Imagem: Imdb

 

Imagem: Imdb
Imagem: Imdb

A música e o cinema sempre andaram muito próximos, e as vezes a trilha de um filme tem uma sintonia tão grande com a história que fica impossível pensar em um sem lembrar do outro. Ou melhor, fica impossível cantar a musica sem lembrar do filme. Essa relação é bem antiga e o cinema está cheio de grandes marcos musicais, por isso, selecionamos hoje 15 musicas de filmes lançados nos últimos anos que são impossíveis de esquecer. Confira:

15 – Randy Newman – We Belong Togheter (Toy Story 3)

Toy Story 3 veio para encerrar um capitulo na vida de Andy e seus brinquedos. Também marcou a vida de muita gente que cresceu assistindo ao que foi o primeiro filme feito totalmente por computação gráfica. Toy Story veio em 1995, e nos apresentou a Andy e sua turma de brinquedos: Woody, Buzz Lightyear, o cachorro de mola (Slinky), o tiranossauro Rex, o Sr. Cabeça de batatas e outros. A musica interpretada na versão brasileira por Zé da Viola esteve na cena final e ajudou a dar aquela “engasgada” . Foi lindo ouvir os versos “Amigo estou aqui / amigo estou aqui / os outros podem até ser bem melhores do que eu / bons brinquedos são / porém, amigo seu é coisa séria / pois é opção do coração”

14 – Tihuana – Tropa de Elite (Tropa de Elite 2)

https://youtu.be/ajRMjErXIS8

Tropa de Elite chegou trazendo o “herói brasileiro” Capitão Nascimento. Depois do primeiro filme, o capitão estrelou sua sequencia como membro da inteligência. Buscando dessa vez outro inimigo. Esse filme foi mais focado na questão política do país e assim como o primeiro foi febre nos cinemas brasileiros lotando salas e mais salas. A sua trilha sonora sempre trouxe muitas musicas de funk, mas a musica tema da história sempre foi a da banda Tihuana que tocou muito na época em que o longa foi lançado.

13 – Tchaikovsky – Swan Lake, Le Lac des Cygnes (Cisne Negro)

Um filme complexo, denso, brilhante, perturbador, ousado e com uma interpretação incrível de Natalie Portman. A primeira bailarina de uma companhia de danças está prestes a se aposentar e o seu posto fica com Nina (Natalie Portman), uma jovem dançarina com problemas pessoais sérios, especialmente com sua mãe. Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), Nina começa a surtar com a concorrência das outras bailarinas e com a pressão do seu papel principal no espetáculo “O Lago dos Cisnes”. A obra de Tchaikovsky deu ao filme o peso ideal do drama que a personagem enfrenta.

12 – Hans Zimmer – Guilty of Being Innocent of Being Jack Sparrow  (Piratas do Caribe 4)

O capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) vai até Londres para resgatar Gibbs (Kevin McNally), integrante de sua tripulação no Pérola Negra. Lá ele descobre que alguém está usando seu nome para conseguir marujos em uma viagem rumo à Fonte da Juventude. Sparrow investiga e logo percebe que Angelica (Penélope Cruz), um antigo caso que balançou seu coração, é a responsável pela farsa. Ela é filha do lendário pirata Barba Negra (Ian McShane), que está com os dias contados. Desta forma, Angelica quer encontrar a Fonte da Juventude para que seu pai tenha mais alguns anos de vida. Hans Zimmer é quem assina as composições desse filme, assim como o de todos os outros da franquia. Hans é um famoso autor de composições para filmes e considerado um dos melhores da atualidade. Tendo contribuído para vários e vários sucessos do cinema, como: Batman Vs Superman, Interestellar, A Origem, O Último Samurai, Pearl Harbor, Gladiador, entre muitos outros.

