No dia 1º de outubro, o Disney+ disponibilizou o último episódio da minissérie A História Distorcida de Amanda Knox (The Twisted Tale of Amanda Knox). Em oito capítulos, o programa dramatizou o passado da estudante estadunidense acusada de assassinar uma colega de intercâmbio na Itália. O caso se tornou um circo midiático em 2007 e ganhou um documentário em 2016 – além de ter sido tema de podcasts e diversos conteúdos audiovisuais em diferentes plataformas.
Após passar a noite com o namorado, Amanda Knox retornou para a casa em que morava com um grupo de garotas. Ao chegar, encarou com estranhamento a porta entreaberta, mas entrou no espaço. Quando foi tomar banho, notou que o tapete e o chão do banheiro estavam com manchas de sangue. Depois de uma série de acontecimentos, descobriu que Meredith Kercher, uma das suas amigas, estava morta.
Resumidamente, foi desta forma que a saga entre Amanda Knox e a justiça italiana começou. A minissérie é uma nova forma de apresentar esta história para o público. Criada por KJ Steinberg (This Is Us), a série limitada conta estes acontecimentos a partir da própria versão da protagonista. “[…] estavam dando a ela uma oportunidade de reivindicar a sua história e contar o lado dela“, explicou Grace Van Patten, atriz que vive Amanda Knox, em coletiva de imprensa.
Embora trate de um crime real, A História Distorcida de Amanda Knox não é sobre o caso em si. Na verdade, a trama centraliza a vida da protagonista e tudo o que aconteceu com ela a partir da morte de Meredith Kercher. “[…] essas eram as coisas que não foram divulgadas, como ela se sentiu durante tudo isso […] Todos sabem o que aconteceu, mas ninguém realmente sabe como ela se sentiu“, explicou a atriz.

Para Grace Van Patten, parte do desafio estava em interpretar uma personagem real. “Eu tinha esse guia, essa história já existente e uma pessoa a quem tudo isso realmente aconteceu“, respondeu à atriz para a Matinê, que acompanhou a coletiva de imprensa virtual.
Então, ter a história de Amanda Knox e contato com a própria, tornou o trabalho da atriz bastante diferente do que ela estava acostumada a fazer no teatro e no audiovisual. “Foi uma abordagem muito diferente daquela a que estou acostumada, que normalmente é eu criar uma pessoa e, com isso (na minissérie), ela estava bem na minha frente“, explicou Grace Van Patten para a Matinê.
O caso de Amanda Knox e Meredith Kercher (interpretada por Rhianne Barreto na minissérie) é conhecido pelo circo midiático que se tornou. As discussões invadiram o mundo real e das empresas de comunicação. Com isso, Amanda Knox passou a ser julgada não apenas pela polícia, mas também e principalmente pela imprensa e pela opinião pública.
Com o passar dos anos, Amanda Knox teve a oportunidade de assumir o controle da sua própria história em livros (“Waiting to Be Heard”, de 2013, e “Free: My Search for Meaning”, de 2025), um podcast (Hard Knox With Amanda Knox) e agora assinando a produção da minissérie. Ao longo dos anos, o caso segue continua levantando discussões e despertando o interesse da audiência.
Assim como a atriz pôde conhecer a história com mais proximidade, o público tem a chance de conferir, nos oito episódios da minissérie, uma nova perspectiva sobre o que Amanda Knox experienciou ao longo dos acontecimentos que transformaram a sua vida.
A História Distorcida de Amanda Knox está disponível no Disney+. Abaixo, assista ao trailer da minissérie.
– Siga a Matinê nas redes sociais: Instagram, Threads, Facebook, TikTok, YouTube.


