Remake do filme de 1984 terá direção de Denis Villeneuve
Brian Herbert confirmou por meio de sua conta no Twitter que Denis Villeneuve (Sicario – Terra de Nínguem, A Chegada, Blade Runner 2049) irá oficialmente dirigir o remake de Dune (Duna, em português).
Brian é o filho mais velho de Frank Herbert, escritor do livro que deu origem ao filme de 1984, e escreveu mais de uma dúzia de sequências para Dune e prequel ao lado de Kevin J. Anderson, incluindo Hunters of Dune (2006) e Sandworms of Dune (2007).
It’s official — Legendary Pictures has signed the very talented Denis Villeneuve to direct the exciting new DUNE series film project.
— Brian Herbert (@DuneAuthor) 1 de fevereiro de 2017
Em setembro do ano passado, Denis disse à revista Variety que “Um grande sonho meu é adaptar Dune, mas é um longo processo para obter os direitos, e eu não acho que vou conseguir”. Depois, em novembro, a Legendary e Frank Herbert disseram que queriam trazer Dune para os cinemas, com todos os projetos a serem produzidos por Thomas Tull, Mary Parent e Cale Boyter, com Brian Herbert, Byron Merritt e Kim Herbert servindo como produtores executivos. O interessante é que Villeneuve vai saltar de Blade Runner para Dune, assim como Ridley Scott fez exatamente o oposto no início dos anos 80, quando ele deixou a adaptação de Dune, a fim de fazer Blade Runner.
Situada num futuro distante, Dune conta a história de Paul Atreides, cuja família aceita o controle do planeta deserto Arrakis. Como o único produtor de um recurso altamente valioso, o controle de Arrakis é contestado entre as famílias nobres. Depois que Paul e sua família são traídos, a história explora temas como política, religião e relacionamento do homem com a natureza, assim como Paul lidera uma rebelião para retomar o controle de Arrakis.
O filme original tinha a direção de David Lynch. Na época o filme foi um fracasso na bilheteria e na crítica, mas com o passar do tempo se tornou mais um dos filmes admirados do cinema cult.