Imagem: Arquivo Pessoal/Rubens Oliveira
Imagem: Arquivo Pessoal/Rubens Oliveira
Imagem: Arquivo Pessoal/Rubens Oliveira

Uma coisa que a internet facilitou em nossas vidas foi compartilhar conteúdos audiovisuais de diferentes países. A facilidade com que temos acesso a diversos conteúdos de diversos países é com certeza uma das belezas da III Revolução Industrial, e claro que nós do Matinê Cine&TV não estamos acomodados na cultura brasileira e norte-americana.

A cultura japonesa é uma das mais interessantes do mundo, tendo um histórico milenar (poucas culturas possuem tal grandiosidade) de muitas histórias. Desde os anos 80, os animes – desenhos japoneses – dominam a TV local, e atualmente nunca estiveram tão popularizados no Brasil, assim como no resto do mundo. Então para introduzir vocês na cultura japonesa, preparamos uma pequena lista com 5 animes que vocês precisam assistir:

Shingeki no Kyojin (Attack On Titan)
Imagem: E-Anime
Imagem: E-Anime

Shingeki no Kyojin (Attack On Titan, em inglês) é um anime de 2013 que ainda está em produção no Japão. O Anime é baseado no mangá de mesmo nome, escrito por Hajime Isayamae e distribuído no Brasil pela Panini Comics, ganhando diversos prêmios.

O Anime foi lançado em 2013 e conta a história de Eren Yeager, sua irmã adotiva, Mikasa Ackerman, e seu amigo de infância, Armin Arlert. Após a muralha que protege sua cidade natal, Shinganshina, é violada por titãs (Gigantes que surgiram do nada no mundo dos humanos), Eren assiste com horror quando um deles devora a sua mãe. Prometendo matar todos os titãs, Eren se alista no exército, junto com seus amigos.

Escreva no Matinê, saiba como aqui!

A trama de Shingeki no Kyojin é no mínimo interessante e abusa das cenas de ação protagonizadas pelo exército humano e os titãs, que só podem ser mortos quando cortado uma parte de trás do seu pescoço, tendo o poder de regeneração. O mistério por trás da origem dos titãs também faz parte da trama, junto com alguns flashbacks reveladores sobre a vida do protagonista, Eren Yeager, porém o anime tem mais foco na luta pela sobrevivência da raça humana, já que os titãs não param de adentrar os pequenos territórios que os humanos ainda possuem.

Se você é fã de desenhos com muita ação, sangue, política e revelações bombásticas com episódios frenéticos, saiba que Shingeki no Kyojin é o anime perfeito para você e atualmente tem 1 temporada com 25 episódios, tendo uma segunda já garantida para o começo de 2017.

ERASED (Boku Dake ga Inai Machi)
Imagem: Boku Dake ga Inai Machi Wikia
Imagem: Boku Dake ga Inai Machi Wikia

ERASED (Boku Dake ga Inai Machi, em japonês) teve seu lançamento no início deste ano. O anime conta a história de Satoru Fujinuma, um rapaz de 29 anos que está frustrado com a sua carreira de escritor de mangás, pois ela não está engrenando. Para sobreviver ele trabalhar na maior parte do tempo em uma pizzaria, como entregador. Um dia Satoru está fazendo uma entrega e ele tem uma revival, uma espécie de viajem no tempo onde ele volta no tempo sempre quando acontece uma tragédia em especial (sequestro/morte), tendo assim a chance de mudar o acontecimento.

A grande história do anime começa quando a mãe do Satoru suspeita da presença de um sequestrador – um assassino em série que cometeu crimes contra alguns colegas de infância de Satoru no passado – por ela perceber e ter a mente aguçada foi assassinada pelo meliante a facadas de forma fria. O incidente despertou o revival, fazendo Satoru regressar 18 anos no tempo. Não apenas para salvar a mãe, como também seus amigos. A história se passa em 2006 e em 1988, quando viaja 18 anos no passado.

O anime é um grande espetáculo de sentimentos e frustrações. Satoru retorna 18 anos no passado, quando era somente uma criança, e agora terá que desvendar um assassino em série de crianças, tendo também que se passar por uma criança, já que a mente dele ainda é de um cara de 29 anos. As amizades são o ponto forte do anime, que ainda conta com finais pra lá de emocionantes e acontecimentos inesperados.

