O Mecanismo
Divulgação/Netflix

Nas próximas horas a Netflix vai liberar a primeira temporada completa de mais uma produção original brasileira. O Mecanismo é criada por José Padilha – que já fez para a Narcos e dirigiu os aclamados Tropa de Elite 1 e 2, além do blockbuster Rocobop em Hollywood – junto com Elena Soarez (Casa de Areia).

A série vai retratar uma história recente do Brasil, que é impossível não reconhecer, inspirando-se nos acontecimentos que impulsionaram o maior escândalo de corrupção da história da política brasileira. O Mecanismo vai acompanhar um pequeno grupo de investigadores querendo desvendar um gigantesco esquema de corrupção, além de apresentar o impacto que isso terá na vida de todos os envolvidos – e a dos próprios investigadores.

Veja o trailer:

No dia 15 de março a Netflix realizou uma coletiva de imprensa para apresentar sua nova série. O evento especial começou com uma entrevista mediada pela jornalista Malu Gaspar com o criador da série, José Padilha. Na conversa, o cineasta brasileiro expôs a sua visão sobre o Brasil e o que o motivou e inspirou a criar o projeto. Além dele, a outra criadora da série, Elena Soarez, os diretores Marcos Prado, Felipe Prado e Daniel Rezende, e os atores Selton Mello, Carol Abras, Enrique Diaz e Jonathan Haagensen também estiveram na coletiva falando sobre o programa.

Na série Selton Mello viverá o protagonista, Marco Ruffo, um delegado aposentado da Polícia Federal; Carol Abras é a aprendiz de Ruffo, Verena Cardoni; Enrique Diaz vive o criminoso que é uma das principais obsessões de Marco Ruffo. No elenco ainda estão Antonio Saboia, Alessandra Colasanti, Leonardo Medeiros, Otto Jr., Sisana Ribeiro e Osvaldo Mil.

O Mecanismo é baseado na obra Lava Jato – O Juíz Sergio Moro e os Bastidores da Operação Que Abalou o Brasil, de Vladimir Netto. O roteiro é escrito por Elena Soarez em colaboração com Sofia Maldonado.

Com oito episódios na sua primeira temporada, O Mecanismo estreia nesta sexta-feira na Netflix.