Criador e Editor-chefe da Matinê Cine&TV, o jornalista Matheus Machado, de 27 anos, foi um dos nomes selecionados para a segunda fase do programa Acelerando Negócios Digitais. A iniciativa é promovida pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e Meta.
Com webinares realizados semanalmente entre os meses de março e maio, o projeto tem como objetivo contribuir com a melhoria dos modelos de negócios e sustentabilidade de organizações de comunicação. A partir disso, empresas de diferentes tamanhos e localidades, comunicadores e jornalistas independentes puderam receber os treinamentos e participar da seleção para a segunda fase.
Representando a Matinê Cine&TV, Matheus Machado foi um dos escolhidos para a segunda fase do programa. Agora, após as sessões de treinamento com especialistas, o jornalista receberá mentoria individual pelos próximos cinco meses, além de um incentivo financeiro para aprimoramento do projeto.
A lista completa de organizações e indivíduos contemplados com a segunda fase do programa “Acelerando Negócios Digitais” pode ser acessa por este link.
Acelerando Negócios Digitais e a expectativa de uma nova fase
A ideia do Editor-chefe do site é de renovar o modelo de negócios da Matinê Cine&TV, para que o site torne-se sustentável a partir do próprio conteúdo. Atualmente, a plataforma não utiliza nenhum tipo de mecanismo de monetização.
Além do modelo de negócios, Matheus Machado quer repaginar as editorias do site, revendo conceitos, o conteúdo publicado e trazendo mais do jornalismo para o portal. Nos últimos anos, a Matinê passou por diferentes fases, ficando por vezes de lado quando comparada a graduação e ao trabalho formal do jornalista.
O período coincidiu com os momentos mais importantes da fase final da graduação do criador da plataforma. Com isso, Matheus Machado precisou deixar o projeto incubado, coletando informações, aprimorando seus conhecimentos e participando de programas como o Ânima Nest. Desta forma, mesmo não realizando publicações, pôde olhar o projeto de outras maneiras.
Com a segunda fase do “Acelerando Negócios Digitais“, o jornalista acredita que o site entra em uma fase de retomada, do conteúdo e do seu modelos negócio.