Reprodução/IMDb

Christopher Nolan divide opiniões, mas Dunkirk, seu mais recente trabalho, foi o oposto disso quando foi aclamado pela crítica especializada. O diretor, recentemente, foi entrevistado pela Variety e apresentou o filme, em uma sessão IMAX, para os votantes da Acadêmia de Artes e Ciências Cinematográficas, seguido de uma rodada de Q&AQuestions and Answers.

Para o diretor, Dunkirk, inicialmente, seria apenas um blockbuster com a intenção de alcançar o maior número possível de pessoas. O filme, exibido nos cinemas durante o verão americano, teve uma arrecadação mundial de US$ 524 milhões nas bilheterias, que somado a aclamação da crítica, tem o sucesso como resultado. Além disso, o diretor não tinha pretensões de fazer de Dunkirk um filme para premiações, por isso escolheu lançar o longa durante o verão americano, e não no final do ano como são lançados os possíveis indicados ao Oscar e outros prêmios.

“Como diretor, tento mostrar às pessoas coisas que nunca antes viram.”, diz Nolan. “Nós o vimos como um blockbuster. É um (termo) estranho para usar em relação ao assunto, mas nós o vimos como entretenimento, mesmo que seja intenso e tenha suspense. Nós queríamos que ele atingisse o maior público possível, e isso acontece no verão… Não vi isso como um filme de guerra. Eu vi isso como uma história de sobrevivência.”

Imagem: Divulgação/ Warner Bros. Pictures

Na entrevista, Christopher Nolan revelou que pediu ajuda para o colega e amigo Steven Spielberg, solicitando uma cópia original de O Resgate do Soldado Ryan (filme de 1998 vencedor em cinco categorias do Oscar) para apresentar à sua equipe.

“Percebi que estava procurando um tipo diferente de tensão.”, diz Christopher Nolan ao se referir a abertura de O Resgate do Soldado Ryan. “Eu precisava de suspense, e o idioma do suspense é aquele em que você não pode tirar os olhos da tela… É uma forma diferente de tensão. Nós construímos nossos set-pieces não em torno da violência, não em torno do sangue, mas em torno do risco físico… Tudo vem em você, e é imediato e visceral.” continuou o diretor.

Dunkirk estreou nos cinemas brasileiros no dia 27 de julho, trazendo a história da famosa Operação Dínamo, ou a Evacuação de Dunquerque, quando soldados da Bélgica, do Império Britânico e da França foram cercados por nazistas e precisaram ser resgatados durante um dos embates mais emblemáticos e ferozes da Segunda Guerra Mundial.

COMPARTILHAR
Sou jornalista, fundador e editor da Matinê Cine&TV. Escrevo sobre cinema e séries desde 2014. No jornalismo tenho apreço pelo cultural e literário, além de estudar e trabalhar com podcasts. Além dos filmes e séries, também gosto de sociedade e direitos humanos.