ERASED possui somente 12 episódios em 1 temporada. Se você está sem o que fazer, da para assistir em um dia só, como eu fiz.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood
Imagem: Omelete
Imagem: Omelete

Fullmetal Alchemist: Brotherhood conta história dos irmãos Alquimistas Edward Elric e Alphonse Elric. Ambos tentam achar o catalisador lendário chamado pedra filosofal, um objeto poderoso que lhes permite restaurar seus corpos (que foram perdidos numa tentativa de trazer sua mãe de volta à vida pelo uso da alquimia, arte dominada por poucos na sociedade em que vivem). No decorrer de sua jornada, inimigos com características únicas vão aparecendo, tentando impedi-los de alcançar seus objetivos, mas também tendo em mente colocar um plano maléfico em curso que ameaça a humanidade.

O anime é cheio de ação e não tem medo em esbanjar sangue e cenas pesadas, envolvendo até criação de quimeras de crianças e animais. Com certeza o teor frenético de seus episódios e a ação dão sempre vontade de assistir cada vez mais. Os segredos do passado dos personagens principais também intrigam, assim como conseguem cativar o telespectador na busca pela pedra filosofal, para que possam recuperar seus corpos. Os personagens secundários também são muito interessantes e bem explorados, assim como a história dos locais por onde passam e a sociedade em que vivem. Guerras, disputas e inimizades são partes chaves deste grandioso anime, que considero como um dos melhores de todos os tempos.

O anime é composto de 64 episódios em 1 única temporada.

Mirai Nikki
Imagem: Gandalf Noob
Imagem: Gandalf Noob

Mirai Nikki conta a história do garoto Yukiteru Amano, um aluno do ensino médio que costuma registrar tudo que acontece na sua vida, por mais rotineiros que sejam, em um diário no seu celular. Certo dia um de seus amigos imaginários, Deus Ex Machina, o surpreende mostrando-se ser real, e não imaginário como o garoto achava, concedendo a seu diário a capacidade de prever o futuro próximo. No entanto, Yukiteru descobre que há outros onze portadores de diários do futuro. Todos os doze portadores são pressionados por Deus Ex Machina a lutar uns contra os outros, até que só reste um sobrevivente, a quem é prometido tomar o lugar do próprio Deus Ex Machina e supostamente adquirir o poder de reescrever o passado, trazendo de volta à vida entes queridos e corrigindo injustiças.

O que mais chama atenção no anime é a sua temática atual, utilizando da tecnologia como um dos personagens principais da trama, obrigando-os a participar de um reality show suicida. Mirai Nikki é um anime lançado entre outubro de 2011 e abril de 2012 no Japão e conta com 26 episódios em uma única temporada.

Death Note
Imagem: Cabana do Leitor
Imagem: Cabana do Leitor

Death Note conta a história do estudante Yagami Raito. Certo dia na escola, enquanto estava observando o mundo podre em que vive, ele encontra um Death Note (caderno da morte, em português), e as instruções contidas no caderno explicitam que a pessoa que tiver o nome escrito ali, morre. O que Yagami não sabe é que este Death Note foi jogado na terra propositalmente por Ryuuku, um Shinigami (Deus da morte) que estava entediado, para saber o que um mero humano faria com o caderno. Com o Death Note em mãos, Raito decide criar um mundo perfeito, um mundo sem crimes e, a partir do momento que criminosos do mundo todo começam a morrer, um a um, o legendário detetive “L” é convocado pelas autoridades para descobrir quem é o misterioso assassino. Entre L e Raito começa uma guerra nas sombras, para ver quem terá sua identidade revelada primeiro.

O anime ainda faz um enorme sucesso no mundo todo desde o seu lançamento em 2006, no Japão. A trama do consegue prender qualquer pessoa com mortes, reviravoltas e um jogo entre duas pessoas com mentes brilhantes, que travam uma guerra no anonimato, e com ideais que diferem um do outro, porém entendem as razões de cada um. A forma como exploraram o Ryuuku (Shinigami) também é um dos grandes pontos fortes do anime, já que o Deus da morte está entediado do seu mundo, e vai à terra redescobrir um mundo de ambições e pecados.

Death Note conta com 2 temporadas e um total de 37 episódios. O anime está disponível na Netflix e é perfeito para fazer uma maratona ininterrupta.

E aí? Ficou com vontade assistir alguns dos animes? Pois saiba que você não irá se decepcionar. Pare de gastar seu tempo com a mesmice norte-americana e vá descobrir novas culturas, novas histórias, um novo mundo de entretenimento!