11 – Semisonic – Closing Time (Amizade Colorida)

Amizade Colorida trouxe de volta um velho hit dos anos 90 de uma banda pouco conhecida. A música utilizada em uma cena de dança na estação fez muita gente ir cuidar da sua vida cantarolando “I know who I want to take me home”. Sobre o filme, Jamie (Mila Kunis) é uma jovem recrutadora de Nova York que convence um cliente em potencial (Justin Timberlake) a deixar seu emprego em Los Angeles para trás e aceitar um emprego na Big Apple. Um dia, após assistir um filme na casa dela, surge o papo do quanto a carência sexual incomoda ambos. Eles fazem um pacto de que terão apenas sexo, sem qualquer envolvimento emocional. Só que, aos poucos, a intimidade faz com que eles se tornem cada vez mais próximos e interessados um no outro.

10 – Adele – Skyfall (007 – Operação Skyfall)

Tá, vai dizer que você nunca cantou interpretando a música tema do filme 007 Operação Skyfall? Ficou na frente do espelho e fez caras e bocas cantando “This is the end, hould your breath and count to ten...” Depois de ser convidada pela produtora do filme e ler o roteiro, Adele, compôs e cedeu sua voz potente e marcante a essa série de sucessos nos cinemas. “Skyfall” foi lançada no dia 5 de outubro de 2012 às 0h07min, horário britânico, como parte do Dia Global de James Bond, celebrando os cinquenta anos de lançamento de Dr. No, o primeiro filme da franquia. A música ainda ganhou prêmios como Globo de Ouro, Brit Awards e o Oscar.

9 – Coldplay – Atlas (Jogos Vorazes – Em Chamas)

O segundo filme de Jogos Vorazes, foi particularmente o melhor filme da franquia. (melhor livro também – opinião pessoal). A música tema dessa produção foi Atlas da banda britânica Coldplay que finalizou esse segundo capitulo da saga com chave de ouro depois da frase que Gale fala para Katniss (não vou colocar aqui por ser spoiller :p). Quem ficou “impactadada(o)” com esse final e ficou curtindo essa musica sentada na cadeira por um bom tempo? o/ Sobre o filme: Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.

8 – Pharrel Williams – Happy (Meu Malvado Favorito 2)

Essa música merece entrar para lista de músicas do século. Como se já não bastasse ser a trilha de um dos filmes mais queridos da Universal, ela ainda viralizou na internet com várias pessoas fazendo coreografias felizes. Foi um movimento imenso ao redor dessa composição literalmente feliz de Pharrel Williams. Neste segundo filmeo da franquia que apresentou ao mundo os hilários minions, Gru (voz de Steve Carell/Leandro Hassum) mudou radicalmente sua vida e agora seu negócio é se dedicar às filhotas Agnes, Edith e Margo, deixando de lado os tempos de vilão. Ele só não contava que seu passado de “ladrão da Lua” pudesse falar mais alto e ser responsável pelo seu recrutamento, através da AVL (Liga Anti-Vilões), para salvar o mundo na companhia da agente Lucy (Kristen Wiig/Maria Clara Gueiros).

7 – Demi Lovato – Let it Go (Frozen: Uma aventura congelante)

Mais uma feliz aposta da Disney, esse filme caiu no gosto de milhares e milhares de crianças pelo mundo e não é difícil pedir para uma delas cantar um trechinho da música e acabarem repetindo o dia inteiro “Léri go, léri goooo”. Como se não bastassem os DVDs, e a canção tocando o tempo inteiro, ainda fizeram versões de brinquedo dos personagens que também (adivinhem só?!) cantavam o single mais lembrado pelas crianças dos filmes infantis da atualidade.  A animação conta a história da caçula Anna que adora sua irmã Elsa, mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mantivessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio.

