Manifest
Reprodução/IMDb

A fall season, temporada de retorno das principais séries estadunidenses, chegou e trouxe com ela diversas novas atrações. Manifest, série dramática da NBC que no dia 24 de setembro, prometia bastante mistério e intriga.

Em Manifest, um avião com 191 passageiros desaparece em 2013 e, misteriosamente, retorna após cinco anos com todos os seus tripulantes com a mesma idade de quando desapareceram, como se para eles tivesse passado somente algumas horas. Manifest não mentiu ao prometer uma trama intrigante, só pela breve sinopse já somos tentados a querer conferir a atração que conta com Josh Dallas (Once Upon A Time) no elenco.

A série não perde tempo, em menos de 10 minutos já apresenta os personagens principais, o desaparecimento do avião e o respectivo retorno, assim como o reencontro com os familiares. E este acaba sendo o principal problema do episódio piloto: a falta de sutileza.

Há uma aceleração excessiva na apresentação dos personagens, que resulta em uma falta de afeto do telespectador com o que acontece durante o piloto. Os personagens de Josh Dallas (Ben Stone) e de Melissa Roxburgh (Michaela Stone) são os protagonistas do episódio e, aparentemente, da série. Todo o restante do episódio se desenvolve ao redor deles e ocasionalmente mostra algum dos outros 189 passageiros que também estavam a bordo do avião.

Outro ponto negativo da série são os cortes abruptos entre uma cena e outra, impossibilitando uma transição coerente entre as cenas. Com isso, e do nada, passamos de uma cena com música agitada, para uma cena de silêncio total, desconcentrando o telespectador e chamando a sua atenção para este fato.

Isso é resultado de um roteiro apressado, que parece ter sido planejado para um episódio de 1h30, sofrendo uma redução para 40 minutos – tendo que sair cortando várias das suas cenas. A força da série, no entanto, se revela nas mudanças ocorridas no âmbito familiar destes 191 passageiros após cinco anos desaparecidos e em como eles terão de lidar com tal realidade, assim como suas famílias. O final do episódio determina se o telespectador vai dar uma chance para a série ou não, quando apresenta as verdadeiras sequelas que os 191 desparecidos obtiveram ao retornarem para terra firme.

Manifest não teve um bom começo, mas consegue chamar a atenção por sua trama estranha e a promessa de explorar consequências de um voo que se estendeu além do previsto.