Chega amanhã (12 de março) ao catálogo da Netflix, a aguardada ficção científica que unirá a vencedora do Oscar de Melhor Atriz por Cisne Negro, Natalie Portman, com o diretor de Ex_Machina: Instinto Artificial, Alex Garland, filme que vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais.
Antes de ter seus direitos de distribuição adquiridos pela Netflix (o longa foi produzido pela Paramount Pictures em associação com a Skydance), Aniquilação esteve envolto de alguns atritos internos. Um deles foi com o CEO e fundador da Skydance Media, David Ellison, que achou o filme “muito intelectual” e queria que mudanças fossem realizadas para tornar o longa mais agradável para o grande público – inclusive alterar a personalidade da personagem de Natalie Portman. Contudo, Scott Rudin, produtor do filme, resolveu não alterar o longa e se posicionar junto com o diretor contra a ideia de Ellison – o resultado final foi a “vitória” de Rudin e Garland, que ficaram com o corte final.
Baseado na obra homônima escrita por Jeff VanderMeer – e que marca o início da trilogia Comando Sul publicada no Brasil pela Editora Intrínseca -, Aniquilação acompanha um grupo de cientistas formado só por mulheres participando de uma missão na zona em que ocorreu um desastre ambiental. As cientistas atravessarão a fronteira esperando o inesperado, e uma delas, Lena (Portman), embarca nessa jornada para descobrir o que aconteceu com seu marido, que estava realizando uma missão secreta relacionada ao desastre.
Outra curiosidade sobre o filme, é que o diretor, Alex Garland, só leu o primeiro volume da trilogia Comando Sul. Segundo ele, o roteiro do longa já estava finalizado antes mesmo da publicação dos outros dois volumes que completam a trilogia. O fato ainda acarretou em algumas discussões em relação a etnia de algumas personagens, que nos livros são descritas como asiáticas e meio-americanas nativas. O diretor, no entanto, reforçou que só leu o primeiro volume da trilogia, onde a etnia das personagens não é especificada. Alex Garland ainda revelou que preferiu não ler os outros dois livros para que as obras não influenciassem a direção que ele queria seguir com Aniquilação.
Além de Natalie Portman, o longa traz Oscar Isaac, Tessa Thompson, Gina Rodriguez e Jennifer Jason Leigh no elenco. Antes das filmagens, Frances McDormand, recente vencedora do Oscar de Melhor Atriz, Tilda Swinton e Julianne Moore estavam em negociações para integrar o elenco do filme – no caso de Frances McDormand, a atriz Jennifer Jason Leigh acabou ficando com o papel.
Alex Garland, além da direção, também assina o roteiro da adaptação. Aniquilação chega ao catálogo da Netflix amanhã, 12 de março. Confira, novamente, o trailer divulgado pelo serviço de streaming.