Chegou ao fim a campanha de financiamento coletivo promovida pela Cartola Editora para o projeto “Mary Shelley, além da criatura“, que traz traduções inéditas de contos da escritora britânica. Ao todo, 23 textos estarão presentes nas 450 páginas do livro que mostra o trabalho da autora para além da sua obra mais famosa, o clássico Frankenstein de 1818.

Shelley criou o romance gótico, considerado a primeira obra de ficção científica da história, aos 18 anos. Depois disso, assinou outros contos como “autora de Frankestein”, isso porque após a morte do marido foi impossibilitada de utilizar o nome Shelley como assinatura por conta do sogro, que pagava uma pequena mesada para a autora não fazer uso do nome do filho. Na época, depois da perda do marido, Mary Shelley usava este dinheiro e o que recebia como crítica literária e por suas publicações em periódicos para se sustentar. Esta e outras histórias estarão presentes no livro “Mary Shelley, além da criatura”.

A ideia do projeto partiu de Flávia Rossi, curadora e tradutora da obra. “A ideia do projeto da Mary Shelley veio quando eu comecei a ler os contos dela”, contou em entrevista para a Matinê. Enquanto realizava o seu primeiro grande trabalho – um projeto semelhante com dois livros de Algernon Blackwood, onde também desempenhou as funções de curadora e tradutora -, Flávia Rossi sugeriu a Rodrigo Barros, editor da Cartola, a publicação de um livro com contos de Mary Shelley.

Desde março de 2022, Flávia Rossi trabalha no projeto. São quase 12 meses de pesquisa aprofundada na obra e vida de Mary Shelley para produzir o material que está em fase de edição. Além dos 23 contos da autora, o livro também terá uma biografia de Mary Shelley. A campanha de financiamento coletivo serve como uma pré-venda do livro, e os 181 apoiadores escolheram entre as diferentes modalidades de apoio ao projeto.

F.T. (Flávia) Rossi, curadora e tradutora de “Mary Shelley, além da criatura”. | Imagem: Reprodução / Instagram (@ft.rossi).

O contato com a obra mais famosa de Shelley foi crucial para a elaboração da ideia. “Você lê Frankenstein e fica com aquela coisa ‘nossa que incrível esse livro’, e aí eu li os outros contos dela e pensei que valeria a pena fazer uma edição grande com todos os contos”, disse Flávia Rossi à Matinê. A curadora do projeto mora no estado do Kentucky, nos Estados Unidos, o que tornou mais fácil o acesso as obras da autora.

Dentro da campanha de financiamento coletivo, os apoiadores poderiam escolher, entre as opções, três que garantiam acesso a obra, uma em formato digital e as outras duas do livro físico, em versão brochura (capa comum) ou capa dura. Para Rossi, o projeto homenageia a importância histórica da autora britânica. “Ela é uma das escritoras mais celebradas na cultura popular, todo mundo conhece Frankestein, mas as vezes as pessoas não sabem da onde vem o livro” comentou.

“Mary Shelley, além da criatura” visa dar a autora o crédito para as suas próprias obras. Ao longo de sua vida, a escritora britânica era vista como uma pessoa que tentava uma escalada social, o que, segundo Flávia Rossi, não era verdade: “ela sempre colocou o trabalho dela de lado, para enaltecer o trabalho do marido dela, do pai dela, e ela acabou sendo deixada de lado na história, mas quando você vê o trabalho dela além de Frankestein, você encontra muitas coisas interessantes”.

Com a proposta de ir “além da criatura”, a obra promete ser um prato cheio para leitores que já tiveram contato com a obra clássica da autora e querem conhecer mais sobre ela e das suas outras publicações. Mas é também um convite para quem quer conhecer as ideias que ajudaram a fundamentar a ficção científica na literatura popular. Quem apoiou a campanha ainda terão o nome publicado nos agradecimentos do livro.

COMPARTILHAR
Sou jornalista, fundador e editor da Matinê Cine&TV. Escrevo sobre cinema e séries desde 2014. No jornalismo tenho apreço pelo cultural e literário, além de estudar e trabalhar com podcasts. Além dos filmes e séries, também gosto de sociedade e direitos humanos.