no combate à desinformação e na checagem dos fatos. “Eu acho que eles estão apenas tentando entender o que significa ser jornalista, em um nível básico“, afirmou Michael Koman em resposta à Matinê.

Para ele, o foco do seriado será acompanhar o grupo de personagens enquanto se descobrem jornalistas, já que partem da identificação com a missão jornalística. “Gosto quando, em uma história, você acompanha os personagens aprendendo a fazer um trabalho. Você meio que entende um pouco sobre o básico de como você faria aquele trabalho“, complementou Koman em sua resposta.

Novo editor-chefe

imagem da série The Paper
Domhnall Gleeson como Ned Sampson em imagem de The Paper. | Imagem: Divulgação/Peacock.

Embora nem todos os personagens sejam jornalistas, a redação do The Toledo Truth Teller será impactada pela chegada de um novo editor-chefe, Ned Sampson – vivido por Domhnall Gleeson. Durante a coletiva, em resposta à pergunta da Matinê, o ator deu detalhes sobre o processo de construção do seu personagem. “Fui a Cincinnati, Columbus, Toledo. Conversei com muitos jornalistas de muitos jornais diferentes, acompanhei alguns deles. Conversei com eles sobre como é ser jornalista e como é ser editor hoje em dia“, contou Gleeson.

Ao acompanhar os profissionais, Gleeson entrou em contato com diferentes momentos de carreira dos jornalistas. Alguns viviam o entusiasmo do frescor da profissão, outros “viram essa grande indústria encolher lentamente“. Apesar do contraste, o ator percebeu que essas pessoas tinham um ponto de convergência em relação à série: “o que todos tinham em comum era que eles ainda estavam tentando e que ainda acreditavam nos fundamentos do jornalismo“.

Segundo Domhnall Gleeson, o encontro destas ideias foi o mais importante para a construção do seu personagem e protagonista da série. Na trama, a maior incumbência de Ned Sampson é fazer com que um grupo de voluntários seja capaz de produzir um bom jornal.

Utilizando o formato de mockumentary (falso documentário, em tradução livre) e sem as pretensões de espelhar a realidade do jornalismo atual dos Estados Unidos, The Paper segue a linha de The Office ao mostrar um grupo de seres humanos vivendo sua vida em um contexto específico. Ao invés de vender papéis, os personagens do seriado que chega na HBO Max a partir de 25 de setembro, tentarão produzir um jornal local. Bem-intencionados, ou não, os repórteres do The Toledo Truth Teller terão a missão de construir o próprio nome sem ficar na sombra de uma das maiores séries de comédia da televisão.

Assista ao trailer legendado de The Paper