6 – Blue Swede – Hooked on a Feeling (Guardiões da Galáxia)

Quem foi assistir Guardiões da Galáxia e saiu dos cinemas cantando “Ooga chaka ooga ooga ooga chaka, I can’t stop this feeeling….” ???  A seleção das músicas, escolhidas por James Gunn, é uma homenagem ao pop dos anos 70 e mantém um papel importante dentro da história, já que essa é uma fita que a mãe de Peter Quill deixou para ele e é sua única lembrança da terra. As musicas fazem perfeitamente a composição das cenas sem parecer forçado ou fora de contexto, apesar da história se passar no espaço. O filme conta a história de Peter Quill (Chris Pratt) que foi abduzido da Terra quando era criança. Adulto, fez carreira como saqueador e ganhou o nome de Senhor das Estrelas. Quando rouba uma esfera, na qual o poderoso vilão Ronan, da raça Kree, está interessado, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar do perigo, Quill une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanóide (Vin Diesel), a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana), o guaxinim rápido no gatilho Rocket Racoon (Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista).

5 – Lana Del Rey – Once upon a Dream (Malévola)

Algumas músicas de filme se integram tanto a um personagem que fica difícil pensar em um sem lembrar do outro. Uma curiosidade é que Del Rey foi escolhida a dedo pela protagonista do filme Angelina Jolie. A canção em si já tinha um ritmo de contos de fadas e foi composta por James Newon Howard que assinou trilha sonora do filme. Baseado no conto da Bela Adormecida, conta a história de Malévola (Angelina Jolie), a protetora do reino dos Moors. Desde pequena agarota com chifres e asas mantém a paz entre dois reinos diferentes, até se apaixonar pelo garoto Stefan (Sharlto Copley). Os dois iniciam um romance, mas Stefan tem a ambição de se tornar líder do reino vizinho, e abandona Malévola para conquistar seus planos. A garota torna-se uma mulher vingativa e amarga, que decide amaldiçoar a filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning).

4 – Family of the Year – Hero (Boyhood)

Esse filme e essa musica fizeram muito marmanjo suar pelos olhos no cinema. A canção do filme que marcou a despedida de Paul Walker da franquia foi ouvida mais de 4 milhões de vezes no Spotfy e se tornou o clipe mais visto do ano no Youtube com 1 BILHÃO 482 milhões 522 mil views. O clipe e a letra emocionam até mesmo as pessoas que não eram fãs de Paul Walker e da franquia Velozes e Furiosos. No sétimo filme, após os acontecimentos em Londres, Dom (Vin Diesel), Brian (Paul Walker), Letty (Michelle Rodriguez) e o resto da equipe tiveram a chance de voltar para os Estados Unidos e recomeçarem suas vidas. Mas a tranquilidade do grupo é destruída quando Deckard Shaw (Jason Statham), um assassino profissional, quer vingança pela morte de seu irmão.

2 – Common e John Legend – Glory (Selma: Uma luta pela igualdade)

A música foi responsável por compor momentos super emocionantes no filme sobre a marcha entre Selma e Montgomery. Interpretada por Common e John Legend, foi apresentada na cerimônia do Oscar de 2015 arrancando lágrimas da plateia e se coroando na noite com o Oscar de Melhor Canção. O filme é a cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que acompanha as históricas das marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

1 – Os miseráveis – One Day More

Outra canção que emocionou em sua apresentação do Oscar, dessa vez de 2013, foi “One Day More” do drama musical Os Miseráveis. Os próprios atores entraram no palco para cantar uma das músicas do filme. A vencedora da noite, porém, na categoria Melhor Canção foi Suddenly também de Os Miseráveis. Eu sou super suspeita para falar desse musical. Amei ler o livro, amei o filme, particularmente acho que as escolhas dos atores e cada interpretação foram belíssimas. O filme é uma adaptação do musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado na clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).

Menção Honrosa: Redbone – Come And Get Your Love (Guardiões da Galáxia)

Para encerrarmos bem a lista dessa semana, era óbvio que precisávamos citar a música que embalou o molejo de Peter Quill na cena inicial de Guardões da Galáxia. Apreciem essa linda música.

E aí, curtiu? Acha que faltou alguma música na listinha? Comente com a gente, e até a próxima lista de cinema aqui no Matinê Cine&TV.