emmy-arts-03

68ª Edição Anual dos Primetime Emmy Awards está chegando, e amanhã (domingo) conheceremos os vencedores das principais categorias da premiação. Sem dúvidas, uma das mais esperadas da grande noite da TV norte-americana é a categoria de Melhor Atriz em Série Dramática, e podemos afirmar que é uma das mais equilibradas do Emmy 2016.

Na disputa temos grandes nomes da TV e também do cinema, começando com uma das melhores e maiores atrizes da atualidade Viola Davis (How to Get Away with Murder), Robin Wright (House of Cards), Claire Danes (Homeland), Tatiana Maslany (Orphan Black), Keri Russell (The Americans) e por fim Taraji P. Henson (Empire).

São atrizes formidáveis, isso não há como negar, e é um pouco difícil de definir uma favorita por merecimento, pois todas tiveram desempenhos ótimos nas últimas temporadas de sua séries. Mas vamos pela ordem.

A 2ª temporada de How to Get Away with Murder foi muito abaixo do que se esperava, em relação ao que foi apresentado no ano de estreia da série de Shonda Rhimes. Os personagens, como um todo, no segundo ano de HTGAWM estavam sendo enjoativos, incluindo Annalise Keating – a personagem de Viola -. Mas o episódio que a atriz inscreveu para avaliarem a sua atuação é realmente de tirar o chapéu, pois foi o momento, da temporada inteira, que mais foi exigido dela em atuação. Foi um momento onde todas as “fraquezas” e virtudes de Annalise, fora dos tribunais, estavam em evidência, apresentando a parte realmente mais humana dela. Por isso, e apesar de não ter gostado da temporada da série, ainda acredito que Viola Davis seja favorita a vencer a categoria, mas não pense que será tão fácil assim.

Robin Wright foi a dona de House of Cards na 4ª temporada. Se nas outras três sua personagem esteve na sombra de Frank Underwood, dessa vez ela assumiu a frente de tudo e mostrou porque está ali. A temporada de House of Cards foi impecável e Robin Wright é capaz de tirar esse título de Viola Davis, na teoria é claro. Robin também é uma atriz sensacional, e já foi ganhadora do Globo de Ouro em 2014, por House of Cards. Mesmo sendo uma ótima atriz, e estando a altura de Viola Davis, vai ser complicado desbancar a atual vencedora da categoria no Emmy.

Por fora corre a constante indicada a premiações Claire Danes e sinceramente, mesmo sendo outra ótima atriz, já passou o tempo em que ela realmente merecia indicações ao Emmy, acho até que Caitriona Balfe e Eva Green são duas atrizes que poderiam tranquilamente ocupar o seu lugar. Lógico que não podemos subestimar o potencial da atriz e mesmo que Homeland sempre mantenha um padrão de boas temporadas, Claire já é dona de 2 Emmy’s e 2 Globos de Ouro, por Homeland (2012) e Temple Grandin (2011), em ambas as premiações, mas esse ano o seu caminho para a vitória está mais do que complicado.

Ainda mais por fora temos Tatiana Maslany, que dispensa elogios para as suas fantásticas atuações em Orphan Black, sendo capaz de interpretar dezenas de personagens juntas em uma única cena, e que se vencer pode ser considerada uma surpresa, por superar as concorrentes, mas seria merecedora pelo ótimo trabalho que faz na série canadense. Keri Russell, por The Americans, é uma ótima atriz e tem atuações no mínimo ótimas em sua série, mas não acho que ela seja postulante na categoria. The Americans só começou a ser reconhecida agora e mesmo sendo uma ótima série, afirmo que no início era ainda melhor. Por fim, e não menos importante, Taraji P. Henson a dona de Empire, da família Lyon e atual vencedora da categoria no Globo de Ouro.

Taraji interpreta aquele tipo de personagem que cai na graça do público feito água, a atriz tem momentos fantásticos em Empire. Mas posso afirmar que se fosse apostar em uma surpresa, facilmente Taraji P. Henson é a que mais tem chances de passar por Viola Davis e Robin Wright, afinal estamos falando da vencedora do Globo de Ouro deste ano, na mesma categoria.

Mesmo sendo uma categoria, teoricamente, equilibrada é fácil definir as suas favoritas, Viola Davis e Robin Wright. Mas não podemos descartar que na noite de domingo possam haver surpresas e alguma das outras atrizes (Taraji P Henson) pode desbancar a dupla de How to Get Away with Murder e House of Cards. Por isso vou deixar a aposta do Matinê Cine&TV para a categoria de Melhor Atriz em Série Dramática por conta de duas atrizes maravilhosas: Viola Davis e Taraji P. Henson.

E aí, quais são as suas apostas? Lembrando que o Emmy irá ser transmitido neste domingo às 20h30 pelo Warner Channel, com a apresentação de Erico Borgo e Aline Diniz, ambos do site Omelete, e também com Carol Moreira participando e entrevistando os famosos, direto do tapete vermelho.