Anthony Mackie e Sebastian Stan em Falcão e o Soldado Invernal no Disney+
Anthony Mackie e Sebastian Stan protagonizam Falcão e o Soldado Invernal | Crédito: Disney+

Falcão e o Soldado Invernal marca o segundo lançamento de uma série do Marvel Studios no Disney+, o serviço de streaming da Walt Disney. E nesta quinta-feira, 15, o Enterteiment Weekly (EW) revelou que o seriado foi o mais assistido da plataforma, considerando apenas o seu episódio de estreia e os minutos de reprodução. O “recorde” até então era de WandaVision, lançada em janeiro.

O site retirou os dados de uma pesquisa realizada pela Nielsen. Segundo a empresa, o primeiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal foi reproduzido por 495 milhões minutos. Com isso, o seriado supera o sucesso do capítulo piloto de WandaVision, que teve 434 milhões de minutos assistidos na plataforma.

O que isso quer dizer?

O episódio piloto de Falcão e o Soldado Invernal conta com 50 minutos de duração. Fazendo uma conta simples, é possível descobrir que o capítulo intitulado de “Nova Ordem Mundial” foi assistido, pelo menos, 9,9 milhões de vezes. No entanto, é difícil afirmar que este número simboliza a quantidade de assinantes que viram o episódio.

Enquanto isso, “Gravado ao Vivo com Plateia”, o primeiro episódio da série WandaVision, tem ao todo 30 minutos de duração. Fazendo a mesma conta, descobre-se que o capítulo inicial do seriado que acompanhou Wanda Maximoff (Elisabeth Olsen) foi assistido 14,4 milhões de vezes na plataforma. Um número consideravelmente maior do que o programa de ação e espionagem.

O fato de que Falcão e o Soldado Invernal ter um episódio de estreia com mais minutos de reprodução do que WandaVision e The Mandalorian, por exemplo, não significa que este é o maior sucesso da plataforma. Considerando a diferença de duração episódica de um programa para outro, para atingir tal status, a história de Sam (Anthony Mackie) e Bucky (Sebastian Stan) precisaria de muito mais, já que que seus capítulos tem uma duração média de 50 minutos.

Com episódios na casa dos 30 minutos, WandaVision acaba tendo uma número mais expressivo. Isso revela, ainda, que a série engajou um número maior de assinantes na plataforma. Vale lembrar que em março, o Disney+ ultrapassou a marca de 100 milhões de assinaturas.

O que a Matinê fez nesta publicação foi esmiuçar os dados apresentados na matéria do Entertainment Weekly, usando um pouco do Jornalismo de Dados para trazer aos leitores um entendimento maior sobre a informação.

Falcão e o Soldado Invernal terá o seu quinto e penúltimo episódio disponibilizado pelo Disney+ nesta sexta-feira,16.

Assista ao trailer dos últimos episódios de Falcão e o Soldado Invernal