Imagem: Arquivo Pessoal/ Matheus Machado
Imagem: Arquivo Pessoal/ Matheus Machado
Imagem: Arquivo Pessoal/ Matheus Machado

Com uma review dupla preciso confessar que é maravilhoso assistir uma série que traz um episódio melhor que o outro a cada semana. Ao assistir o 11º minha reação foi ótima, mas quando vi o 12º achei ainda melhor. Poucas coisas me incomodaram, mas nada que faça de Death Will Have His Day e A Rose by Any Other Name menos ótimos do que realmente foram.

Depois de ver Rhonda caindo da escada, em uma cena que com certeza sabemos que foi a Anika a culpada, acabamos conhecendo o desfecho da história. Pelo menos ela não morreu, mas ficou toda quebrada, para falar a verdade eu achei que ela fosse morrer. O que é grave nessa situação é que além de ter esse problema, somado a perda da Empire, a perda do bebê temos agora a volta dos problemas de Andre, que estão começando bem devagar, mas já são bem visíveis. É uma tortura ver ele assim, causa uma certa apreensão ver alguém nesse tipo de situação, mas o pior de tudo é que o pastor e a igreja estão contribuindo com isso, ao invés de ajudar a resolver eles apenas aumentam a situação. No meio disso Andre ainda consegue estar certo sobre a Rhonda não ter escorregado, e sim ter sido empurrada. Mesmo assim estamos perto de ver mais um surto de Andre, e algo me diz que esse será ainda pior que o primeiro.

As músicas tocadas nos episódios continuam sendo muito bem produzidas, as letras estão muito boas. O único problema delas é que as vezes fica meio forçada a situação em que elas são tocadas a composição é realmente feita as pressas para algum momento em especial. Por exemplo, a música que Jamal escreveu em forma de um ataque ao Lucious e a música que o Hakeem cantou quando apresentou o novo logo da Empire. Ainda sobre a parte musical, na minha opinião as músicas que Tiana vem apresentando não estão sendo boas há algum tempo, ainda espero por uma grande música dela nessa temporada.

Devido a todos os acontecimentos recentes vimos um novo Lucious, sendo mais mafioso. Não estou falando apenas por causa do chapéu dele, mas todo o cerco que ele montou para os membros do conselho da empresa e a cena dele com o Hakeem embaixo da ponte no lugar onde ele matou  Bunkie contribuem para essa nominação. Essa cena foi bem bacana, deu para ver mais uma vez do que Lucious é capaz de fazer pela empresa e conhecemos a maneira que Hakeem esta disposto a lutar para manter o seu recente reinado.

Imagem: SpoilerTV
Imagem: SpoilerTV

Falando em reinado, por mais ruim que tenha sido a forma que a família Lyon perdeu seu legado, foi maravilhoso isso ter acontecido porque finalmente a família começou a se unir e a trabalhar junto de novo. Até certo ponto porque o Hakeem obviamente foi excluído disso, mas depois quando ele se tornou necessário para os planos de Cookie tudo voltou completamente para o seu lugar. A família está normal  novamente, mas Lucious continuou com seus planos por baixo dos panos. No meio disso também vimos um Lucious trabalhando em sua música, com uma ideia de clipe horrível e muito nada a ver. Mas o piano era legal.

Com Hakeem sendo o chefão da Empire, colocando banca e personalidade em tudo que estava fazendo dava menos ódio dele, mas igual os Lyons não vão esquecer tão cedo o que o caçula fez para a família. O bom disso é que no momento em que achávamos que a Yoko estava usando-o, aconteceu uma viradinha e ele passou a controlar a situação. “Filho de peixe, peixinho é“, falou pouco, mas falou bonito Cookie.

Agora que chegamos a parte da Camila Yoko na história, o que vocês acharam do desfecho que ela e Mimi tiveram no final do episódio? Eu gostei e não gostei. Foi muito do nada, muito rápido, entende? Era um plot que poderia ficar para o final da temporada, mas parece que o foco sempre está na família e vejo que eles ficarão em uma eterna guerra pela empresa até o fim de suas vidas. E no caso a batalha do momento é entre Hakeem e Lucious, mas quando isso acabar o que virá pela frente?

Nem tudo foi resolvido, ainda, a situação de Andre logo virá a tona, a luta pelo controle pela Empire está apenas começando e o final da temporada está bem próximo. O que esperar até a season finale? Não sei dizer, mas continuem ligados em Empire e não percam nada, nem mesmo as nossas reviews aqui no Matinê.

Emp¹.: Que música linda e emocionante a que o Hakeem e o Jamal fizeram pro Andre, foi de encher os olhos.

Emp².: Muita sacanagem o Lucious aprontar aquilo pro Jamal, voltar a comunidade gay contra o próprio filho só para se beneficiar em uma premiação. Não me surpreende, mas é feio igual.

COMPARTILHAR
Sou jornalista, fundador e editor da Matinê Cine&TV. Escrevo sobre cinema e séries desde 2014. No jornalismo tenho apreço pelo cultural e literário, além de estudar e trabalhar com podcasts. Além dos filmes e séries, também gosto de sociedade e direitos humanos.